Os resultados da Portobello (PTBL3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2022, foram divulgados no dia 28/03.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Portobello do 4T22 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 4T22 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação PTBL3 vale a pena.

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Sobre Portobello

A Portobello foi constituída em 1979, tendo como centro de suas operações, a atividade cerâmica, posteriormente em 2015, foi concretizado o Portobello Grupo, através de suas plantas no Brasil, a Tijucas (SC) e Marechal Deodoro (AL).

Hoje, a companhia é reconhecida como a maior empresa cerâmica do país, em termos de receita, com grande participação no mercado interno e externo.

A companhia realiza a industrialização e comercialização de produtos cerâmicos e porcelânicos em geral, tais quais:

  • Pisos;
  • Porcelanato técnico e esmaltado;
  • Peças decoradas e especiais;
  • Mosaicos;
  • Produtos destinados ao revestimento de paredes internas e fachadas externas.

Além de prestar serviços complementares para aplicação no ramo de materiais de construção civil no Brasil e no exterior.

As principais unidades de negócio da Portobello são:

  • Portobello;
  • Portobello Shop;
  • Pointer;
  • Officina Portobello;
  • Portobello América.

Composição Acionária da Portobello

AcionistaONPNTotal
Outros98,20%0,00%98,20%
Ações Tesouraria1,80%0,00%1,80%

Avaliação de Governança

A Portobello está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaPortobello S.A.
CódigoPTBL3
SubsetorConstrução e Engenharia
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float44,9%
Principal AcionistaPortobello S.A.
Siteri.portobello.com.br

A Portobello possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Portobello no 4T22

A Portobello apresentou um lucro líquido de R$ 9,1 milhões no 4T22, baixa de -83,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Portobello do quarto trimestre de 2022:

Indicador4T223T22%4T21%
Lucro Líquido (R$)9,1 M52,5 M-82,6%54,9 M-83,4%
Margem Ebitda (%)13,6%18,3%-4,7 p.p.18,2%-4,6 p.p.
Margem Bruta (%)39,7%43,0%-3,3 p.p.45,8%-6,1 p.p.
Margem Líquida (%)1,8%8,8%-6,9 p.p.10,7%-8,9 p.p.

Resultados Operacionais da Portobello no 4T22

Confira os destaques dos resultados operacionais da Portobello, referente às suas operações do 4T22:

A análise dos resultados da Portobello no 4T22 demonstra que a empresa teve uma boa performance em suas unidades de negócios.

A unidade Portobello, que é a maior operação do grupo, apresentou um crescimento de 13%, alcançando uma receita líquida de R$ 1,0 bilhão.

A estratégia multicanal da empresa, que não depende de um único segmento, tem sido assertiva, permitindo que a empresa concentre seus esforços em mercados mais aquecidos e com maior rentabilidade.

Além disso, a qualificação do mix de produtos e a flexibilização dos preços possibilitaram trabalhar com produtos de maior valor agregado e melhor rentabilidade, permitindo repassar os aumentos de custos observados no período.

A Portobello Shop, que possui 145 lojas no país, inaugurou 13 novas lojas em 2022 e obteve um crescimento expressivo de 28,6% na receita líquida em relação ao ano anterior.

A performance das lojas próprias, que agora consolidam os resultados das lojas adquiridas, apresentou um incremento de 62,7% na receita líquida no ano, representando uma participação de 41,4% no total da unidade.

Adicionalmente, a margem bruta da Portobello Shop também apresentou crescimento, principalmente em função do crescimento da participação de lojas próprias, que apresentam rentabilidade superior ao absorver sinergias da cadeia integrada.

A Pointer, marca de design democrático da companhia, posicionada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, foi bastante impactada pelo arrefecimento da demanda no mercado de revestimentos cerâmicos.

Em decorrência dos cenários de incerteza política e econômica no país, a demanda permaneceu em baixa, fazendo com que os canais de revenda apresentassem queda nas vendas ao longo de 2022.

Como resultado deste cenário, a Pointer obteve uma receita líquida de R$ 225 milhões e uma margem bruta de 32,0%.

Já a Portobello América implementou ao longo do ano uma estratégia de ganho de escala e construção de demanda, e apesar da conjuntura adversa de mercado no país norte-americano, segue apresentando crescimento.

No ano, a receita líquida atingiu R$ 233,0 milhões, um crescimento de 32,9% vs. 2021, com destaque para a operação de distribuição local. A unidade apresentou uma margem bruta de 23,5% no período.

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Resultados Financeiros da Portobello no 4T22

A receita líquida da Portobello atingiu R$ 496,4 milhões no 4T22, apresentando baixa de -4,6% na comparação com o 4T21.

O lucro bruto da Portobello atingiu R$ 197,3 milhões no 4T22, apresentando retração de -15,9% na comparação com o 4T21.

O custo do produto vendido totalizou R$ 299,1 milhões no 4T22, apresentando crescimento de 4,8% na comparação com o 4T21.

O Ebitda da Portobello atingiu R$ 67,5 milhões no 4T22, apresentando retração de -28,5% na comparação com o 4T21.

A margem Ebitda da Portobello totalizou 13,6% no 4T22, apresentando retração de -4,6 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

O resultado financeiro da Portobello totalizou um prejuízo de R$ 37,9 milhões no 4T22, apresentando crescimento no prejuízo de 336,5% quando comparado ao 4T21.

No 4T22, as despesas gerais e administrativas cresceram 15,7% em relação ao 4T21.

A margem bruta da Portobello atingiu 39,7% no 4T22, apresentando retração de -6,1 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

O lucro líquido da Portobello atingiu R$ 9,2 milhões no 4T22, apresentando retração de -82,6% na comparação com o 3T22 e a queda de -83,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais da Portobello
Gráfico do histórico de lucros trimestrais da Portobello. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida da Portobello atingiu 1,8% no 4T22, apresentando retração de -8,9 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Portobello

Os indicadores de endividamento da Portobello estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 189,1%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Portobello:

Gráfico do Histórico de Endividamento da Portobello
Gráfico do histórico de endividamento da Portobello. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Portobello em dezembro de 2022, totalizou R$ 883,6 milhões, apresentando crescimento de R$ 121,2 milhões na comparação com setembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 81,2% da sua dívida no longo prazo e 18,8% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Portobello

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Portobello para iniciar a sua análise dos fundamentos da PTBL3.

Indicador09/202212/2022Evolução
Preço/Lucro (P/L)7,37,64,1%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)3,22,5-21,9%
Dividend Yield (DY) %8,8%4,0%-4,0 p.p.
Payout %64,3%30,7%-33,6 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)0,70,5-28,6%
Valor de Mercado (R$)1,6 B1,1 B-31,2%
Ebitda (12 meses) (R$)433,0 M406,2 M-6,2%
Lucro por Ação (LPA) $1,41061,0860-23,0%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %43,6%32,8%-10,8 p.p.
Margem Líquida %9,0%7,0%-2,0 p.p.
Liquidez Corrente1,1%1,2%0,1 p.p.
Data Divulgação11/11/2228/03/23-

* Indicadores com base na data de 28/03/2023.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Teleconferência de Resultados Portobello 4T22

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Portobello do 4T22.

Documentos e arquivos dos Resultados da Portobello do 4T22.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Portobello.

PTBL3 Vale a Pena?

Com base nos resultados apresentados pela Portobello no 4T22, podemos observar uma retração significativa no lucro líquido, com uma queda de -82,6% em relação ao trimestre anterior e de -83,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a margem bruta também apresentou queda, com um declínio de -6,1 pontos percentuais em relação ao 4T21.

É importante destacar que a pressão inflacionária afetou os custos da empresa, dificultando a alocação adequada dos reajustes nos preços.

As despesas operacionais ajustadas apresentaram um aumento de 1,7 ponto percentual. em relação a 2021, com destaque para as despesas com vendas, que cresceram em função da expansão da estrutura de vendas e da entrada em operação da fábrica da Portobello America.

Em 2022, a Portobello registrou lucro líquido de R$ 153,1 milhões, baixa de -29,2% em relação a 2021.

Apesar desses resultados desafiadores, a Portobello continua investindo em sua estratégia de crescimento, por meio da expansão de sua rede de lojas próprias e da busca por ganhos de escala em mercados importantes, como o norte-americano.

Com uma abordagem cuidadosa e uma gestão eficiente dos custos, a empresa tem o potencial de superar esses desafios.

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Press Release da Portobello 4T22

Confira abaixo o Press Release do Resultado da Portobello do 4T22 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.