O que é Payout e Como Calcular o Dividend Payout das Ações
|

O que é Payout e Como Calcular

O que é Payout, como calcular e quais são as empresas listadas na Bovespa que apresentam os maiores payouts.

Por
Atualizado em 03/06/2020

O Payout é a taxa de distribuição do lucro líquido de uma empresa para os acionistas na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.

Desta forma, o Payout demonstra como os lucros de uma empresa, sustentam o pagamento de dividendos ou juros sobre capital próprio.

Através do Payout, é possível saber qual a porcentagem do lucro líquido de uma empresa, distribuídos aos acionistas e qual a porcentagem de lucros retidos.

Conhecer o Payout das empresas, é um fator importante para os investidores que desejam investir em empresas com taxas de distribuição de proventos mais elevadas.

Neste artigo, eu vou explicar o que é Payout na prática, como calcular e vou listar os maiores Payouts das empresas da bolsa de valores.

Ao final do artigo, você será capaz de fazer as análises por conta própria, para tomar a melhor decisão de investimento, de acordo com o seu perfil de investidor

Vamos lá!

O que é Payout

O Payout é um importante indicador financeiro que demonstra o quanto do lucro líquido de uma empresa é distribuído em termos percentuais aos seus acionistas.

A maioria das empresas listadas na Bovespa, adotam o pagamento de 25% do lucro líquido ajustado como dividendos mínimos.

O Payout acima de 25% é chamado de payout incremental, visto que corresponde ao valor distribuído pelas empresas além do que é estabelecido no estatuto social.

Geralmente, as normas legais e tributárias referente aos dividendos mudam de acordo com a legislação de cada país.

De acordo com a Teoria da Relevância dos Dividendos, os acionistas preferem dividendos correntes, por este motivo, o valor de mercado e a política de distribuição de dividendos apresentam uma relação direta.

No Brasil, isso pode ser observado nas ações de empresas de Utilidade Pública e Consumo Não Cíclico.

Fórmula do Payout

Fórmula do Payout

Como calcular o Payout

Para calcular o Payout é bastante simples, basta dividir os proventos distribuídos pela empresa pelo seu lucro líquido.

Por exemplo:

Se uma empresa tem um lucro líquido de setenta milhões de reais e distribui trinta milhões de reais, seu dividend payout será de 42,86%.

Payout dos setores da bolsa de valores

Muitas companhias entregam payout altos, acima de 50%, geralmente são empresas do setor de utilidade pública como companhias elétricas, de saneamento, como também do setor financeiro.

Normalmente são empresas incluídas em setores de atuação que apresenta a mesma demanda de mercado durante o decorrer do ano, o que faz com que tenha um resultado líquido mais estável.

Listamos mais de 30 empresas que entregaram payout acima de 50%, veja abaixo quais são as empresas listadas na Bovespa que apresentam os maiores Payouts, por setor de atuação.

Financeiro
Código EmpresaPayout
BBSE3 BB Seguridade86,00%
ITUB3 Itaú Unibanco82,00%
B3SA3 B374,00%
BMGB4 Banco BMG68,00%
BBDC3 Bradesco68,00%
SANB11 Santander64,00%
Consumo
Código EmpresaPayout
MRFG3 Marfrig147,00%
LEVE3 Mahle Metal Leve130,00%
ARZZ3 Arezzo89,00%
HGTX3 Hering80,00%
ABEV3 Ambev74,00%
GRND3 Grendene65,00%
HYPE3 Hypera62,00%
LAME4 Lojas Americanas60,00%
BKBR3 Burger King55,00%
GUAR3 Guararapes53,00%
CRFB3 Carrefour53,00%
Materiais básicos
Código EmpresaPayout
BRAP3 Minerais Metálicos3.281,00%
CSNA3 Siderurgia227,00%
DTEX3 Madeira119,00%
UNIP3 Químicos Diversos114,00%
FESA3 Siderurgia64,00%
Petróleo e gás
Código EmpresaPayout
ENAT3 Enauta207,00%
UGPA3 Ultrapar145,00%
BRDT3 BR Distribuidora138,00%
Energia elétrica
Código EmpresaPayout
REDE3 Rede Energia133,00%
TIET3 AES Tietê103,00%
EGIE3 Engie98,00%
TRPL3 CTEEP54,00%
TAEE11 Taesa54,00%
Imobiliário
Código EmpresaPayout
ALSO3 Aliansce Sonae68,00%
MRVE3 MRV66,00%
DIRR3 Direcional66,00%
BRML3 BR Malls60,00%
Banner will be placed here

Empresas com payout acima de 100% 

Muitas empresas da bolsa entregam payouts acima de 100%, o que significa que elas pagam dividendos maiores do que sua lucratividade.

Geralmente parte do payout vem da sua reserva de lucros, ou reserva de capital, um exemplo são as ações preferenciais da Ultrapar (UGPA3).

Mesmo reportando um lucro líquido abaixo da média, a companhia entregou um payout de 145% de acordo com o seu balanço do 1.º trimestre de 2020, mantendo sua política de dividendos alta.

Lucros Trimestrais da Ultrapar
Gráfico: Histórico Lucros trimestrais da Ultrapar. Fonte: GuiaInvest.
Payout da Ultrapar
Gráfico: Histórico do Payout da Ultrapar. Fonte: GuiaInvest.

Outro exemplo é a empresa Duratex (DTEX3) que mesmo apresentando um lucro líquido abaixo da sua média, entregou um payout de 119%.

Lucros Trimestrais da Duratex
Gráfico: Histórico Lucros trimestrais da Duratex. Fonte: GuiaInvest.
Payout da Duratex
Gráfico: Histórico do Payout da Duratex. Fonte: GuiaInvest.

Risco de investir em empresas com payout alto

Empresas que apresentam Payouts bastante elevados, nem sempre são uma boa alternativa de investimento.

Isto porque, a empresa pode estar se endividando para distribuir os dividendos, ou até mesmo compensar a desvalorização da ação, em que muitas vezes pode comprometer todo o ganho obtido com os dividendos.

Desta forma, é recomendável investir em empresas que apresentam um payout estável, normalmente de 90% em um período de 5 anos.

Pois, assim você estará seguro que a empresa distribua apenas o que ela consegue gerar, sem comprometer sua situação financeira.

Payout: Plano de reinvestimento de dividendos

Existem duas principais formas de lucrar com o investimento em ações, através da distribuição de dividendos, além da rentabilidade que a ação pode entregar aos acionistas.

Desta forma, através do reinvestimento dos dividendos de uma ação, o acionista pode rentabilizar o seu patrimônio de uma forma mais eficaz.

Portanto, o Payout pode ser um ótimo instrumento para o investidor escolher as melhores ações para compor o seu plano de reinvestimento de dividendos.

Existem 3 importantes passos que você poderá seguir para deixar o seu plano de reinvestimento de dividendos eficiente e potencializar o seu patrimônio:

1.º Passo: O primeiro passo será escolher as ações, é importante ser bastante criterioso na escolha.

Pois, através das ações, virá os dividendos a serem reinvestidos, e irá fazer toda a diferença no resultado do seu plano de reinvestimento de dividendos.

Para te ajudar a selecionar as melhores ações pagadoras de dividendos listadas na bolsa, você pode acompanhar o Canal Seleção de Dividendos.

2.º Passo: O segundo passo para você colocar o seu plano de reinvestimento de dividendos em prática, será estipular um prazo que se encaixe em seus objetivos, para isso faça um Teste de Perfil de Investidor.

É recomendável que você estabeleça alguns anos, pois quanto maior o tempo que durar o seu plano de reinvestimento de dividendos, maior será a rentabilização do seu patrimônio.

3.º Passo: O terceiro passo é o mais lógico do plano, se trata apenas de reinvestir os dividendos ganhos com suas ações, no final você verá que a rentabilidade do seu patrimônio será imensamente superior.

Conclusão

O Payout é um importante indicador financeiro que demonstra qual o percentual do lucro líquido que é distribuído aos acionistas da empresa.

Empresas que apresentam índices de payouts altos, podem ser uma ótima alternativa para os investidores que buscam por ações pagadoras de dividendos.

Porém, é necessário conhecer a situação econômico-financeira da empresa, o setor em que ela está inserida, com o intuito de encontrar ótimas empresas.

Mesmo assim, o Payout é um indicador importante para os investidores que desejam realizar os melhores negócios da bolsa de valores.

Agora que você já sabe o que é Payout, já está pronto para encontrar as melhores ações pagadoras de dividendos e potencializar seus investimentos.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE