10 Múltiplos para fazer Análise Fundamentalista de Ações
|

10 Múltiplos para fazer Análise Fundamentalista de Ações

Conheça os 10 múltiplos para fazer Análise Fundamentalista de ações e encontre as melhores ações da bolsa de valores.

Por
Atualizado em 04/05/2020
Avalie esse texto

A análise de múltiplos é uma ferramenta para auxiliar o investidor na tomada de decisão, uma vez que o seu objetivo é transformar dados financeiros em informações de cunho gerencial.

Neste artigo você irá conhecer os 10 principais múltiplos para fazer uma Análise Fundamentalista de ações, quando analisados são, portanto, importantes instrumentos para escolher as melhores ações para investir.

Através da comparação por múltiplos é possível comparar os resultados de empresas de um mesmo setor, e selecionar empresas visando à realização de investimentos.

Ao final do artigo, você será capaz de fazer as análises por conta própria, para tomar a melhor decisão de investimento, de acordo com o seu perfil de investidor. 

Vamos lá?

Quer Investir em Boas Ações? Clique Aqui e Baixe Grátis o Relatório com as 3 Ações para Investir por 10 Anos.

Análise por Múltiplos

A Análise por Múltiplos é uma ótima ferramenta para realizar uma análise setorial entre empresas, para conhecer o ramo em que uma empresa está inserida.

Desta forma, ela fornece informações de sua concorrência, oportunidades e fraquezas, fornecendo informações importantes para avaliar o desempenho desses setores.

Existe um número relativamente grande de indicadores financeiros individuais, mas, normalmente, costumam-se agrupar os índices em categorias principais. 

Os principais múltiplos são classificados em cinco categorias sendo eles:

Comparação de múltiplos das empresas do setor de consumo cíclico

Para realizar a comparação por múltiplos vamos considerar as seguintes empresas do setor de consumo cíclico, com base nos resultados do 4T19.

Índice de liquidez corrente

O índice de liquidez corrente é a razão entre o ativo circulante e o passivo circulante, ele é bastante utilizado para medir a capacidade que uma empresa tem de honrar com suas obrigações de curto prazo.

Ele faz parte do grupo de indicadores de liquidez, junto com a liquidez geral, a liquidez imediata e a liquidez seca, sendo um importante componente do grupo de Indicadores de Desempenho.

TicketEmpresaÍndice de liquidez corrente
ALPA3Alpargatas2,1
AMAR3Lojas Marisa1,5
ANIM3Anima1,3
ARZZ3Arezzo2,1
LREN3Lojas Renner1,4

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Quer Investir em Boas Ações? Clique Aqui e Baixe Grátis o Relatório com as 3 Ações para Investir por 10 Anos.

Índice de endividamento (IE)

O Índice de endividamento (IE) indica, em termos percentuais, a relação existente entre os capitais de terceiros e os ativos totais da empresa.

Em outras palavras, fornece a porcentagem em que os ativos totais são financiados por capital de terceiros.

O endividamento está relacionado às decisões estratégicas da empresa, envolvido nas decisões financeiras de investimentos, financiamento e distribuição de dividendos.

Sendo importante que o investidor avalie esses índices para saber qual o nível de alavancagem de uma empresa.

Muitas empresas têm sérios problemas devido ao alto grau de endividamento o pode comprometer o retorno de longo prazo do acionista.

TicketEmpresaÍndice de endividamento (IE)
ALPA3Alpargatas39,5%
AMAR3Lojas Marisa64,6%
ANIM3Anima71,19%
ARZZ3Arezzo47,2%
LREN3Lojas Renner60,1%

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Banner will be placed here

Margem bruta

A Margem bruta mostra a eficiência da administração no que diz respeito à utilização de materiais e mão de obra no processo de produção de uma companhia.

Sendo um importante indicador financeiro que possibilita que o investidor calcule e acompanhe a lucratividade de uma determinada empresa.

Desta forma, a Margem bruta mede a rentabilidade de um negócio, revelando a porcentagem de lucro obtida em cima de cada venda.

TicketEmpresaMargem bruta
ALPA3Alpargatas50,3%
AMAR3Lojas Marisa46,2%
ANIM3Anima43,2%
ARZZ3Arezzo46,2%
LREN3Lojas Renner61,1%

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Margem líquida

A Margem líquida é aquela gerada por todas as fases de um negócio, ou seja, comparando-se o lucro líquido às vendas.

Em relação ao interesse do investidor, a Margem líquida é um importante indicador que pode utilizado em uma Análise fundamentalista.

Pelo motivo de ser um índice que relaciona a receita líquida de uma empresa com o seu lucro líquido, identificando a eficiência com que a empresa gera lucro a partir de sua receita.

TicketEmpresaMargem líquida
ALPA3Alpargatas7,0%
AMAR3Lojas Marisa-3,9%
ANIM3Anima-0,8%
ARZZ3Arezzo9,7%
LREN3Lojas Renner11,5%

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Quer Investir em Boas Ações? Clique Aqui e Baixe Grátis o Relatório com as 3 Ações para Investir por 10 Anos.

Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE)

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido interessa, especialmente, aos analistas de mercado de capitais, bem como aos acionistas, pois consiste em uma forma de avaliar a rentabilidade e a taxa de retorno da empresa.

Este indicador mede a relação entre o patrimônio líquido, no qual corresponde aos ativos de uma empresa, pelo lucro líquido que é a medida de todos os rendimentos menos os custos da empresa.

Através do Retorno sobre o Patrimônio Líquido é possível entender se uma empresa usa os seus ativos para gerar lucros de maneira eficiente.

TicketEmpresaROE
ALPA3Alpargatas9,5%
AMAR3Lojas Marisa-7,9%
ANIM3Anima-1,4%
ARZZ3Arezzo21,7%
LREN3Lojas Renner23,4%

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Retorno sobre o ativo (ROA)

O Retorno sobre o Ativo (ROA) indica como a empresa é rentável em relação ao seu total de ativos.

Através deste indicador é possível analisar a gestão da empresa na utilização de seus ativos para gerar ganhos, sendo um importante instrumento para encontrar boas empresas na bolsa de valores.

Uma empresa que apresenta uma alta rentabilidade sobre o capital próprio, mas apresenta uma alta alavancagem, pode apresentar um Retorno Sobre o Ativo baixo, sendo um sinal de alerta para o investidor.

TicketEmpresaROA
ALPA3Alpargatas5,73%
AMAR3Lojas Marisa-2,80%
ANIM3Anima-0,40%
ARZZ3Arezzo11,47%
LREN3Lojas Renner9,32%

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Índice P/L

O Índice P/L mede o quanto o preço é maior que o lucro ou o número de anos necessários para se recuperar o investimento da compra de ações sem considerar o valor do dinheiro no tempo.

Índices P/L mais elevados geralmente são vistos como associados a empresas que possuem ótimas perspectivas de crescimento futuro, as chamadas ações de crescimento. 

Entretanto, deve-se fazer uma ressalva:

deve-se diferenciar empresas de crescimento, ou seja, preço das ações elevado lucro também elevado de empresas com lucro Índices muito pequeno que, neste caso, também tendem a ter um índice elevado, mas sem o significado do caso anterior.

TicketEmpresaÍndice P/L
ALPA3Alpargatas61,6
AMAR3Lojas Marisa-30,9
ANIM3Anima-339,4
ARZZ3Arezzo35,9
LREN3Lojas Renner40,6

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Quer Investir em Boas Ações? Clique Aqui e Baixe Grátis o Relatório com as 3 Ações para Investir por 10 Anos.

Índice P/VPA

O Índice P/VPA indica o valor de mercado do investimento em uma empresa para o acionista. Valores inferiores a 1 significam que a empresa não tem sido bem-sucedida em criar valor para os acionistas.

O valor patrimonial da ação é igual ao patrimônio líquido dividido pelo número total de ações.

Apesar de não ter o mesmo grau de importância dos demais índices, a alavancagem financeira, a identidade Du Pont e o EBITDA auxiliam no entendimento da estratégia da empresa.

TicketEmpresaÍndice P/VPA
ALPA3Alpargatas5,8
AMAR3Lojas Marisa2,4
ANIM3Anima4,7
ARZZ3Arezzo7,8
LREN3Lojas Renner9,5

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Índice LPA

O lucro por ação (LPA) compreende o montante ganho em unidades monetárias por cada ação emitida, este índice representa a parcela do lucro líquido pertencente a cada ação de uma empresa.

Através do LPA é possível determinar o quanto pode ser lucrativo o investimento feito em ações de uma determinada empresa.

TicketEmpresaÍndice LPA
ALPA3Alpargatas0,4480
AMAR3Lojas Marisa-0,4297
ANIM3Anima-0,0878
ARZZ3Arezzo1,7827
LREN3Lojas Renner1,3847

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Dividend Yield

O Dividend Yield é o dividendo pago por ação de uma empresa, dividido pelo preço da ação, quanto maior for o Dividend Yield maior está sendo a distribuição de lucros da empresa em relação ao preço pago da ação.

Sendo um importante indicador para medir a performance da empresa, desta forma se a empresa apresenta um alto Dividend Yield, significa que ela paga muitos dividendos aos seus acionistas.

TicketEmpresaDiv. Yield
ALPA3Alpargatas
AMAR3Lojas Marisa
ANIM3Anima
ARZZ3Arezzo2,5%
LREN3Lojas Renner1,0%

Indicador com data de 09/04/2020. Fonte: GuiaInvest

Quer Investir em Boas Ações? Clique Aqui e Baixe Grátis o Relatório com as 3 Ações para Investir por 10 Anos.

Conclusão

A análise setorial pode ser um poderoso instrumento de avaliação de empresas, isto porque permite verificar e conhecer o contexto econômico em que uma empresa está inserida.

Através da análise dos 10 múltiplos realizados nas 5 empresas escolhidas do setor de consumo cíclico, podemos perceber que as empresas Arezzo e Lojas Renner apresentaram melhor desempenho.

Agora que você já sabe como utilizar os 10 múltiplos para fazer análise fundamentalista, compare empresas do mesmo setor da bolsa de valores para selecionar aquelas com melhores perspectivas.

Antes de começar a investir nas melhores ações da bolsa de valores e seu apetite a risco, descubra o seu perfil de investidor e faça uma melhor alocação dos seus ativos em sua carteira de investimentos.

Após a análise setorial, qual das 5 empresas observadas neste artigo você investiria para o longo prazo?

Quer Investir em Boas Ações? Clique Aqui e Baixe Grátis o Relatório com as 3 Ações para Investir por 10 Anos.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

Avalie esse texto

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais