O Price Sales Ratio (PSR) é um indicador da análise fundamentalista que mostra como o mercado avalia as receitas de uma determinada empresa.
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Entender o que é Price Sales Ratio (PSR) é essencial para os investidores que procuram empresas com grande potencial de crescimento.
Isso porque o Price Sales Ratio (PSR) permite comparar companhias para descobrir quais ações estão subvalorizadas, e que devem entregar maior valor ao acionista no longo prazo.
Neste artigo, eu vou te explicar o que é Price Sales Ratio (PSR) na prática, vou mostrar como calcular e vou listar o PSR dos setores da bolsa de valores.
Ao final do artigo, você será capaz de fazer as análises por conta própria, para tomar a melhor decisão de investimento, de acordo com o seu perfil de investidor.
Vamos lá?
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O que é Price Sales Ratio (PSR)
O Price Sales Ratio (Do português, Índice de Preços sobre Vendas) é um indicador fundamentalista, que ajuda a comparar empresas, mostrando como o mercado avalia suas receitas.
Ele mede a relação entre o valor de mercado de uma empresa e a receita de vendas, indicando quanto o mercado está precificando cada unidade monetária recebida pela empresa.
É recomendável aplicar o indicador somente em comparações de empresas do mesmo setor, assim, ele mostrará qual delas consegue gerar mais receita em comparação ao seu valor de mercado.
Quanto menor for o indicador, melhor, sendo que abaixo de 1 é considerado ótimo.
Sua fórmula é baseada na seguinte premissa, toda vez que uma empresa vende algo a seus clientes são geradas receitas, dessa forma todas as empresas serão avaliadas por suas vendas através do Price Sales Ratio (PSR).
Para que Serve o Price Sales Ratio
O Price Sales Ratio é um indicador essencial para fazer uma análise fundamentalista, isso porque ele mostra quanto os investidores estão dispostos a pagar por cada real de vendas gerada por uma determinada empresa.
Como todos os indicadores utilizados na análise fundamentalista, o indicador Price Sales Ratio (PSR) é mais eficaz quando usado para comparar empresas do mesmo setor, demonstrando se uma ação está subvalorizada ou supervalorizada em relação às vendas de uma companhia.
Geralmente, o período típico de 12 meses usado para vendas na proporção preço por ação / vendas líquidas por ação, é calculado nos últimos quatro trimestres (também chamados de 12 meses à direita ou TTM), ou no ano fiscal mais recente ou atual.
Assim, ele mostra para o investidor se uma ação está subvalorizada, ou supervalorizada, podendo ser comparadas com companhias do mesmo setor de atuação, por exemplo:
Se uma companhia X inserida no setor de comunicações apresentar o Price Sales Ratio (PSR) menor que 1, e a média deste setor apresentar um Price Sales Ratio (PSR) de 1,7 podemos concluir que a companhia X está subvalorizada, sendo assim uma ideal opção de investimento.
Vale lembrar, que o recomendável é utilizar o indicador para complementar a análise fundamentalista, e que seu uso isolado pode acarretar maiores riscos ao investidor.
Como Calcular Price Sales Ratio (PSR)
A metodologia para calcular o Price Sales Ratio (PSR) é muito simples, basta dividir o valor de mercado da empresa pela receita operacional líquida ou, o preço da ação dividido pela receita líquida por ação.
O indicador se tornou mundialmente conhecido através do analista Kenneth Fisher, conhecido também como ken Fisher, quando em 1984 lançou sua obra Super Stocks onde popularizou a ideia de usar o indicador Price Sales Ratio (PSR) como um meio de identificar ações atraentes.
Em seu livro Super Stocks, Ken Fisher relata que as “Super Ações” são definidas através de ações com potencial crescimento de sua receita líquida e, ações de super empresas compradas a um preço apropriado para uma empresa inferior.
Assim, podendo gerar taxas de retorno a longo prazo entre 25% e 100% ao ano. Para fundamentar o cálculo do indicador Price Sales Ratio (PSR), Kenneth Fisher afirma que:
“O valor de uma empresa para um comprador privado deve ser uma função do volume de vendas futuras e margens de lucro futuras médias quantos negócios futuros terá e quanto dinheiro ganhará nesse negócio.”
“Para comprar ações com sucesso, você precisa precificá-los com base em causas, não em resultados. As causas são de negócios condições, produtos com uma estrutura de custos que permite vendas.”
Conheça as 3 regras de ouro para utilizar o indicador Price Sales Ratio (PSR) criada pelo analista Ken Fisher, com o objetivo de lucrar com ações de grandes empresas:
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Regra 1: Evite ações com PSR maior que 1,5
Nunca compre qualquer ação com um PSR maior que 1,5.
Regra 2: Busque agressivamente super empresas com PSR de 0,75 ou menos
Sempre há alguns por perto.
Não há escassez.
Segure-os por muito tempo faça algum dinheiro.
Regra 3: Venda ações de super empresas quando o PSR subir entre 3,0 e 6,0
Se você não quer correr muito risco, venda na 3,0.
Se você estiver disposto a correr um pouco mais de risco esperando otimismo continuará a varrer o preço das ações, espere a 6,0 talvez mais alto se você gosta de jogar.
Regras de Ken Fischer
Ken Fisher também ressalta a importância da utilização do indicador Price Sales Ratio (PSR) com um indicador de timing no mercado de ações, isso porque os PSR´s são tão eficazes quanto qualquer dispositivo de temporização existente no mercado.
A partir dessa visão, Ken Fisher adotou 2 regras para “cronometrar” o mercado de ações, tais quais:
Regra 1: Quando uma empresa está vendendo suas ações com o indicador Price Sales Ratio (PSR) abaixo de 1, Compre;
Regra 2: Se o investidor não conseguir encontrar empresas vendendo suas ações com o indicador Price Sales Ratio (PSR) abaixo de 1, Não compre ações.
Entre os aspectos qualitativos, Ken Fisher ressalta 5 pilares importantes que as empresas devem apresentar:
- Orientação para o crescimento;
- Excelência em marketing;
- Uma vantagem competitiva;
- Relações criativas de pessoal;
- O melhor em controles financeiros.
Price Sales Ratio Fórmula
Para realizar o cálculo do indicador Price Sales Ratio (PSR) é muito simples, basta dividir o valor de mercado da empresa pela sua receita líquida total dos últimos 12 meses, como na fórmula abaixo:
Exemplo de Cálculo de Price Sales Ratio (PSR)
Para exemplificar o cálculo do indicador Price Sales Ratio (PSR), vamos obter como base a companhia especializada no processamento de meios eletrônicos de pagamentos CSU Cardsystem (CARD3).
Nos últimos 12 meses a receita líquida gerada pela companhia CSU Cardsystem foi equivalente a R$ 433,7 milhões e, seu valor de mercado de R$ 337,3 milhões.
Fazendo o cálculo da divisão do valor de mercado da CSU Cardsystem pela sua receita líquida gerada nos últimos 12 meses, temos um Price Sales Ratio (PSR) de aproximadamente 0,75.
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Price Sales Ratio por Setor da Bolsa de Valores
Cada setor de atuação, traz com ele características diferentes, o setor de varejo é conhecido pela sua baixa margem operacional, logo o setor de utilities é o oposto, sendo reconhecido pela sua alta margem operacional.
Para evitar divergência entre os setores, é recomendável a utilização do indicador Price Sales Ratio (PSR) entre ações de um determinado setor.
Veja abaixo os PSR dos setores da Bolsa de Valores e de empresas listadas na bovespa.
Água e Saneamento | ||
Código | Nome | PSR |
SBSP3 | SABESP ON | 1,27 |
SAPR11 | SANEPAR | 1,48 |
PSR do Setor | 1,38 | |
Alimentos | ||
Código | Nome | PSR |
CRFB3 | CARREFOUR BR ON | 0,75 |
PCAR3 | PÃO DE AÇÚCAR - CBD ON | 0,32 |
PSR do Setor | 0,54 | |
Aluguel de carros | ||
Código | Nome | PSR |
LCAM3 | LOCAMERICA ON | 1,07 |
MOVI3 | MOVIDA ON | 0,70 |
RENT3 | LOCALIZA ON | 2,04 |
PSR do Setor | 1,27 | |
Bancos | ||
Código | Nome | PSR |
BBAS3 | BRASIL ON | 0,55 |
BBDC4 | BRADESCO PN | 1,24 |
BPAC11 | BTG BANCO UNT | 2,35 |
ITSA4 | ITAUSA PN | 13,96 |
ITUB4 | ITAU UNIBANCO PN | 1,11 |
SANB11 | SANTANDER BR UNT | 1,32 |
PSR do Setor | 3,42 | |
Carnes e Derivados | ||
Código | Nome | PSR |
BRFS3 | BRF SA ON | 0,34 |
JBSS3 | JBS ON | 0,26 |
MRFG3 | MARFRIG ON | 0,10 |
PSR do Setor | 0,24 | |
Bebidas | ||
Código | Nome | PSR |
ABEV3 | AMBEV S/A ON | 3,60 |
PSR do Setor | 3,60 | |
Eletrodomésticos | ||
Código | Nome | PSR |
MGLU3 | MAGAZINE LUIZA ON | 2,50 |
VVAR3 | VIA VAREJO ON | 0,25 |
PSR do Setor | 1,38 | |
Energia Elétrica | ||
Código | Nome | PSR |
CMIG4 | CEMIG PN | 0,51 |
EGIE3 | ENGIE BRASIL ON | 3,34 |
ELET6 | ELETROBRAS PNB | 1,72 |
ENBR3 | ENERGIAS BR ON | 0,57 |
EQTL3 | EQUATORIAL ON | 1,08 |
TAEE11 | TAESA UNT | 5,00 |
TIET11 | AES TIETE E UNT | 2,37 |
PSR do Setor | 2,08 | |
Exploração de Imóveis | ||
Código | Nome | PSR |
BRML3 | BR MALLS PAR ON | 5,55 |
IGTA3 | IGUATEMI ON | 6,55 |
MULT3 | MULTIPLAN ON | 8,69 |
PSR do Setor | 6,93 | |
Petróleo, Gás e Biocombustíveis | ||
Código | Nome | PSR |
BRDT3 | PETROBRAS BR | 0,18 |
CSAN3 | COSAN ON | 1,46 |
PETR4 | PETROBRAS PN | 0,52 |
UGPA3 | ULTRAPAR ON | 0,15 |
PSR do Setor | 0,58 | |
Construção Civil | ||
Código | Nome | PSR |
CYRE3 | CYRELA REALT ON | 1,39 |
EZTC3 | EZTEC ON | 8,47 |
MRVE3 | MRV ON | 0,92 |
TEND3 | TENDA ON | 1,04 |
TRIS3 | TRISUL ON | 1,74 |
PSR do Setor | 2,71 | |
Material Aeronáutico e de Defesa | ||
Código | Nome | PSR |
EMBR3 | EMBRAER ON | 0,49 |
PSR do Setor | 0,49 | |
Medicamentos | ||
Código | Nome | PSR |
HYPE3 | HYPERMARCAS ON | 5,60 |
RADL3 | RAIADROGASIL ON | 2,11 |
PSR do Setor | 3,86 | |
Minerais Metálicos | ||
Código | Nome | PSR |
VALE3 | VALE ON | 1,21 |
PSR do Setor | 1,21 | |
Motores, Compressores e Outros | ||
Código | Nome | PSR |
SHUL4 | SCHULZ ON | 0,60 |
WEGE3 | WEG ON | 5,09 |
PSR do Setor | 2,84 | |
Papel e Celulose | ||
Código | Nome | PSR |
SUZB3 | SUZANO PAPEL ON | 1,42 |
KLBN11 | KLABIN S/A UNT | 1,41 |
PSR do Setor | 1,42 | |
Petroquímicos | ||
Código | Nome | PSR |
BRKM5 | BRASKEM PNA | 0,17 |
PSR do Setor | 0,17 | |
Produtos de Uso Pessoal | ||
Código | Nome | PSR |
NTCO3 | GRUPO NATURA | 2,07 |
PSR do Setor | 2,07 | |
Produtos Diversos | ||
Código | Nome | PSR |
BTOW3 | B2W DIGITAL ON | 3,80 |
LAME4 | LOJAS AMERICANAS PN | 1,50 |
PSR do Setor | 2,65 | |
Programas de Fidelização | ||
Código | Nome | PSR |
SMLS3 | SMILES ON | 1,19 |
PSR do Setor | 1,19 | |
Programas e Serviços | ||
Código | Nome | PSR |
TOTS3 | TOTVS ON | 3,65 |
PSR do Setor | 3,65 | |
Seguradoras | ||
Código | Nome | PSR |
SULA11 | SUL AMERICA UNT | 0,54 |
IRBR3 | IRB BRASIL RE ON | 1,03 |
PSR do Setor | 0,78 | |
Serviços Hospitalares | ||
Código | Nome | PSR |
FLRY3 | FLEURY ON | 2,10 |
GNDI3 | INTERMEDICA ON | 2,87 |
HAPV3 | HAPVIDA ON | 5,73 |
QUAL3 | QUALICORP ON | 3,02 |
PSR do Setor | 3,43 | |
Serviços Educacionais | ||
Código | Nome | PSR |
COGN3 | COGNA ON | 1,31 |
YDUQ3 | YDUQS PART | 1,89 |
PSR do Setor | 1,60 | |
Serviços Financeiros Diversos | ||
Código | Nome | PSR |
CIEL3 | CIELO ON | 1,06 |
B3SA3 | B3 | 10,09 |
PSR do Setor | 5,58 | |
Siderurgia | ||
Código | Nome | PSR |
CSNA3 | SID NACIONAL ON | 0,33 |
GOAU4 | GERDAU MET PN | 0,11 |
GGBR4 | GERDAU PN | 0,40 |
USIM5 | USIMINAS PNA | 0,36 |
PSR do Setor | 0,30 | |
Tecidos, Vestuário e Calçados | ||
Código | Nome | PSR |
ARZZ3 | AREZZO ON | 1,90 |
CGRA3 | GRAZZIOTIN PN | 0,90 |
GUAR3 | GUARARAPES ON | 0,80 |
HGTX3 | CIA HERING ON | 1,42 |
LREN3 | LOJAS RENNER ON | 2,85 |
PSR do Setor | 1,57 | |
Telecomunicações | ||
Código | Nome | PSR |
TIMP3 | TIM PART S/A ON | 1,93 |
VIVT4 | TELEF BRASIL PN | 2,04 |
PSR do Setor | 1,99 | |
Transporte Aéreo | ||
Código | Nome | PSR |
GOLL4 | GOL PN | 1,65 |
AZUL4 | AZUL PN | 1,52 |
PSR do Setor | 1,58 | |
Transporte Ferroviário | ||
Código | Nome | PSR |
RAIL3 | RUMO S.A. ON | 4,05 |
PSR do Setor | 4,05 | |
Viagens e Turismo | ||
Código | Nome | PSR |
CVCB3 | CVC BRASIL ON | 0,61 |
PSR do Setor | 0,61 |
Fonte: GuiaInvest, dados de 20/03/2020
Como Interpretar Price Sales Ratio (PSR) para investir
Após calcular o indicador Price Sales Ratio (PSR), é importante que seja utilizado somente em comparações de empresas do mesmo setor.
O PSR mostrará ao investidor quais empresas conseguem gerar mais receita em comparação ao seu valor de mercado.
De acordo com o analista Ken Fisher, as empresas que apresentam o PSR abaixo de 1 podem ser uma ótima opção de investimento, visto que seu “Super Stocks” está subavaliado pelo mercado.
Em resumo:
Valor | Significado |
PSR<0,75 | Procure incansavelmente por empresas com PSR´s menores que 0,75 |
PSR=1 | Preço considerado justo quando o PSR foi igual a 1, compre |
PSR>1,5 | Evite ações com PSR´s maiores que 1,5 |
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Price Sales Ratio (PSR) da CSU Cardsystem
Levando em consideração a desvalorização das ações da companhia CSU Cardsystem nos últimos meses em relação a fatores externos, podemos observar que o preço de suas ações apresenta redução e consequentemente seu valor de mercado diminuiu.
No entanto, a empresa apresentou resiliência em sua geração de caixa nos últimos 10 anos, o que passa a ser vista como uma companhia com grande demanda para seu serviços, fator indispensável para o analista Ken Fisher.
Levando em conta os fatores acima, e seguindo a primeira regra do analista Ken Fisher para “cronometrar” o melhor ponto de compra de uma ação.
Podemos concluir que a ações da companhia estão subavaliadas pelo mercado demonstrado pelo seu Price Sales Ratio (PSR) aproximadamente em 0,75.
Revelando assim, uma grande oportunidade de investimento para os investidores que desejam lucrar através de empresas com potencial de crescimento.
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Vantagens do Price Sales Ratio (PSR)
Confira as principais vantagens do indicador Price Sales Ratio (PSR):
- Mostra para o investidor o melhor momento para comprar uma ação;
- Considerado um indicador mais confiável, pelo fato de sofrer menos influência de eventos não recorrentes;
- Pode ser utilizado como um indicador para avaliar o desempenho das vendas frente aos concorrentes;
- Receitas são menos voláteis que o lucro.
Desvantagens do Price Sales Ratio (PSR)
Confira as principais vantagens do indicador Price Sales Ratio (PSR):
- Não deve ser usado isoladamente, pois desconsidera o efeito financeiro no resultado;
- O uso é limitado ao setor de atividade.
Conclusão
O indicador Price Sales Ratio (PSR), é um ótimo indicador utilizado na análise fundamentalista que ajuda o investidor a descobrir quais as melhores ações para investir no momento.
Vale lembrar, que ele deve ser analisado junto com outros indicadores para uma decisão mais assertiva.
Seu uso revela para o investidor, quais ações estão subavaliadas pelo mercado com potencial de crescimento, evidenciando os melhores ativos com maior potencial de rentabilidade no longo prazo.
Antes de começar a investir nas melhores ações da bolsa de valores e seu apetite a risco, descubra o seu perfil de investidor e faça uma melhor alocação dos seus ativos em sua carteira de investimentos.
Agora que você já sabe como identificar as melhores ações da bolsa de valores para investir através do indicador Price Sales Ratio (PSR), pode começar a investir com foco na geração de rentabilidade no longo prazo.
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