Conhecer o seu perfil de investidor garante que você tenha uma carteira de investimentos mais segura e rentável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado, alguns com maior de potencial de lucro, mas consequentemente maior risco de perdas.

No mercado financeiro o lucro está associado ao risco, por isso que a recomendação é:

Não existe o melhor investimento, mas sim o que melhor se encaixa ao seu perfil de investidor.

Esse é o principal fundamento para você construir um planejamento financeiro pessoal perfeito.

Para descobrir como investir seu dinheiro com segurança você precisa fazer o teste de perfil de investidor, ele revela o seu perfil e a alocação de ativos ideal em cada investimento.

Os diferentes tipos de investidor são o resultado da análise das características, objetivos e tolerância ao risco de cada um.

Apesar de fundamental, muitos o desconhecem ou até o ignoram. 

Mesmo no cenário atual de juros baixos no Brasil que exige a maior eficiência na alocação de ativos, é importante não se distanciar da sua capacidade de risco.

Conhecer o próprio perfil e alinhá-lo com a carteira de investimentos é essencial em qualquer momento econômico.

Então, você está pronto para descobrir o seu perfil de investidor?

Leia até o final e descubra onde investir o seu dinheiro hoje.

O que é Perfil de Investidor

O perfil de investidor, também chamado de suitability, é o resultado de uma análise das suas características e expectativas em relação aos investimentos.

Ao responder perguntas simples, o teste de perfil de investidor avalia entre outras coisas, sua tolerância ao risco, situação financeira, idade, conhecimento do mercado e objetivos.

Esse formulário pode ser encontrado em diversos sites e leva apenas alguns minutos para descobrir se você é do tipo conservador, moderado ou agressivo em relação aos investimentos.

Tendo como base a segurança, liquidez e rentabilidade dos diferentes investimentos, é possível indicar uma carteira de investimentos que condiz ao que se espera das aplicações financeiras.

Tipo de Investidor

O teste de perfil de investidor classifica os investidores em 3 tipos principais: conservador, moderado ou arrojado.

A alocação de ativos é pensada em cima deste perfil, na forma como o investidor lida com a volatilidade e a sua tolerância a riscos, bem como suas metas, prazo e dinheiro disponível.

Portanto, não existe melhor ou pior investimento, mas sim o mais ou menos adequado para cada perfil.

Investidor Conservador

O investidor conservador busca a preservação de recursos, com zero tolerância a perdas e busca alta liquidez.

Este perfil é comum para quem está começando a investir, pessoas avessas a risco ou com objetivos de curto e médio prazo.

Os ativos indicados são os que priorizam a proteção e mantém a liquidez. Por isso, a classe que mais combina com esse perfil é a renda fixa.

Títulos do Tesouro Direto, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), Fundos DI e CDB são exemplos de títulos indicados para perfis conservadores. 

Investidor Moderado

O perfil moderado é aquele que tolera um pouco mais de risco, a fim de conseguir uma rentabilidade igualmente maior.

A menor liquidez e perdas controladas são aceitas, porém não se abre mão da proteção patrimonial.

Por esse motivo, os ativos mais arriscados apesar de presentes representam uma pequena parte da carteira.

Investidores de perfil moderado aproveitam os títulos da renda fixa, porém investem em certos títulos de renda variável, como ações, debêntures, fundos imobiliários, fundos de investimento, fundos multimercado e outros. 

Investidor Arrojado

O perfil arrojado, ou agressivo, é o que assume maiores riscos para conseguir o maior retorno possível.

Essa classificação é dada aos investidores que já conhecem o funcionamento do mercado financeiro e as características dos ativos. 

Sua maior prioridade é o aumento de patrimônio a longo prazo.

A preocupação com riscos e liquidez é menor, e a proteção é feita através de diversificação inteligente

A renda fixa não é desprezada.

No entanto, há uma presença maior de ativos de renda variável, que oferecem maior rentabilidade.

Além das possibilidades indicadas para os demais perfis, os investidores arrojados aplicam em opções, mercado futuro, BDR (Brazilian Depositary Receipts) e outros. 

Os perfis são passíveis a alteração ao longo do tempo.

Um investidor de perfil conservador é capaz de se tornar moderado ou arrojado. 

O momento financeiro influencia bastante nessa questão, assim como o crescimento do patrimônio. 

Cabe ressaltar que todos os perfis se preocupam com decisões que favoreçam a segurança, como a aquisição de um Seguro de Vida ou o Planejamento Sucessório

A melhor forma de descobrir seu perfil é fazer um Teste de Perfil de Investidor, que são questionários online que permitem descobrir rapidamente a resposta.

Por que Conhecer seu Perfil de Investidor?

Com o perfil de investidor fica mais fácil relacionar os investimentos mais adequados aos seus objetivos e expectativas.

Assim, evita que cometa erros comuns de investidores iniciantes como aplicar em investimentos com riscos superiores ao que ele suporta.

Por exemplo, um investidor conservador não tolera as variações da renda variável e, levado pela emoção, pode vender o ativo só porque ele teve uma baixa momentânea.

Esse tipo de atitude se concretizará em grande prejuízo sem a necessidade disso.

O contrário também acontece.

Imagine que um investidor arrojado aplique todo seu dinheiro em um investimento conservador a longo prazo.

Ao perceber que o capital está rendendo pouco mensalmente, encerra o ativo e não obtêm lucro nenhum.

Com o conhecimento do perfil de investidor é possível manter o risco na medida certa e escolher dentre os investimentos disponíveis aqueles que melhor atendem às suas necessidades.

Tudo isso começa com um bom planejamento financeiro pessoal, na definição de metas e direcionamento de parte do dinheiro para aplicações financeiras.

Só assim conseguirá realizar seus sonhos e alcançar a independência financeira.

Aportes Mensais

Não precisa ter muito dinheiro para investir. Comece com pouco e faça aplicações mensais nos investimentos.

Use o poder dos juros compostos a seu favor.

Com o seu orçamento já ajustado, comece a direcionar mais dinheiro para seus investimentos a fim de aumentar seu patrimônio. 

Diversificação

Diversifique seu portfólio. Mesmo que você tenha o perfil agressivo, não se exponha 100% em renda variável.

Nunca concentre todo seu patrimônio em uma mesma categoria de risco.

O conhecimento sobre o perfil de investidor guiará você na escolha dos diferentes ativos para compor a sua carteira aproveitando o melhor de cada mercado de acordo com suas características.

Lembre-se que investimentos não são apostas. 

Faça uma alocação de ativos inteligente.

Reserva de Emergência

A renda fixa, mesmo com uma rentabilidade baixa, conforme estamos vivendo no momento, é importante para o equilíbrio da carteira e ajuda você em casos emergenciais.

Portanto, deve estar presente na carteira de todos os investidores, como reserva de emergência, mas com concentrações diferentes de acordo com o perfil.

Como Funciona o Perfil de Investidor

O perfil de investidor define o que é mais importante para cada um e orienta na escolha de ativos compatíveis com as expectativas.

Os diferentes perfis de investidores estão relacionados ao chamado “tripé dos investimentos”, que são os três fatores principais utilizados ao se analisar um investimento: 

  • Liquidez;
  • Segurança;
  • Rentabilidade.

Cada indivíduo se encaixa melhor em um dos três tipos de investidor de acordo com a forma que reage a diferentes situações.

Enquanto alguns investidores priorizam a segurança do lucro certo, mesmo que pequeno, outros aceitam correr maiores riscos desde que isso signifique um lucro maior.

O perfil de investidor não é fixo.

Ele será definido no dia a dia e nas vivências de cada um.

Assim como as pessoas mudam, é possível que o perfil mude também com o tempo.

É natural que o investidor iniciante comece como conservador, priorizando a segurança e conforme obtém conhecimento do mercado, sinta a necessidade de arriscar um pouco mais para aumentar o patrimônio.

Dessa forma, a carteira de investimentos deve ser gerida conforme essa evolução e o teste perfil de investidor deve ser refeito de tempos em tempos.

Perfil do Investidor Brasileiro

De acordo com o “Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com apoio do Datafolha, o brasileiro é conservador.

Das 3,4 mil pessoas entrevistadas, 48% preferem a segurança a ter um bom retorno financeiro.

A pesquisa, que traça os hábitos de poupança e de investimento da população, mostra que 42% dos brasileiros investem em algum produto financeiro.

A Poupança ainda é disparada o principal destino das economias dos investidores brasileiros com 88%, seguida da Previdência Privada (6%), títulos privados (5%) e Fundos de Investimento (4%).

O número de brasileiros que investe em corretoras ainda é muito pequeno, a maioria dos investidores deixa seu dinheiro e grande parte do seu lucro com os grandes bancos.

As melhores corretoras de valores oferecem as melhores condições e os investimentos mais lucrativos.

Mas 70% dos brasileiros que investem ainda vão pessoalmente ao banco para realizar suas aplicações.

Em contrapartida, a Bolsa de Valores (B3), ganhou mais de 877 mil novos investidores, alcançando 1,4 milhão de pessoas físicas cadastradas.

Isso mostra que o brasileiro está buscando por informações de como investir em ações.

O perfil do investidor brasileiro está mudando e a cultura de investimentos ganhando mais espaço, porém, ainda falta muito para atingirmos o nível ideal.

Alocação de Ativos

Alocação de ativos é uma estratégia de investimentos dispõe os recursos em classes de ativos diferentes a fim de diminuir os riscos e aumentar os lucros.

Uma carteira de investimento eficiente é capaz de passar por qualquer cenário a ainda assim, trazer segurança e rentabilidade.

Fazer alocação de ativos permitirá que você saiba como ganhar mais dinheiro independente do cenário da economia ou política.

Investidores que possuem mais de R$ 1 milhão investidos são chamados de investidores qualificados e tem acesso a aplicações financeiras que não são permitidas a investidores comuns.

 Principais vantagens da Alocação de Ativos:

  • Maior Rentabilidade em Diferentes Cenários da Economia;
  • Menor Risco nos Investimentos;
  • Menor Preocupação com os Investimentos;
  • Menor Custo e Taxas;
  • Menor Quantidade de Transações;
  • Aproveitar as Quedas dos Ativos;
  • Criação de Hábitos dos Investidores de Sucesso;
  • Foco no Longo Prazo.

Investimentos para Cada Tipo de Investidor

Assim como o investidor, cada investimento tem suas próprias características. Saber como o investimento se comporta permite escolher o melhor de acordo com o seu perfil de investidor.

Um perfil conservador deve optar por uma carteira de investimentos conservadora, a qual terá uma quantidade maior de ativos de renda fixa, pois são investimentos mais seguros e menos voláteis.

Já uma carteira de investimentos arrojado vai investir mais em ativos de renda variável, porque está em busca de uma maior rentabilidade.

A carteira de investimentos moderada, por sua vez, tem um equilíbrio entre esses tipos de investimento.

Veja abaixo os melhores investimentos para cada tipo de investidor: 

  • Tipo de Investimento;
  • Perfil de investidor;
  • Nível risco do investimento;
  • Duração recomendada para o investimento.
InvestimentoPerfilRiscoDuração
Minicontrato FuturoAgressivoMuito AltoCurtíssimo
OpçõesAgressivoMuito AltoCurtíssimo
AçõesAgressivo e ModeradoAltoLongo
Fundo de AçõesAgressivo e ModeradoAltoLongo
Fundo ImobiliárioAgressivo e ModeradoMédioMédio e Longo
Fundo MultimercadoAgressivo e ModeradoMédioMédio e Longo
Fundo PrevidênciaConservador e ModeradoMédio e BaixoMuito Longo
Fundo Renda FixaConservadorMédio e BaixoMédio e Longo
Renda FixaConservadorMédio e BaixoMédio e Longo
Tesouro DiretoConservadorBaixoCurto, Médio e Longo

Quanto maior o risco, maior a chance de perder o capital investido.

Minicontrato Futuro

Minicontrato futuro é a nova modalidade do mercado disponibilizada pela Bolsa de Valores Brasileira.

Ele busca tornar mais acessível ao investidor iniciante investir em ações ou no S&P500, já que o custo operacional é mais baixo do que a compra de ações no mercado à vista.

Ao comprar o Minicontrato Futuro do famoso índice S&P 500, por exemplo, não há o investimento no índice em si, mas sobre as oscilações do valor dele. 

Opções

As opções são um tipo de derivativo que dá o direito de comprar ou vender um lote de ações por um preço fixado.

Ações

As ações são partes do capital social de uma empresa que são negociadas na Bolsa de Valores.

Ao adquirir uma ação, o investidor passa a receber parte dos lucros na forma de dividendos, além da valorização do preço da ação.

Fundo de Ações

É um investimento coletivo que reúne o dinheiro de diversos investidores para investir em um grupo selecionado de ações.

É uma forma mais simples e fácil de investir em ações, já que o controle do fundo fica por conta de gestores.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Fundo Imobiliário

Os Fundos Imobiliários são formados por recursos de diversos investidores que são destinados à compra ou venda de ativos físicos ou valores imobiliários.

É uma forma de investir em imóveis sem de fato ter um imóvel.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Fundo Multimercado

Os Fundos Multimercados são uma categoria de fundos de investimento que investem em diferentes classes de ativos financeiros.

Assim como outros fundos de investimentos, funcionam como um condomínio coletivo, na qual cada investidor adquire cotas.

Fundo Renda Fixa

Os Fundos de Renda Fixa possuem pelo menos 80% da sua carteira investido em ativos de renda fixa.

Para fazer parte do Fundo, basta comprar uma cota. O rendimento e as despesas são divididos de acordo com a quantidade de cotas de cada investidor.

Fundo Previdência

Fundos de Previdência tem o objetivo de guardar dinheiro para a aposentadoria ou outros objetivos de longo prazo.

Eles funcionam através de contribuições individuais, na qual o contribuinte faz aplicações mensais durante um período, para depois resgatar os valores acrescidos de juros.

Renda Fixa

Renda Fixa é uma classe de ativos na qual é possível prever a rentabilidade final, por isso, são mais seguros.

Eles funcionam como um empréstimo para o emissor. Em troca, você recebe uma remuneração de acordo com a taxa de rentabilidade definida no momento da compra.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil que visa a captação de recursos para o Governo.

Assim, ao comprar um título do tesouro você estará emprestando dinheiro ao Governo, que se propõe a pagar de volta, com juros, na data combinada.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Investimentos Perfil Arrojado

Os investimentos para o perfil arrojado deve ser a maior parte dos seus ativos em renda variável, em especial, em ações.

O investidor com perfil arrojado também deve proteger seu dinheiro e alocar uma parte do capital em produtos menos arriscados.

A indicação é cerca de 30% deva ser investido em títulos de renda fixa para construir uma reserva de emergência e o restante diversificado em produtos de renda variável.

Veja um exemplo:

Tipo AtivoAlocação
Renda Fixa30%
Ações40%
Imóveis25%
Proteção5%
 100%
Gráfico da alocação de ativos de uma carteira arrojada
Exemplo de alocação de ativos de uma carteira arrojada

Investimentos Perfil Moderado

O investidor com perfil moderado aceita correr alguns riscos para alcançar lucros melhores, porém, preza pela segurança do seu patrimônio.

Os investimentos para o perfil moderado devem ser a maior parte alocada em renda fixa, mas aceita uma maior diversificação em ativos mais arriscados.

Para equilibrar a carteira, suavizar os riscos e aumentar as chances de bons resultados, a diversificação deve ser feita em setores e prazos variados.

Exemplo de carteira moderada:

Tipo AtivoAlocação
Renda Fixa50%
Ações25%
Imóveis20%
Proteção5%
 100%
Gráfico da alocação de ativos de uma carteira moderada
Exemplo de alocação de ativos de uma carteira moderada

Investimentos Perfil Conservador

O investidor conservador não gosta de correr riscos, portanto, deve buscar uma carteira de investimentos que priorize a segurança, mesmo que isso signifique uma rentabilidade menor.

A maior parte do capital dos investimentos para o perfil conservador deve ser em renda fixa, porém, é importante dividir entre títulos com prazos diferentes.

Exemplo de carteira conservadora:

Tipo AtivoAlocação
Renda Fixa90%
Ações0%
Imóveis5%
Proteção5%
 100%
Gráfico da alocação de ativos de uma carteira conservadora
Exemplo de alocação de ativos de uma carteira conservadora

Como Descobrir meu Perfil de Investidor

O perfil de investidor é descoberto através de questionários disponíveis em vários sites, inclusive nas corretoras de valores.

Basta responder todas as perguntas com sinceridade e, ao final, saberá em qual dos três perfis se encaixa.

Depois de descobrir qual é o seu perfil de investimento, é possível optar pelos melhores investimentos para seus objetivos e expectativas.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Teste de Perfil de Investidor

O resultado do Teste de Perfil de Investidor leva em consideração suas respostas para indicar o perfil em que você se encaixa.

Dados como idade, tempo de aplicação, finalidade do investimento, conhecimento de investimentos e tolerância aos riscos são usados na análise.

Geralmente quando o investidor abre sua conta em uma instituição financeira, é necessário fazer o teste.

Assim, a corretora tem mais clareza do que o investidor deseja e pode oferecer os melhores investimentos.

É interessante refazer o teste de perfil de investidor de vez em quando, pois seu perfil pode mudar com o tempo.

Assim, é possível acompanhar sua evolução de perfil de investidor.

Dúvidas sobre Perfil de Investidor

Veja abaixo as principais dúvidas sobre perfil de investidor.

Como Mudar Perfil de Investidor na Clear

Entre na sua conta da Clear, vá no seu código de cliente, selecione “Suitability” e refaça o questionário. Ele pode ser alterado quantas vezes desejar.

Como Mudar Perfil de Investidor na Rico

Reveja suas respostas e responda novamente o teste do perfil de investidor da Rico quantas vezes quiser.

Basta entrar na sua conta da Rico e clicar abaixo do seu nome, no canto inferior direito. Depois selecione a opção “Perfil de Investidor”.

Como Mudar Perfil de Investidor na XP

Entre na sua conta da XP, vá no seu perfil e clique em “Perfil do Investidor”.

Na página do teste de perfil, clique em “Redefinir Perfil” e refaça o teste.

→ Quer Saber Onde Investir? Faça Agora um Plano de Investimentos Gratuito.

Conclusão

Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao entrar no mundo dos investimentos é descobrir qual o seu perfil de investidor.

O teste de avaliação do perfil funciona como um guia para você escolher os melhores investimentos dentro do que considera confortável, levando em conta seus objetivos, prazo e tolerância a risco.

O mercado possui muitas opções e saber o seu perfil de investidor garante a diversificação equilibrada do seu capital

Evita também que você assuma riscos acima do que tolera e tenha prejuízo.

O perfil de investidor traça um plano de investimentos de acordo com o momento que o investidor está passando.

Por isso, é normal que o perfil mude junto com o crescimento do seu patrimônio. 

E você, conhece o seu perfil de investidor?

Quando foi a última vez que fez o teste? Seu perfil mudou desde lá?

Faça agora o teste de perfil de investidor e descubra!

Onde Investir R$ 1 Milhão (ou mais)? Baixe Grátis a Carteira de Investimentos dos Milionários.