Os resultados do Pão de Açúcar (PCAR3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 03/05.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado do Pão de Açúcar do 1T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação PCAR3 vale a pena.

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Sobre Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar foi constituído em 1948, hoje é considerado o maior grupo de varejo alimentar da América do Sul.

A companhia mantém ampla cobertura geográfica, estando presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

As operações do Pão de Açúcar se dividem em Varejo, Atacado de autosserviços e Grupo Éxito:

  • Varejo: Pão de Açúcar, Extra Hiper, Extra Supermercado, Mercado Extra, Minimercado Extra, Minuto Pão de Açúcar, Compre Bem, Posto Extra, Drogaria Extra e GPA Malls;
  • Atacado de autosserviços: Assaí;
  • Grupo Éxito: inclui a companhia Éxito (Colômbia) e suas controladas Libertad (Argentina) e Disco del Uruguay . O Éxito opera as marcas Surtimax, Super Inter, e Carulla.

Veja aqui a análise de mercado do Pão de Açúcar, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária do Pão de Açúcar

AcionistaONPNTotal
Wilkes Participações S.A.34,90%0,00%34,90%
BTG Pactual5,27%0,00%5,27%
Geant International BV3,49%0,00%3,49%
Segisor2,07%0,00%2,07%
King LLC0,31%0,00%0,31%
Helicco Participações LTDA.0,21%0,00%0,21%
Casino Guichard Perrachon0,00%0,00%0,00%
Jean Charles Henri Naouri0,00%0,00%0,00%
Outros53,71%0,00%53,71%

Avaliação de Governança

O Pão de Açúcar está listado na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaCia Brasileira de Distribuicao
CódigoPCAR3
SubsetorComércio e Distribuição
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float54% (ON)
Principal AcionistaWilkes Participações S.A. (3.504%)
Sitewww.gpari.com.br

O Pão de Açúcar possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Pão de Açúcar no 1T23

O Pão de Açúcar apresentou um prejuízo líquido de R$ 195,0 milhões no 1T23, baixa de -113,7% na comparação com o mesmo período de 2022.

Confira os principais destaques dos resultados do Pão de Açúcar do primeiro trimestre de 2023:

Indicador1T234T22%1T22%
Lucro Líquido (R$)-195,0 M-1,1 B-81,6%1,4 B-113,7%
Margem Ebitda (%)5,0%2,9%2,1 p.p.5,7%-0,7 p.p.
Margem Bruta (%)24,4%24,2%0,2 p.p.26,9%-2,5 p.p.
Margem Líquida (%)-4,3%8,0%-12,3 p.p.14,2%-18,5 p.p.

Resultados Operacionais do Pão de Açúcar no 1T23

Confira os destaques dos resultados operacionais do Pão de Açúcar, referente às suas operações do 1T23:

A análise dos resultados operacionais do Pão de Açúcar no 1T23 apresentou um crescimento de 15,4% nas vendas totais do GPA Brasil consolidado, impulsionado pela expansão de novas lojas e pela retomada do fluxo de clientes nas lojas de Pão de Açúcar e Proximidade.

A estratégia de aumento da penetração de perecíveis e o forte crescimento em mercearia básica impulsionaram as vendas mesmas lojas na bandeira Pão de Açúcar, que atingiu 7,5%.

No formato de Proximidade, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 12,4%, uma desaceleração pontual devido à retomada do período de férias no litoral após dois anos de medidas restritivas pela pandemia.

Nas bandeiras mainstream, Mercado Extra e Compre Bem, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2,2%, com crescimento consistente da bandeira Mercado Extra e impacto negativo do reposicionamento comercial da bandeira Compre Bem.

Em Postos, houve uma recuperação de volume de combustíveis, com crescimento de 18% nas vendas mesmas lojas frente ao 1T22, devido à reabertura das lojas de hipermercados fechadas após a transação com o Assaí.

No desdobramento dos meses do 1T23, observou-se um mês de março com excelente recuperação após um carnaval mais tímido para o varejo quando comparado ao 1T22, com forte crescimento das vendas mesmas lojas e aceleração do ganho de market share, principalmente nos formatos premium.

Em comparação com o 1T22, as vendas totais da bandeira Pão de Açúcar aumentaram sua participação em 1,0 ponto percentual, enquanto o formato Proximidade apresentou ganho de 0,8 ponto percentual em sua representatividade.

No e-commerce, o GMV foi de R$ 402 milhões, com um crescimento de 7%, excluindo as vendas provenientes dos hipermercados no 1T22.

Esse crescimento pode ser explicado por uma série de melhorias, como o aumento dos pedidos com entrega no mesmo dia, ampliação das parcerias com plataformas externas, além de iniciativas para ganho de eficiência na operação e melhor experiência do cliente.

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Resultados Financeiros do Pão de Açúcar no 1T23

A receita líquida do Pão de Açúcar atingiu R$ 4,5 bilhões no 1T23, apresentando crescimento de 15,0% na comparação com o 1T22.

O lucro bruto do Pão de Açúcar atingiu R$ 1,1 bilhão no 1T23, apresentando crescimento de 4,2% na comparação com o 1T22. 

O custo das mercadorias vendidas totalizou R$ 3,4 bilhões no 1T23, apresentando crescimento de 18,7% na comparação com o 1T22.

O Ebitda ajustado do Pão de Açúcar atingiu R$ 224,0 milhões no 1T23, apresentando retração de -0,1% na comparação com o 1T22.

A margem Ebitda do Pão de Açúcar totalizou 5,0% no 1T23, apresentando retração de -0,7 ponto percentual na comparação com o 1T22. 

O resultado financeiro do Pão de Açúcar totalizou um prejuízo de R$ 332,0 milhões no 1T23, apresentando crescimento no prejuízo de 39,7% quando comparado ao 1T22.

No 1T23, as despesas gerais e administrativas recuaram -14,4% em relação ao 1T22.

A margem bruta do Pão de Açúcar atingiu 24,4% no 1T23, apresentando retração de -2,5 pontos percentuais na comparação com o 1T22.

O prejuízo líquido do Pão de Açúcar atingiu R$ 195,0 milhões no 1T23, apresentando retração no prejuízo de -81,6% na comparação com o 4T22 e queda de -113,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais do Pão de Açúcar
Gráfico do histórico de lucros trimestrais do Pão de Açúcar. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida do Pão de Açúcar atingiu -4,3% no 1T23, apresentando retração de -18,5 pontos percentuais na comparação com o 1T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento do Pão de Açúcar

Os indicadores de endividamento do Pão de Açúcar estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 48,0%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento do Pão de Açúcar:

Gráfico do Histórico de Endividamento do Pão de Açúcar
Gráfico do histórico de endividamento do Pão de Açúcar. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta do Pão de Açúcar em março de 2023, totalizou R$ 6,5 bilhões, apresentando crescimento de R$ 697,0 milhões na comparação com dezembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 82,9% da sua dívida no longo prazo e 17,1% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas do Pão de Açúcar

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Pão de Açúcar para iniciar a sua análise dos fundamentos do PCAR3.

Indicador12/202203/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-1.115,5-2,599,8%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,30,30,0%
Dividend Yield (DY) %2,1%2,4%0,3 p.p.
Payout %-2.393,4%-5,9%2.387,5 p.p.
Price Sales Ratio (PSR)0,30,30,0%
Valor de Mercado (R$)4,4 B4,0 B-9,1%
Ebitda (12 meses) (R$)2,2 B2,2 B0,0%
Lucro por Ação (LPA) $-0,0148-6,0117-40.519,6%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %0,0%-11,9%-11,9 p.p.
Margem Líquida %0,0%-13,8%-13,8 p.p.
Liquidez Corrente1,6%1,7%0,1 p.p.
Data Divulgação27/02/2303/05/23-

* Indicadores com base na data de 03/05/2023.  Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados Pão de Açúcar 1T23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência do Pão de Açúcar do 1T23.

Documentos e arquivos dos Resultados do Pão de Açúcar do 1T23

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados do Pão de Açúcar.

PCAR3 Vale a Pena?

Apesar de apresentar queda nos seus indicadores de margem bruta e Ebitda ajustado, o Pão de Açúcar registrou alta na sua receita líquida no 1T23 em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, o resultado líquido da empresa foi um prejuízo de R$ 248 milhões, revertendo um lucro de R$ 1,3 bilhão no 1T22.

Esses resultados apontam para um cenário desafiador para o varejista, que deve buscar estratégias para recuperar sua rentabilidade e melhorar suas margens em um mercado cada vez mais competitivo.

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Press Release do Pão de Açúcar 1T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado do Pão de Açúcar do 1T23 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.