Os resultados da Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do terceiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 13/11.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Magazine Luiza do 3T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 3T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

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Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

Sobre Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional da Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente a Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Veja aqui a análise de mercado da Magazine Luiza, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária da Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
Ltd Administração E Participações S.A.53,4%0,0%53,4%
Wagner Garcia Participações S.A.3,1%0,0%3,1%
Outros38,6%0,0%38,6%

* Foram considerados os acionistas com participação acima de 1%

Avaliação de Governança

A Magazine Luiza está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float42% (ON)
Principal AcionistaLTD Administração e Participações S.A. (51%)
Siteri.magazineluiza.com.br

A Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 3T23

A Magazine Luiza apresentou um lucro líquido de R$ 331,2 milhões no 3T23, alta de 273,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Magazine Luiza do terceiro trimestre de 2023:

Indicador3T232T23%3T22%
Lucro Líquido (R$)331,2 M-301,7 M209,8%-190,9 M273,5%
Margem Ebitda (%)11,3%3,3%8,0 p.p.5,2%6,1 p.p.
Margem Bruta (%)30,4%28,8%1,6 p.p.27,5%2,9 p.p.
Margem Líquida (%)3,9%-3,5%7,4 p.p.-2,2%6,1 p.p.

Resultados Operacionais da Magazine Luiza no 3T23

Confira os destaques dos resultados operacionais da Magazine Luiza, referente às suas operações do 3T23:

A análise do desempenho operacional da Magazine Luiza no 3T23 destaca uma notável expansão nas vendas totais, com um aumento de 4,8%, consolidando um crescimento médio de 21,5% nos últimos quatro anos.

O incremento foi impulsionado pelo robusto desempenho do e-commerce, que registrou um crescimento de 5,7%, com uma média de crescimento de 34,7% nos últimos quatro anos, e pelo crescimento de 2,3% nas lojas físicas, mantendo uma média de 3,1% nos últimos quatro anos.

O marketplace, em particular, destacou-se com um notável crescimento de 24,8% no 3T23, resultando em uma média de 50,8% nos últimos quatro anos.

No 3T23, a Magazine Luiza observou um aumento significativo na participação das vendas à vista, passando de 29% para 33% em relação ao mesmo período de 2022.

O aumento substancial está relacionado ao crescimento da utilização do PIX, com especial destaque para marcas como KaBuM!, Netshoes e Magalu, contribuindo para atenuar os efeitos das altas taxas de juros.

Em termos financeiros, a receita bruta total no 3T23 alcançou R$10,6 bilhões, representando uma redução de -1,5% em comparação com o mesmo período de 2022.

O decréscimo é atribuído principalmente ao menor volume de vendas nas categorias de bens duráveis.

No entanto, é importante destacar o notável crescimento de 35,1% na receita de serviços, com destaque para o impressionante aumento de 44,3% nas receitas do marketplace.

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Resultados Financeiros da Magazine Luiza no 3T23

A receita líquida da Magazine Luiza atingiu R$ 8,6 bilhões no 3T23, apresentando baixa de -2,6% na comparação com o 3T22.

O lucro bruto da Magazine Luiza atingiu R$ 2,6 bilhões no 3T23, apresentando alta de 7,9% na comparação com o 3T22.

O custo total totalizou R$ 5,9 bilhões no 3T23, apresentando baixa de -6,6% na comparação com o 3T22.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 970,9 milhões no 3T23, apresentando crescimento de 111,3% na comparação com o 3T22.

A margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 11,3% no 3T23, apresentando crescimento de 6,1 pontos percentuais na comparação com o 3T22.

O resultado financeiro da Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 300,6 milhões no 3T23, apresentando baixa no prejuízo de -46,0% quando comparado ao 3T22.

No 3T23, as despesas gerais e administrativas cresceram 7,3%% em relação ao 3T22.

A margem bruta da Magazine Luiza atingiu 30,4% no 3T23, apresentando crescimento de 2,9 pontos percentuais na comparação com o 3T22.

O lucro líquido da Magazine Luiza atingiu R$ 331,2 milhões no 3T23, apresentando crescimento de 209,8% na comparação com o 2T23 e alta de 273,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais da Magazine Luiza
Gráfico do histórico de lucros trimestrais da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida da Magazine Luiza atingiu 3,9% no 3T23, apresentando crescimento de 6,1 pontos percentuais na comparação com o 3T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento da Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 77,7%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Magazine Luiza:

Gráfico do Histórico de Endividamento da Magazine Luiza
Gráfico do histórico de endividamento da Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Magazine Luiza em setembro de 2023, totalizou R$ 7,4 bilhões, apresentando crescimento de R$ 171,6 milhões na comparação com junho de 2023.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 59,4% da sua dívida no longo prazo e 40,6% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Magazine Luiza

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador06/202309/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-25,4-36,0-41,7%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)2,31,5-34,8%
Price Sales Ratio (PSR)0,60,4-33,3%
Valor de Mercado (R$)23,2 B13,6 B-41,4%
Ebitda (12 meses) (R$)1,7 B2,2 B29,4%
Lucro por Ação (LPA) $-0,1327-0,058955,6%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-8,9%-4,2%4,7 p.p.
Margem Líquida %-2,4%-1,1%1,3 p.p.
Liquidez Corrente1,3%1,1%-0,2 p.p.
Data Divulgação14/08/2313/11/23-

* Indicadores com base na data de 13/11/2023. Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 3T23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Magazine Luiza do 3T23.

Documentos e arquivos dos Resultados da Magazine Luiza do 3T23.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

Em síntese, os resultados do 3T23 para a Magazine Luiza revelam um lucro líquido de R$ 331,2 milhões, representando um notável aumento de 273,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

A significativa elevação é, em grande parte, atribuída à reversão de créditos tributários, notadamente relacionados ao julgamento do Supremo Tribunal Federal quanto à não incidência de PIS/Cofins sobre bonificações recebidas de fornecedores.

Um aspecto destacado neste trimestre foi o desempenho excepcional do marketplace, que registrou um notável crescimento de 24,8% no 3T23.

Apesar da influência substancial da reversão de créditos tributários no resultado líquido, o desempenho robusto do marketplace destaca a capacidade da Magazine Luiza em se posicionar como líder no setor, adaptando-se dinamicamente ao ambiente de varejo em constante evolução.

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Press Release da Magazine Luiza 3T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Magazine Luiza do 3T23 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.