Os resultados da IMC (MEAL3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2023, foram divulgados no dia 26/03.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da IMC do 4t23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 4t23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MEAL3 vale a pena.

Sobre IMC

O Grupo IMC – International Meal Company – é uma das maiores empresas de alimentação fora do lar no Brasil, atuando também no Panamá, Colômbia e Estados Unidos. 

A holding IMC foi formada em 2006 pelo fundo de private equity Advent International com o objetivo de desenvolver negócios nas áreas de concessões e de restaurantes no setor de varejo de alimentação.

No Brasil, a IMC atua desde 2007 em aeroportos, rodovias, shopping centers e hospitais, tendo como principais marcas Frango Assado, Viena, Batata Inglesa, RA Catering.

Além disso, a empresa possui os direitos de operar o Olive Garden, a Pizza Hut e o KFC no Brasil.

O RA Catering, especializada em fornecer refeições rápidas para empresas aéreas, ainda está presente na Colômbia e no Panamá, onde a IMC também possui restaurantes em aeroportos e shopping centers.

Nos Estados Unidos, a International Meal Company opera as redes Margaritaville e LandShark.

A companhia emprega mais de 9.000 colaboradores em aproximadamente 460 restaurantes, incluindo próprios e franqueados, de 16 diferentes marcas.

Composição Acionária da IMC

AcionistaONPNTotal
UV Gestora de Ativos Financeiros Ltda34,92%0,00%34,92%
Charles Pimentel Martins3,28%0,00%3,28%
Lincoln Pimentel Martins3,10%0,00%3,10%
Carlos Roberto Wizard Martins2,83%0,00%2,83%
Pizza Hut International LLC0,93%0,00%0,93%
Kentucky Fried Chicken International Holdings LLC0,50%0,00%0,50%
Outros54,12%0,00%54,12%

Avaliação de Governança

A IMC está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado de governança corporativa da B3.

EmpresaInternational Meal Company Alimentação S.A.
CódigoMEAL3
SubsetorHotéis e Restaurantes
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float91,8% (ON)
Principal AcionistaUV Gestora de Ativos Financeiros Ltda
Siteri.internationalmealcompany.com

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado IMC no 4t23

A empresa apresentou um prejuízo de R$ 76,2 milhões no 4t23, contra lucro líquido de R$ 122,6 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da IMC do quarto trimestre de 2023:

Indicador4t233t23%4t22%
Lucro Líquido (R$)-R$ 76,2 MR$ 16,4 M-R$ 122,6 M-
Margem Ebitda (%)12,7%14,5%-1,8 p.p.19,3%-6,6 p.p.
Margem Bruta (%)35,4%38,4%-3 p.p.24,1%11,3 p.p.
Margem Líquida (%)-16,4%2,6%-19 p.p.25,2%-41,6 p.p.

Resultados Operacionais da IMC no 4t23

Vendas

A Rede de restaurantes Frango Assado obteve receita líquida de R$86,5 milhões no trimestre, crescimento de 15,6% vs 4T22 e 14,7% no ano, impulsionada pelo aumento nas vendas mesmas lojas.

As vendas mesmas lojas (SSS) da rede de restaurantes fecharam o trimestre em +8,2% vs 4T22 e +11,8% versus o ano anterior, impulsionada pelo crescimento do fluxo de clientes nas lojas e aumento no ticket médio de vendas.

Vale ressaltar também o impacto positivo do relançamento do FranClube, programa de fidelidade para motoristas de ônibus, que também contribuiu para o aumento de transações nas lojas.

Evolução do Número de Lojas

A IMC encerrou o quarto trimestre com 601 lojas, entre próprias e franquias, localizadas no Brasil, nos EUA e Colômbia.

Durante os últimos doze meses a Companhia expandiu 48 unidades líquidas principalmente nas marcas Pizza Hut e KFC.

No quarto trimestre o ritmo de expansão acelerou nas marcas foco, totalizando 57 aberturas, conforme plano de expansão e foram encerradas 4 lojas, majoritariamente franqueadas da marca Pizza Hut.

Atualmente as lojas próprias representam 56% do sistema da IMC.

A companhia segue executando seu plano de expansão com foco e disciplina, além de garantir uma rede saudável de lojas e franqueados em seu sistema.

Gráfico: Evolução de lojas da IMC. Fonte: IMC RI.

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Resultados Financeiros da IMC no 4t23

A receita líquida de vendas da IMC atingiu R$ 548,7 milhões no 4t23, apresentando alta de 7,3% na comparação com o 4t22.

O lucro bruto da IMC atingiu R$ 198,4 milhões no 4t23, apresentando crescimento de 37,3% na comparação com o 4t22. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 350,2 milhões no 4t23, apresentando queda de -4,5% na comparação com o 4t22.

O Ebitda da IMC atingiu em R$ 72,5 milhões no 4t23, apresentando queda de 29,3% na comparação com o 4t22.

A margem Ebitda da IMC totalizou 12,7% no 4t23, apresentando retração de 6,6 ponto percentual na comparação com o 4t22.

O resultado financeiro da IMC totalizou um prejuízo de -R$ 43,5 milhões no 4t23, apresentando aumento de 15,3% no prejuízo quando comparado ao 4t22.

No 4t23, as despesas gerais e administrativas cresceram 31,9% em relação ao 4t22.

A margem bruta da IMC atingiu 35,4%no 4t23, apresentando crescimento de 11,3 ponto percentual na comparação com o 4t22.

O prejuízo da IMC atingiu R$ 76,2 milhões no 4t23, contra lucro líquido de R$ 16,4 milhões na comparação com o 3t23 e lucro de R$ 122,6 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da IMC. Fonte: Guiainvest.

A margem líquida da IMC atingiu -16,4% no 4t23, apresentando retração de -41,6 ponto percentual na comparação com o 4t22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da IMC

Os indicadores de endividamento da IMC estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 51,8%, abaixo da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da IMC:

Gráfico: Histórico de endividamento da IMC. Fonte: Guiainvest.

A dívida bruta da IMC em dezembro de 2023, totalizou R$ 529,6 milhões, apresentando retração de -R$ 134,7 milhões na comparação com dezembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 67% da sua dívida no longo prazo e 33% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, quartos, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a quartos.

Indicadores Fundamentalistas da IMC

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da IMC para iniciar a sua análise dos fundamentos da MEAL3.

Indicador09/202312/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)4,7-6,9-246,8%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,50,620,0%
Price Sales Ratio (PSR)0,20,350,0%
Valor de Mercado (R$)R$ 552,7 MR$ 535,5 M-3,1%
Lucro por Ação (LPA) $0,4081-0,2863-170,2%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %10,5%-8,0%-18,5 p.p.
Margem Líquida %5,2%-3,7%-8,9 p.p.
Liquidez Corrente0,80,90,1 p.p.
Data Divulgação09/11/2326/03/24-

* Indicadores com base na data de 26/03/2024.  Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados IMC 4t23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da IMC do 4t23.

Documentos e arquivos dos Resultados da IMC do 4t23

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da IMC.

MEAL3 Vale a Pena?

O Grupo IMC destaca-se como uma das principais empresas de alimentação fora do lar no Brasil, com uma impressionante rede de 504 restaurantes.

A maioria desses estabelecimentos está estrategicamente localizada em praças de alimentação de shoppings, aeroportos e rodovias, embora esses espaços tenham sido impactados significativamente durante a pandemia.

Além de sua presença nacional, o Grupo IMC expandiu suas operações para o Panamá, Colômbia e Estados Unidos. Entre suas marcas mais reconhecidas estão o Frango Assado, Viena, Batata Inglesa e RA Catering.

Além disso, detém os direitos de operação do Olive Garden, Pizza Hut e KFC no Brasil, ampliando ainda mais seu alcance e variedade de ofertas no mercado de alimentação.

Apesar dos desafios enfrentados durante a pandemia, o Grupo IMC mantém sua posição de destaque no setor, aproveitando sua diversificada gama de marcas e sua presença estratégica em diversos pontos de venda.

Com uma sólida reputação e um portfólio diversificado, a empresa está preparada para enfrentar os desafios futuros e continuar a oferecer experiências gastronômicas de qualidade aos seus clientes.

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Press Release da IMC 4t23

Confira abaixo os Press Release do Resultado da IMC do 4t23 na íntegra. 

Press Release Do Resultado ... by The Capital Advisor

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.