Os resultados do Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2023, foram divulgados no dia 18/03.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado do Magazine Luiza do 4T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 4T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

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Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

Sobre Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional do Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente o Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Veja aqui a análise de mercado do Magazine Luiza, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária do Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
LTD Administração e Participações S.A.51,53%0,00%51,53%
Wagner Garcia Participações S.A.3,09%0,00%3,09%
Outros42,60%0,00%42,60%

* Foram levados em consideração os acionistas com participação superior a 1%.

Avaliação de Governança

O Magazine Luiza está listado na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado de governança corporativa da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float42,5% (ON)
Principal AcionistaLTD Administração e Participações S.A.
Siteri.magazineluiza.com.br

O Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 4T23

O Magazine Luiza apresentou um lucro líquido de R$ 212,2 milhões no 4T23, alta de 691,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados do Magazine Luiza do quarto trimestre de 2023:

Indicador4T233T23%4T22%
Lucro Líquido (R$)212,2 M331,2 M-35,9%-35,9 M691,1%
Margem Ebitda (%)7,2%5,7%1,5 p.p.6,0%1,2 p.p.
Margem Bruta (%)30,3%30,4%-0,1 p.p.27,8%2,5 p.p.
Margem Líquida (%)2,0%3,9%-1,9 p.p.-0,3%2,3 p.p.

Resultados Operacionais do Magazine Luiza no 4T23

Confira os destaques dos resultados operacionais do Magazine Luiza, referente às suas operações do 4T23:

Vendas

No 4T23, as vendas totais do Magalu atingiram R$ 18,0 bilhões, mantendo-se estáveis em comparação com o mesmo período de 2022.

Em 2023, as vendas totais alcançaram R$ 63,0 bilhões, representando um aumento de 5,0% em relação a 2022.

Nas lojas físicas, as vendas no trimestre atingiram R$ 5,0 bilhões, um aumento de 4,0% em comparação com o 4T22, apesar da forte base de comparação do período da Copa do Mundo em 2022.

Adicionalmente, o Magalu expandiu sua participação de mercado em 1,2 ponto percentual no trimestre.

No ano de 2023, as vendas nas lojas totalizaram mais de R$ 17,0 bilhões, registrando um crescimento de 4,0% em relação a 2022.

O e-commerce atingiu R$ 13,0 bilhões em vendas no trimestre, mantendo-se praticamente estável em relação ao 4T22.

Marketplace

No 4T23, as vendas do marketplace do Magazine Luiza ultrapassaram R$ 5,0 bilhões, registrando um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2023, as vendas do marketplace alcançaram R$ 18,0 bilhões, um aumento de 17,0% em relação a 2022, consolidando-se como o segundo maior canal de vendas, representando aproximadamente 30,0% das vendas totais da empresa.

O marketplace do Magalu conta agora com um total de 340 mil sellers, um aumento de 80 mil parceiros ao longo de 2023. 

Luizacred

No 4T23, a Luizacred registrou receitas de intermediação financeira no valor de R$ 642,9 milhões, apresentando uma queda de -5,1%, impactada pela redução da carteira de crédito.

Ao longo dos 12 meses de 2023, as receitas de intermediação financeira totalizaram R$ 2,7 bilhões, evidenciando um crescimento de 3,1%.

No entanto, no 4T23, de acordo com as práticas contábeis estabelecidas pelo Banco Central (BC), o resultado líquido totalizou um prejuízo de R$ 10,6 milhões.

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Resultados Financeiros do Magazine Luiza no 4T23

A receita líquida do Magazine Luiza atingiu R$ 10,5 bilhões no 4T23, apresentando baixa de -5,5% na comparação com o 4T22.

O lucro bruto do Magazine Luiza atingiu R$ 3,2 bilhões no 4T23, apresentando alta de 3,0% na comparação com o 4T22.

O custo total totalizou R$ 7,4 bilhões no 4T23, apresentando baixa de -8,8% na comparação com o 4T22.

O Ebitda ajustado do Magazine Luiza atingiu R$ 756,5 milhões no 4T23, apresentando crescimento de 12,3% na comparação com o 4T22.

A margem Ebitda do Magazine Luiza totalizou 7,2% no 4T23, apresentando crescimento de 1,2 ponto percentual na comparação com o 4T22.

O resultado financeiro do Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 227,2 milhões no 4T23, apresentando baixa no prejuízo de -60,1% quando comparado ao 4T22.

No 4T23, as despesas gerais e administrativas recuaram -1,1% em relação ao 4T22.

A margem bruta do Magazine Luiza atingiu 30,3% no 4T23, apresentando crescimento de 2,5 pontos percentuais na comparação com o 4T22.

O lucro líquido do Magazine Luiza atingiu R$ 212,2 milhões no 4T23, apresentando retração de -35,9% na comparação com o 3T23 e alta de 691,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A margem líquida do Magazine Luiza atingiu 2,0% no 4T23, apresentando crescimento de 2,3 pontos percentuais na comparação com o 4T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento do Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento do Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 76,5%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento do Magazine Luiza:

Gráfico do Histórico de Endividamento do Magazine Luiza
Gráfico do histórico de endividamento do Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta do Magazine Luiza em dezembro de 2023, totalizou R$ 7,4 bilhões, apresentando retração de R$ 48,5 milhões na comparação com setembro de 2023.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 59,8% da sua dívida no longo prazo e 40,2% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas do Magazine Luiza

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos da MGLU3.

Indicador09/202312/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-36,0-14,958,6%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)1,51,50,0%
Price Sales Ratio (PSR)0,40,40,0%
Valor de Mercado (R$)13,6 B13,8 B1,5%
Ebitda (12 meses) (R$)2,0 B2,1 B5,0%
Lucro por Ação (LPA) $-0,0589-0,1451-146,4%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-4,2%-10,2%-6,0 p.p.
Margem Líquida %-1,1%-2,7%-1,6 p.p.
Liquidez Corrente1,1%1,2%0,1 p.p.
Data Divulgação13/11/2318/03/24-

* Indicadores com base na data de 18/03/2024. Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 4T23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência do Magazine Luiza do 4T23.

Documentos e arquivos dos Resultados do Magazine Luiza do 4T23.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados do Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

Em resumo, os resultados do Magazine Luiza no 4T23 refletem uma notável recuperação financeira, marcada pelo registro de um lucro líquido de R$ 212,2 milhões, revertendo um prejuízo anterior de R$ 35,9 milhões.

Com ajustes, o lucro atingiu R$ 101,5 milhões, revertendo um prejuízo líquido ajustado de R$ 15,2 milhões no mesmo período de 2022.

Destaca-se que um dos principais fatores não recorrentes foi a reversão de créditos tributários, contribuindo para o lucro contábil.

Além disso, a empresa apresentou melhorias significativas em seu desempenho operacional, evidenciadas pelo Ebitda ajustado, que totalizou R$ 756,5 milhões no 4T23, representando um crescimento de 12,3% em comparação ao mesmo período de 2022.

Outro destaque foi a redução do endividamento bruto e o aumento substancial da posição de caixa, que atingiu a ordem de R$ 9,1 bilhões no 4T23.

Os resultados refletem a resiliência e a capacidade de adaptação do Magazine Luiza diante dos desafios do mercado, consolidando sua posição como uma das principais empresas do setor de varejo brasileiro.

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Press Release do Magazine Luiza 4T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado do Magazine Luiza do 4T23 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.