Os resultados da Via (VIIA3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 04/05.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Via do 1T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação VIIA3 vale a pena.

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Sobre Via 

A Via, anteriormente conhecida como Via Varejo, é uma empresa de comércio varejista brasileira fundada em 2010, responsável por administrar as redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio e das suas respectivas lojas virtuais.

Além disso, o Grupo administra a fabricante de móveis Bartira, além de ser a controladora do site de e-commerce Extra.com.br.

A criação da empresa ocorreu após a associação da Casas Bahia, pertencente à família Klein, e do Pontofrio, propriedade do Grupo Pão de Açúcar.

Até junho de 2019, o Grupo Pão de Açúcar foi seu acionista controlador, detendo participação de 39,36% no seu capital.

A empresa está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 1 mil lojas e cerca de 45 mil colaboradores.

A sede administrativa da Via se situa no município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo (SP), e posiciona-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo.

Composição Acionária da Via 

AcionistaONPNTotal
Goldentree Fundo de Investimento em Ações7,83%0,00%7,83%
Twinsf FIM CP IE7,51%0,00%7,51%
Ek VV Limited5,13%0,00%5,13%
Michael Klein2,51%0,00%2,51%
Outros77,02%0,00%77,02%

Avaliação de Governança

A Via está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaVia S.A.   
CódigoVIIA3 
SubsetorComércio  
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%   
Free Float76% (ON) 
Principal AcionistaGoldentree Fundo de Investimento em Ações (8%)
Siteri.viavarejo.com.br

A Via possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Via no 1T23

A Via apresentou um prejuízo líquido de R$ 297,0 milhões no 1T23, baixa de -1.750,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Via do primeiro trimestre de 2023:

Indicador1T234T22%1T22%
Lucro Líquido (R$)-297,0 M-163,0 M-18,0 M-1.750,0%
Margem Ebitda (%)9,2%6,1%3,1 p.p.9,1%0,1 p.p.
Margem Bruta (%)32,1%31,3%0,8 p.p.30,7%1,3 p.p.
Margem Líquida (%)-4,0%1,8%-2,2 p.p.0,2%-4,3 p.p.

Resultados Operacionais da Via no 1T23

Confira os destaques dos resultados operacionais da Via, referente às suas operações do 1T23:

Os resultados operacionais da Via no 1T23 indicam que a companhia está consolidada entre os principais players do mercado online, com um market share de 13,8%, um ganho de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior e de 1 ponto percentual em relação ao 4T22.

Esse aumento de market share está relacionado ao protagonismo da empresa em categorias core 1P e ao crescimento do GMV do 3P, onde a Via alcançou um GMV de R$ 1,5 bilhão, um aumento de 26% em relação ao 1T22.

É importante destacar que esse crescimento foi obtido de maneira rentável, o que reflete a produtividade dos vendedores da empresa, que tiveram um aumento de 23% no GMV por vendedor em relação ao ano anterior e 41% em relação ao 1T21, bem como um aumento de 21% na receita por vendedor em relação ao 1T22 e 29% em relação ao 1T21.

A estratégia da Via para estimular a cauda longa e a recorrência tem sido bem-sucedida, o que se reflete no aumento das comissões e na penetração de serviços oferecidos no marketplace, com um take rate atingindo 12%.

Além disso, a ampliação das ofertas de serviços aos sellers, a expansão do sortimento e a redução do CAC têm ativado a base de clientes e elevado a recorrência, o que tem resultado em aumento de receita com rentabilidade.

Por fim, o fato dos consumidores espontaneamente procurarem categorias core no 3P e acreditarmos que esse crescimento pode ter relação com as recentes mudanças no setor, demonstra que a Via está atenta às tendências do mercado e tem sido capaz de adaptar sua estratégia para manter sua posição entre os principais players do mercado online.

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Resultados Financeiros da Via no 1T23

A receita líquida da Via atingiu R$ 7,4 bilhões no 1T23, apresentando baixa de -0,6% na comparação com o 1T22. 

O lucro bruto da Via atingiu R$ 2,4 bilhões no 1T23, apresentando crescimento de 3,7% na comparação com o 1T22.  

O custo das mercadorias vendidas totalizou R$ 4,9 bilhões no 1T23, apresentando retração de -2,5% na comparação com o 1T22. 

O Ebitda ajustado da Via atingiu R$ 675,0 milhões no 1T23, apresentando crescimento de 0,2% na comparação com o 1T22. 

A margem Ebitda ajustada da Via totalizou 9,2% no 1T23, apresentando crescimento de 0,1 ponto percentual na comparação com o 1T22.  

O resultado financeiro da Via totalizou um prejuízo de R$ 827,0 milhões no 1T23, apresentando crescimento no prejuízo de 93,2% quando comparado ao 1T22. 

No 1T23, as despesas gerais e administrativas cresceram 5,2% em relação ao 1T22. 

A margem bruta da Via atingiu 32,1% no 1T23, apresentando crescimento de 1,3 ponto percentual na comparação com o 1T22. 

O prejuízo líquido da Via atingiu R$ 297,0 milhões no 1T23, apresentando crescimento no prejuízo de 82,2% na comparação com o 4T22 e baixa de -1.750,0% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais da Via
Gráfico do histórico de lucros trimestrais da Via. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida da Via atingiu -4,0% no 1T23, apresentando retração de -4,3 pontos percentuais na comparação com o 1T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Via 

Os indicadores de endividamento da Via estão fora da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 182,2%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Via:

Gráfico do Histórico de Endividamento da Via
Gráfico do histórico de endividamento da Via. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Via em março de 2023, totalizou R$ 9,2 bilhões, apresentando retração de R$ 150,0 milhões na comparação com dezembro de 2022.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da Via 

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Via para iniciar a sua análise dos fundamentos da VIIA3.

Indicador12/202203/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-11,2-4,658,9%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,70,6-14,3%
Price Sales Ratio (PSR)0,10,10,0%
Valor de Mercado (R$)3,7 B2,9 B-21,6%
Ebitda (12 meses) (R$)2,3 B2,2 B-4,3%
Lucro por Ação (LPA) $-0,2140-0,4110-92,1%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-6,5%-13,0%-6,5 p.p.
Margem Líquida %-1,1%-2,1%-1,0 p.p.
Liquidez Corrente0,9%0,8%-0,1 p.p.
Data Divulgação09/03/2309/03/23-

* Indicadores com base na data de 09/03/2023.  Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados Via 1T23

Veja aqui a Transmissão da Teleconferência da Via do 1T23.

Documentos e arquivos dos Resultados da Via do 1T23.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Via.

VIIA3 Vale a Pena?

Apesar do prejuízo líquido de R$ 297 milhões no 1T23, a Via apresentou uma performance positiva em relação ao seu market share online, alcançando 13,8% no período, um ganho de 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.

A companhia também obteve um aumento de produtividade, com mais possibilidades online para seus vendedores, resultando em um aumento tanto de GMV como de receita por vendedor e conversão.

Além disso, o GMV do 3P da Via apresentou um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior, reflexo da execução da estratégia de estímulo da cauda longa e recorrência.

A expansão das ofertas de serviços aos sellers e a ampliação do sortimento foram fatores que contribuíram para o aumento da complementaridade em relação às categorias destino da companhia.

Dessa forma, a Via vem demonstrando uma performance sólida em seu mercado de atuação.

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Press Release da Via 1T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Via do 1T23 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.