Os resultados do Magazine Luiza (MGLU3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2023, foram divulgados no dia 14/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado do Magazine Luiza do 2T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

Sobre Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma das maiores empresas varejistas do país, e pioneira do e-commerce brasileiro.

A companhia foi constituída em 1957 na cidade de Franca-SP. A partir de então, o seu crescimento ocorreu via aquisições estratégicas, e pelo ciclo da transformação digital.

A estrutura operacional do Magalu é composta por 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados, estando presente em todas as regiões do país.

Atualmente o Magazine Luiza é um dos maiores players do comércio eletrônico, além de estar presente estrategicamente nas principais regiões do país. 

Veja aqui a análise de mercado do Magazine Luiza, o que a empresa faz, seus diferenciais competitivos e principais concorrentes. 

Composição Acionária do Magazine Luiza

AcionistaONPNTotal
LTD Administração e Participações S.A.53,4%0,0%53,4%
T. Rowe Price Associates INC.5,0%0,00%5,0%
Wagner Garcia Participações S.A.3,1%0,0%3,1%
Outros38,6%0,0%38,6%

* Foram considerados os acionistas com participação acima de 1%

Avaliação de Governança

O Magazine Luiza está listado na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMagazine Luiza S.A.
CódigoMGLU3
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float42% (ON)
Principal AcionistaLTD Administração e Participações S.A. (51%)
Siteri.magazineluiza.com.br

O Magazine Luiza possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Magazine Luiza no 2T23

A Magazine Luiza apresentou um prejuízo líquido de R$ 301,7 milhões no 2T23, alta no prejuízo de 123,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Paralelamente, a empresa também reportou um prejuízo líquido ajustado de R$ 198,8 milhões no 2T23.

Confira os principais destaques dos resultados do Magazine Luiza do segundo trimestre de 2023:

Indicador2T231T23%2T22%
Lucro Líquido (R$)-301,7 M-391,2 M--135,0 M-
Margem Ebitda (%)3,3%3,6%-0,3 p.p.5,3%-2,0 p.p.
Margem Bruta (%)28,8%27,3%1,5 p.p.28,6%0,2 p.p.
Margem Líquida (%)-3,5%-4,3%0,8 p.p.-1,6%-1,9 p.p.

Resultados Operacionais do Magazine Luiza no 2T23

Confira os destaques dos resultados operacionais do Magazine Luiza, referente às suas operações do 2T23:

No 2T23, o Magalu apresentou um desempenho operacional notável, evidenciando um cenário de crescimento consistente e abrangente.

O trimestre foi marcado por uma expansão contínua da rede de lojas, com o Magalu encerrando o período com um total de 1.303 unidades.

A distribuição inclui 1.049 lojas convencionais, 237 lojas virtuais e 17 quiosques, estes últimos estabelecidos por meio de uma parceria com a rede de supermercados Semar.

As vendas totais do Magalu durante o 2T23 apresentaram um aumento de 5,8%, um reflexo direto do crescimento de 7,0% no e-commerce e de 2,7% nas lojas físicas.

A receita bruta total do período atingiu R$ 10,6 bilhões, representando um aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O crescimento foi impulsionado pela performance positiva tanto do e-commerce quanto das lojas físicas.

Destacou-se o desempenho notável da receita de serviços, que registrou um aumento de 25,1% durante o trimestre.

Entre os destaques dessa categoria, as receitas provenientes do marketplace apresentaram um crescimento expressivo de 31,9%, evidenciando o sucesso da plataforma no ecossistema de vendas do Magalu.

Além disso, a atuação da Fintech Magalu foi impressionante, com um volume total de transações (TPV) de R$ 23,9 bilhões durante o 2T23, refletindo um crescimento de 8,8% em comparação com o mesmo período de 2022.

O segmento de cartão de crédito também teve um desempenho positivo, com um Total Payment Volume (TPV) de R$ 14,1 bilhões, marcando um aumento de 3,4%.

Vale ressaltar as vendas realizadas dentro do próprio Magalu para os portadores dos cartões Luiza e Magalu, que totalizaram R$ 1,8 bilhão durante o trimestre. 

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Resultados Financeiros do Magazine Luiza no 2T23

A receita líquida do Magazine Luiza atingiu R$ 8,6 bilhões no 2T23, apresentando alta de 0,1% na comparação com o 2T22.

O lucro bruto do Magazine Luiza atingiu R$ 2,5 bilhões no 2T23, apresentando alta de 0,6% na comparação com o 2T22.

O custo total totalizou R$ 6,1 bilhões no 2T23, apresentando baixa de -0,1% na comparação com o 2T22.

O Ebitda do Magazine Luiza atingiu R$ 283,9 milhões no 2T23, apresentando retração de -37,9% na comparação com o 2T22.

A margem Ebitda do Magazine Luiza totalizou 3,3% no 2T23, apresentando retração de -2,0 pontos percentuais na comparação com o 2T22.

O resultado financeiro do Magazine Luiza totalizou um prejuízo de R$ 532,1 milhões no 2T23, apresentando crescimento no prejuízo de 7,7% quando comparado ao 2T22.

No 2T23, as despesas gerais e administrativas recuaram -3,5% em relação ao 2T22.

A margem bruta do Magazine Luiza atingiu 28,8% no 2T23, apresentando crescimento de 0,2 ponto percentual na comparação com o 2T22.

O prejuízo líquido do Magazine Luiza atingiu R$ 301,7 milhões no T23, apresentando baixa no prejuízo de -22,9% na comparação com o 1T23 e alta no prejuízo de 123,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais da Magazine Luiza
Gráfico do histórico de lucros trimestrais do Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida do Magazine Luiza atingiu -3,5% no 2T23, apresentando retração de -1,9 ponto percentual na comparação com o 2T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento do Magazine Luiza

Os indicadores de endividamento do Magazine Luiza estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 72,2%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento do Magazine Luiza:

Gráfico do Histórico de Endividamento da Magazine Luiza
Gráfico do histórico de endividamento do Magazine Luiza. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta do Magazine Luiza em junho de 2023, totalizou R$ 7,2 bilhões, apresentando baixa de R$ 39,4 milhões na comparação com março de 2023.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 60,9% da sua dívida no longo prazo e 39,1% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas do Magazine Luiza

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Magazine Luiza para iniciar a sua análise dos fundamentos do MGLU3.

Indicador03/202306/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-30,6-25,416,9%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)2,22,34,5%
Price Sales Ratio (PSR)0,60,60,0%
Valor de Mercado (R$)22,3 B23,2 B4,0%
Ebitda (12 meses) (R$)1,9 B1,7 B-10,5%
Lucro por Ação (LPA) $-0,1080-0,1327-22,9%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-7,1%-8,9%-1,8 p.p.
Margem Líquida %-1,9%-2,4%-0,5 p.p.
Liquidez Corrente1,4%1,3%-0,1 p.p.
Data Divulgação15/05/2314/08/23-

* Indicadores com base na data de 14/08/2023. Fonte: GuiaInvest

Teleconferência de Resultados Magazine Luiza 2T23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência do Magazine Luiza do 2T23.

Documentos e arquivos dos Resultados do Magazine Luiza do 2T23.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados do Magazine Luiza.

MGLU3 Vale a Pena?

Os resultados divulgados pelo Magazine Luiza no 2T23 refletem um contexto em que desafios financeiros foram enfrentados com firmeza e determinação.

O prejuízo líquido ajustado de R$ 198,8 milhões, representando um aumento significativo de 77,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior, revela as pressões das despesas financeiras, influenciadas pelas altas taxas de juros.

Além disso, a performance da financeira LuizaCred também impactou os resultados do período, reforçando os desafios que a empresa enfrentou.

Apesar dessas adversidades, destaca-se o impressionante crescimento nas vendas, abrangendo todos os canais de atuação.

Desde as tradicionais lojas físicas até a dinâmica plataforma de e-commerce com estoque próprio e o marketplace, a expansão das vendas ilustra a capacidade do Magazine Luiza de se adaptar e prosperar em um ambiente competitivo e em constante mudança.

Neste cenário, os resultados do Magazine Luiza no 2T23 não apenas refletem a capacidade de enfrentar desafios financeiros, mas também evidenciam uma trajetória constante de crescimento e inovação.

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Press Release da Magazine Luiza 2T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Magazine Luiza do 2T23 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.