Os resultados das Lojas Marisa (AMAR3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2023, foram divulgados no dia 09/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado das Lojas Marisa do 2T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação AMAR3 vale a pena.

Sobre Lojas Marisa

As Lojas Marisa são uma das maiores redes de moda do país, nacionalmente conhecida através do seu slogan “De mulher pra mulher, Marisa”.

A empresa foi constituída em 1948, quando o fundador Bernardo Goldfarb abriu a sua primeira loja, conhecida como Marisa Bolsas.

No decorrer da sua história, as Lojas Marisa foram uma das primeiras redes de moda a criar uma loja virtual.

A companhia está presente no mercado há 70 anos, presente estrategicamente em diversas regiões do país, através das suas lojas físicas, além de contar também com o e-commerce.

Atualmente, as Lojas Marisa também oferecem produtos financeiros através das modalidades de cartões Private Label  Co-Branded, visando uma maior fidelização dos seus clientes.

Composição Acionária das Lojas Marisa

AcionistaONPNTotal
Safra Asset Management Ltda.5,6%0,0%5,6%
Outros37,0%0,0%37,0%
Renata Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Ricardo Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Marina Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Flávia Goldfarb Papa4,8%0,0%4,8%
Roberta Goldfarb Philipsen4,8%0,0%4,8%
Rodrigo Terpins4,7%0,0%4,7%
Denise Golfarb Terpins4,7%0,0%4,7%
Marcelo Goldfarb4,7%0,0%4,7%
Márcio Luiz Goldfarb4,7%0,0%4,7%
Michel Terpins4,7%0,0%4,7%
Ticiana Terpins Strozenberg4,7%0,0%4,7%
R2m Fi Multimercado Investimento No Exterior3,8%0,0%3,8%

Avaliação de Governança

As Lojas Marisa estão listadas na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMarisa Lojas S.A.
CódigoAMAR3 
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float46% (ON)
Principal AcionistaZap Fia IE (7%)
Siteri.marisa.com.br/

As Lojas Marisa possuem um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Lojas Marisa no 2T23

As Lojas Marisa apresentaram um prejuízo líquido de R$ 63,4 milhões no 2T23, alta no prejuízo de 82,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados das Lojas Marisa do segundo trimestre de 2023:

Indicador2T231T23%2T22%
Lucro Líquido (R$)-63,4 M-148,9 M--34.819-
Margem Bruta (%)37,3%38,4%-1,1 p.p.42,3%-5,0 p.p.
Margem Líquida (%)-11,6%-26,6%15,0 p.p.-3,8%-7,8 p.p.

Resultados Operacionais das Lojas Marisa no 2T23

Confira os destaques dos resultados operacionais das Lojas Marisa, referente às suas operações do 2T23, por divisão de negócio:

Varejo

As Lojas Marisa apresentaram um quadro desafiador em seu desempenho operacional durante o 2T23.

A receita líquida no varejo alcançou R$ 469,9 milhões, refletindo uma queda significativa de -21,6% em relação ao mesmo período de 2T22.

O fechamento de 88 lojas ao longo do primeiro semestre de 2023, somado ao encerramento de 10 lojas em dezembro de 2022, impactou diretamente a receita, reduzindo sua base de operações físicas.

No que diz respeito às vendas nas mesmas lojas, o semestre apresentou um desempenho levemente abaixo do patamar do ano anterior.

O encerramento de lojas teve um impacto mais acentuado nas vendas totais, contribuindo para a redução da receita bruta de lojas físicas, que alcançou R$ 588,7 milhões no 2T23, uma diminuição de 19,6% em relação ao 2T22.

O índice de vendas em mesmas lojas (SSS) apresentou uma redução de -12,7%, considerando o fechamento gradual de lojas ao longo do trimestre.

O canal digital também enfrentou desafios, com um declínio de -49,3% no faturamento das vendas realizadas por meio de website, aplicativo e marketplace.

Conforme informado pela empresa, a redução é atribuída à estratégia de priorizar a rentabilidade nessa operação, o que possivelmente teve um efeito desfavorável sobre o volume de vendas.

Mbank

A Mbank manteve uma margem de contribuição do produto private label praticamente inalterada em comparação com o segundo trimestre de 2022.

Embora tenha ocorrido uma perda de receita, essa situação foi atenuada pela redução nas perdas líquidas.

Uma diminuição no custo de funding do private label também foi notada, líquido de aplicações, devido ao aumento dos rendimentos das aplicações financeiras após a entrada do capital dos acionistas controladores na Mbank.

Apesar do foco da empresa em rentabilidade e mitigação de perdas, o Ebitda do Mbank foi impactado pela redução nas receitas ao se comparar com o segundo trimestre de 2022.

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Resultados Financeiros das Lojas Marisa no 2T23

A receita líquida das Lojas Marisa atingiu R$ 547,5 milhões no 2T23, apresentando baixa de 25,4% na comparação com o 2T22.

O lucro bruto das Lojas Marisa atingiu R$ 204,4 milhões no 2T23, apresentando retração de -34,4% na comparação com o 2T22.

O custo dos produtos vendidos totalizou R$ 343,1 milhões no 2T23, apresentando baixa de -18,7% na comparação com o 2T22.

O Ebitda ajustado das Lojas Marisa atingiu um prejuízo R$ 36,7 milhões no 2T23, apresentando baixa de -362,1% na comparação com o 2T22.

O resultado financeiro das Lojas Marisa totalizou um prejuízo de R$ 44,6 milhões no 2T23, apresentando baixa no prejuízo de -29,8% quando comparado ao 2T22.

No 2T23, as despesas gerais e administrativas cresceram 33,4% em relação ao 2T22.

A margem bruta das Lojas Marisa atingiu 37,3% no 2T23, apresentando retração de -5,0 pontos percentuais na comparação com o 2T22.

O prejuízo líquido das Lojas Marisa atingiu R$ 63,4 milhões no 2T23, apresentando queda no prejuízo de -57,4% na comparação com o 1T23 e alta no prejuízo de 82,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais das Lojas Marisa
Gráfico do histórico de lucros trimestrais das Lojas Marisa. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida das Lojas Marisa atingiu -11,6% no 2T23, apresentando retração de -7,8 pontos percentuais na comparação com o 2T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento das Lojas Marisa

Os indicadores de endividamento das Lojas Marisa estão fora da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 457,2%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento das Lojas Marisa:

Gráfico do Histórico de Endividamento das Lojas Marisa
Gráfico do histórico de endividamento das Lojas Marisa. Fonte: GuiaInvest

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas das Lojas Marisa

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas das Lojas Marisa para iniciar a sua análise dos fundamentos da AMAR3.

Indicador03/202306/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-0,4-0,5-25,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,61,066,7%
Price Sales Ratio (PSR)0,10,10,0%
Valor de Mercado (R$)205,7 M305,1 M48,3%
Lucro por Ação (LPA) $-1,7244-1,8283-6,0%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-160,5%-206,1%-45,6 p.p.
Margem Líquida %-21,7%-24,6%-2,9 p.p.
Liquidez Corrente1,0%1,0%0,0 p.p.
Data Divulgação15/05/2309/08/23-

* Indicadores com base na data de 09/08/2023.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Teleconferência de Resultados Lojas Marisa 2T23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência das Lojas Marisa do 2T23.

Documentos e arquivos dos Resultados das Lojas Marisa do 2T23.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados das Lojas Marisa.

AMAR3 Vale a Pena?

Em resumo, os resultados do 2T23 das Lojas Marisa apresentaram um cenário desafiador.

O prejuízo líquido reportado de R$ 63,4 milhões marcou um aumento de 82,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, um ponto positivo foi a redução do prejuízo financeiro das Lojas Marisa, que diminuiu significativamente em -29,8% em base anual.

O declínio foi atribuído à elevação da taxa média de juros e ao aumento do saldo de caixa, o que impulsionou as receitas financeiras da empresa.

No entanto, é importante destacar que, apesar das melhorias nas despesas financeiras líquidas, o resultado líquido foi impactado negativamente tanto pela redução das receitas quanto pelas margens operacionais no varejo.

Diante desse panorama, a Marisa Lojas enfrenta desafios substanciais em suas operações, que incluem a necessidade de melhorar a receita e as margens no varejo, bem como abordar os aspectos operacionais do Mbank.

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Press Release das Lojas Marisa 2T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado das Lojas Marisa do 2T23 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.