O mês de agosto encerra com Ibovespa em queda, fechando próximo aos 119 mil pontos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentre os índices de ações, o índice IMOB chegou a cair mais de 8% no mês, mas teve uma importante recuperação no final de agosto, puxado pelo setor de construção civil.

No início do mês de agosto o COPOM (Comitê de Política Monetária) elevou a taxa Selic de 4,25% para 5,25% ao ano.

A alta de um ponto percentual é motivada pela aceleração da inflação.

Dentro deste aspecto, a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) veio levemente acima das estimativas do mercado em julho.

O indicador foi pressionado, principalmente, pelo avanço nos preços da energia elétrica em meio à crise hídrica no Brasil.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

No cenário externo, os investidores permanecem atentos para os dados de inflação dos Estados Unidos alinhada com as estimativas do mercado no mês de julho.

Dentro deste contexto, ocorreu o simpósio de Jackson Hole, em que Jerome Powell, presidente do Fed, reforçou que o avanço da inflação é temporário.

Powell também informou que o FED mantém seu objetivo de levar a economia norte-americana novamente ao pleno emprego, enquanto avaliam os impactos da propagação da variante delta sobre a retomada econômica.

A partir desse contexto do mercado financeiro global e nacional, a Toro Investimentos divulgou suas recomendações para o mês de setembro.

Setores em Destaque

A corretora de valores apresentou sua análise de três setores que devem ter destaque no próximo mês.

Varejo

É possível observar um movimento de reestruturação do varejo nacional, que se prepara cada vez mais para era digital, que teve seu crescimento forçado pela pandemia.

Ainda assim, mesmo com a reabertura das lojas físicas, esse movimento de ampliação do market share deve continuar. O e-commerce no Brasil ainda está dando seus primeiros passos.

Com a retomada das atividades e a vacinação da população contra o coronavírus, ativos de empresas de valor que sofreram desconto durante a pandemia devem se valorizar com convicção.  

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Serviços financeiros

O setor de serviços financeiros já começa a sinalizar uma recuperação em relação aos piores momentos da crise.

Já é possível observar uma retomada do crescimento, em especial dos bancos.

Outro ponto importante é o patamar de preço atrativo em que esses ativos ainda operam.

Além disso, a expectativa é de que o Banco Central permaneça numa postura hawkish ao longo do ano.

O aumento de juros também deve acaba por beneficiar o setor pelo aumento do spread bancário.  

Exportação

Este também deve continuar sendo um bom momento para as commodities, principalmente petróleo.

Aliado ao real em patamares ainda depreciados, as empresas exportadoras podem ser favorecidas.

O setor, que já vem performando bem nos últimos meses, deve continuar a contribuir para o bom desempenho da bolsa de valores.

Ativos Recomendados para Setembro

Confira abaixo a seleção de ações indicada pela Toro Investimentos.

BIDI4 

No final do mês de agosto o Banco Inter (BIDI4) realizou um movimento que chamou atenção do mercado financeiro, uma nova aquisição.

O Inter anunciou a compra da Fintech americana USEND, que atua no mercado de câmbio e serviços financeiros.

A aquisição tem o objetivo de iniciar suas atividades financeiras nos EUA, ampliar sua oferta de produtos financeiros e integrar novidade a sua plataforma.

Além de ampliar sua linha de negócios, a compra da fintech americana será importante no processo de internacionalização do banco digital.

A Toro acredita que esses fatores podem continuar destravando preço ao longo do mês de setembro e por isso recomenda compra em BIDI4.

BLAU3

As ações da Blau Farmacêutica (BLAU3) tiveram sua estreia na B3 no final do mês de abril e desde então foi possível observar uma evolução em seus preços.

A companhia atua na fabricação de medicamentos próprios para diversas classes terapêuticas, buscando atuar no desenvolvimento de novos produtos, possibilitando o crescimento futuro da companhia.

Além disso, a Farmacêutica  ainda detém posição de liderança nacional no segmento institucional de medicamentos de alta complexidade e se favorece de uma elevada barreira de entrada neste aspecto, considerando tanto questões regulatórias, quanto particularidades relacionadas à produção.

Diante desses aspectos e do viés positivo dos preços, a Toro recomenda compra de BLAU3 no mês de setembro.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

BPAC11

O BTG Pactual (BPAC11) possui um portfólio diversificado de produtos e serviços e uma estratégia que consegue atender diversas linhas de negócios e diferentes classes.

O crescimento da adesão de novos clientes à plataforma BTG+ e o nível de adaptação do Banco às possíveis mudanças de mercado reforçam ainda mais a tese de investimento.

Um ponto importante é a estratégia do BTG em aumentar sua participação no Banco Pan, fazendo com que a empresa aumente sua exposição à classe média.

Segundo a Toro, esse movimento deve trazer resultados significativos nos números da companhia.

CCRO3

A CCR (CCRO3) é uma das mais expressivas empresas de concessão de infraestrutura da América Latina.

No âmbito da mobilidade urbana, a empresa é sócia de concessões de metrô, de barcas e do VLT.

Além disso, a companhia atua em operações aeroportuárias, detendo concessões em Belo Horizonte, Curaçao, Costa Rica e também no Equador.

A CCR depende diretamente do nível de aquecimento da economia para ampliar o fluxo de passageiros e a pandemia refletindo em seus números, especialmente no ano de 2020.

Ainda assim, já é possível observar um alívio em seus resultados do segundo trimestre de 2021, reflexo da retomada, ainda que lenta.

Fazendo uma análise de preço, CCRO3 apresenta um cenário de inflexão, que pode indicar um início de retomada do movimento comprador da ação.

YDUQ3

A YDUQS (YDUQ3) esteve presente na recomendação da Toro do mês passado, baseado no cenário de forte desconto que os preços das ações pela pandemia.

A companhia ajustou-se à tendência de ensino remoto, ampliando sua base de alunos do EaD, o que resultou no grande aumento do faturamento desta linha de negócios.

Além da ampliação do cenário digital, o processo de vacinação da população adulta e o retorno às aulas presenciais podem trazer ainda mais resultados.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

MOSI3

Considerada a maior plataforma digital nacional de conteúdo de vendas para o comércio eletrônico, a Mosaico (MOSI3) é proprietária dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro.

Recentemente, a empresa implementou, em parceria com o BTG Pactual, uma plataforma de cashback.

Além disso, a Mosaico pretende lançar um marketplace nos canais eletrônicos da instituição financeira, o que também colabora para o seu posicionamento no comércio eletrônico nacional.

Fazendo uma análise de preço, as ações da MOSI3 apresentaram um importante desconto.

Tendo em vista o posicionamento de market share e o espaço para crescer no Brasil, a Toro enxerga MOSI3 como uma boa oportunidade de compra no mês de setembro.

MRVE3

As ações do setor de construção civil foram exageradamente penalizadas com o cenário de aumento de juros no Brasil.

Esse cenário de desconto nos preços posicionou ativos como MRV (MRVE3) em patamares bem atrativos, tendo em vista os bons fundamentos da empresa.

Olhando para os últimos resultados divulgados pela MRV, houve um forte desempenho operacional, com geração de caixa e um recorde na criação de caixa da companhia.

Analisando o índice que a MRV participa, o Índice Imobiliário, observamos que este setor apresenta mais espaço para recuperação no ano de 2021.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

PRIO3

O modelo de negócios da PetroRio (PRIO3) é um bom investimento para exposição direta ao petróleo e com potencial de expansão.

Além disso, essa combinação de estratégias, que vai de fusões até novas aquisições, tem se mostrado bem sucedida dentro do portfólio da companhia.

O anúncio da compra da embarcação OSX-3 deve chamar a atenção do mercado para as ações da PRIO3, visto que se trata da primeira iniciativa de uma empresa privada no país para a otimização de campos maduros.

TUPY3

A Tupy (TUPY3) tem se beneficiado do atual cenário de desvalorização cambial, já que a maior parte da sua receita vem do exterior.

Sendo assim, o resultado da empresa é favorecido pela conversão em reais dos preços de seus produtos.

Além disso, observa-se uma recuperação gradual no volume físico de vendas, destacando-se a boa performance de todos os segmentos da companhia.

A companhia deve continuar sua trajetória de retomada da performance ao longo dos próximos trimestres, assim como fez nos números apresentados no último trimestre.

Fazendo uma análise de preço, após um desconto observado entre os meses de maio até agosto, a Toro enxerga um cenário de retomada dos preços e recomenda a compra de TUPY3 no mês de setembro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a visão da Toro Investimentos, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.