O que é Market Share

Market Share é um termo utilizado para se referir a parcela do mercado que uma empresa é capaz de atingir, ou seja, a participação relativa da empresa no mercado. 

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Assim, ele diz respeito à relevância que uma empresa possui perante os competidores do setor em que atua. 

Por isso, o Market Share é um importante mecanismo para averiguar o desempenho da empresa, bem como projetar perspectivas futuras para o crescimento de suas vendas e, comumente, para o aumento de seus dividendos

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Características do Market Share

O Market Share representa a porção do público que o negócio foi capaz de conquistar

Por isso, ele é um importante indicador no momento de realizar comparações setoriais de empresas: quanto maior o Market Share de uma empresa, mais ela consegue se sobressair à suas concorrentes. 

Ele também é um ótimo indicador para a metrificação do Marketing: ao acompanhar a evolução do Market Share ao longo do tempo, a empresa é capaz de entender os resultados de seus investimentos. 

Caso esteja dando certo, é comum que a parcela do mercado que a empresa possui aumente, mesmo que gradualmente. Caso contrário, o Market Share da empresa tende a permanecer estável ou até mesmo diminuir

Além disso, o Market Share ainda indica para a empresa seu poder de negociação com clientes e fornecedores: quanto maior a parcela de mercado que a empresa possui, mais ela tem autoridade e voz para estabelecer negócios com estes. 

Por exemplo, pensemos no mercado de busca digital: o Google, detentor majoritário do Market Share deste segmento possui muito mais poder de negociação do que, por exemplo, o Yahoo, seu concorrente direto.

Cálculo do Market Share

Conforme dito anteriormente, o Market Share é uma metrificação da capacidade da empresa de atingir seu público em potencial

Por isso, ele pode ser calculado de diferentes maneiras: 

  • Pelo público-alvo alcançado; 
  • Pelo faturamento apresentado; 
  • Pelo valor de mercado
  • Pelo estudo de penetração da marca.

Todas essas formas de cálculo levam em consideração a porcentagem do que a empresa possui em relação ao total. Por isso, é muito importante que se conte não somente com os dados da empresa, como de todo o mercado que ela se insere. 

Entretanto, essa não é uma tarefa simples: encontrar o valor de mercado, o faturamento das empresas concorrentes ou até mesmo informações sobre o público alvo da empresa pode ser um tanto difícil

Caso a empresa opte por realizar essa análise por si própria, ela pode utilizar diferentes bases de dados, como a do IBGE, ou também plataformas que contenham o faturamento de empresas e seus resultados na bolsa de valores

Do contrário, a empresa pode optar por encomendar uma pesquisa de mercado que conterá todas essas informações. Para isso, ela pode buscar consultorias especializadas, tanto com empresas seniores quanto com empresas juniores

Exemplo de Market Share

Para esclarecer todo o conceito e exemplificar da melhor maneira possível o conceito de Market Share, vamos imaginar uma situação fictícia

Suponha que uma empresa possui um faturamento mensal de R$2.000.000,00 e um público de 50.000 pessoas. O valor de mercado dessa empresa é de 100 milhões de reais. 

Suponha também que o setor em que essa empresa está inserida apresenta um faturamento mensal de 10 milhões de reais, público potencial de 250.000 pessoas. 

Por fim, o valor de mercado somado das empresas desse setor contabiliza 500 milhões de reais. 

Nesse caso, podemos averiguar o Market Share da empresa por diferentes maneiras

  • Público alvo: dividimos o número de clientes da empresa pela quantidade total de potenciais clientes. Isso resulta em um Market Share de 20%; 
  • Faturamento: dividimos a receita apresentada pela receita das empresas do setor. Isso também resulta em um Market Share de 20%; 
  • Valor de Mercado da Empresa: dividimos o valor de mercado da empresa pelo valor de mercado das empresas do setor. Nesse caso, o resultado também seria 20%. 

Nesse exemplo fictício, o Market Share da empresa é sempre igual. Entretanto, na vida real o Market Share costuma apresentar variações de acordo com a maneira a qual é estudado.