Os resultados das Lojas Marisa (AMAR3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2023, foram divulgados no dia 15/05.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado das Lojas Marisa do 1T23 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1T23 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação AMAR3 vale a pena.

Sobre Lojas Marisa

As Lojas Marisa são uma das maiores redes de moda do país, nacionalmente conhecida através do seu slogan “De mulher pra mulher, Marisa”.

A empresa foi constituída em 1948, quando o fundador Bernardo Goldfarb abriu a sua primeira loja, conhecida como Marisa Bolsas.

No decorrer da sua história, as Lojas Marisa foram uma das primeiras redes de moda a criar uma loja virtual.

A companhia está presente no mercado há 70 anos, presente estrategicamente em diversas regiões do país, através das suas lojas físicas, além de contar também com o e-commerce.

Atualmente, as Lojas Marisa também oferecem produtos financeiros através das modalidades de cartões Private Label  Co-Branded, visando uma maior fidelização dos seus clientes.

Composição Acionária das Lojas Marisa

AcionistaONPNTotal
Safra Asset Management Ltda.5,6%0,0%5,6%
Outros37,0%0,0%37,0%
Renata Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Ricardo Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Marina Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Flávia Goldfarb Papa4,8%0,0%4,8%
Roberta Goldfarb Philipsen4,8%0,0%4,8%
Rodrigo Terpins4,7%0,0%4,7%
Denise Golfarb Terpins4,7%0,0%4,7%
Marcelo Goldfarb4,7%0,0%4,7%
Márcio Luiz Goldfarb4,7%0,0%4,7%
Michel Terpins4,7%0,0%4,7%
Ticiana Terpins Strozenberg4,7%0,0%4,7%
R2m Fi Multimercado Investimento No Exterior3,8%0,0%3,8%

*Foram considerados os acionistas com participação maior que 1%

Avaliação de Governança

As Lojas Marisa estão listadas na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMarisa Lojas S.A.
CódigoAMAR3 
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float43%
Principal AcionistaSafra Asset Management Ltda. (6%)
Siteri.marisa.com.br/

As Lojas Marisa possuem um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Lojas Marisa no 1T23

As Lojas Marisa apresentaram um prejuízo líquido de R$ 148,9 milhões no 1T23, alta no prejuízo de 64,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados das Lojas Marisa do primeiro trimestre de 2023:

Indicador1T234T22%1T22%
Lucro Líquido (R$)-148,9 M-188,6 M--90,7 M-
Margem Bruta (%)38,4%33,8%4,6 p.p.42,7%-4,3 p.p.
Margem Líquida (%)-26,6%-23,1%-3,5 p.p.-15,6%-11,0 p.p.

Resultados Operacionais das Lojas Marisa no 1T23

Confira os destaques dos resultados operacionais das Lojas Marisa, referente às suas operações do 1T23:

A análise dos resultados operacionais das Lojas Marisa no 1T23 revela uma dinâmica mista no desempenho dos diferentes canais de vendas.

Enquanto as lojas físicas apresentaram um crescimento de 5% no faturamento com vendas, mesmo com o fechamento de algumas unidades, o canal digital registrou uma queda de -32,5%.

No entanto, é importante destacar que essa queda se deve a uma estratégia de rentabilização da operação digital, que racionalizou o investimento em marketing e revisou as políticas de frete para garantir uma relação mais eficiente entre despesa e lucro bruto.

O resultado dessa estratégia foi a evolução do Ebitda do canal digital.

No que se refere à participação do digital no faturamento de varejo, houve uma redução de -4,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 11,9% para 7,3%.

A empresa pretende impulsionar as vendas em ambos os canais, entregando moda com ótimo custo-benefício e foco em rentabilidade.

No que se refere aos produtos financeiros, a margem de contribuição apresentou uma queda significativa em todos os produtos no 1T23 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse resultado se deve a uma combinação de fatores, como o aumento do custo de funding, a redução da capacidade de compra dos consumidores, o fechamento de algumas lojas e a política mais seletiva de concessão de crédito do MBank.

No entanto, é importante destacar que houve uma redução nas perdas líquidas para ambos os produtos (PL e EP), refletindo uma melhoria na qualidade dos clientes.

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Resultados Financeiros das Lojas Marisa no 1T23

A receita líquida das Lojas Marisa atingiu R$ 560,3 milhões no 1T23, apresentando baixa de -3,6% na comparação com o 1T22.

O lucro bruto das Lojas Marisa atingiu R$ 215,4 milhões no 1T23, apresentando retração de -13,2% na comparação com o 1T22.

O custo dos produtos vendidos totalizou R$ 344,9 milhões no 1T23, apresentando crescimento de 3,7% na comparação com o 1T22.

O Ebitda das Lojas Marisa atingiu R$ 50,6 milhões no 1T23, apresentando alta no prejuízo de 11,5% na comparação com o 1T22.

A margem Ebitda ajustado das Lojas Marisa totalizou 9,0% no 1T23, apresentando crescimento de 1,2 ponto percentual na comparação com o 1T22.

O resultado financeiro das Lojas Marisa totalizou um prejuízo de R$ 72,4 milhões no 1T23, apresentando crescimento no prejuízo de 65,1% quando comparado ao 1T22.

No 1T23, as despesas gerais e administrativas cresceram 14,2% em relação ao 1T22.

A margem bruta das Lojas Marisa atingiu 38,4% no 1T23, apresentando retração de -4,3 pontos percentuais na comparação com o 1T22.

O prejuízo líquido das Lojas Marisa atingiu R$ 148,9 milhões no 1T23, apresentando queda no prejuízo de -21,0% na comparação com o 4T22 e alta no prejuízo de 64,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico do Histórico de Lucros Trimestrais das Lojas Marisa
Gráfico do histórico de lucros trimestrais das Lojas Marisa. Fonte: GuiaInvest

A margem líquida das Lojas Marisa atingiu -26,6% no 1T23, apresentando retração de -11,0 pontos percentuais na comparação com o 1T22.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento das Lojas Marisa

Os indicadores de endividamento das Lojas Marisa estão fora da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 384,9%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento das Lojas Marisa:

Gráfico do Histórico de Endividamento das Lojas Marisa
Gráfico do histórico de endividamento das Lojas Marisa. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta das Lojas Marisa em março de 2023, totalizou R$ 1,4 bilhão, apresentando retração de R$ 285,1 milhões na comparação com dezembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 61,3% da sua dívida no longo prazo e 38,7% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas das Lojas Marisa

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas das Lojas Marisa para iniciar a sua análise dos fundamentos da AMAR3.

Indicador12/202203/2023Evolução
Preço/Lucro (P/L)-1,0-0,550,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,70,6-14,3%
Valor de Mercado (R$)428,6 M219,4 M-48,8%
Lucro por Ação (LPA) $-1,1404-1,3498-18,4%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-60,5%-125,6%-65,1 p.p.
Margem Líquida %-14,0%-16,9%-2,9 p.p.
Liquidez Corrente1,1%1,0%-0,1 p.p.
Data Divulgação15/03/2315/05/23-

* Indicadores com base na data de 15/05/2023.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Teleconferência de Resultados Lojas Marisa 1T23

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência das Lojas Marisa do 1T23.

Documentos e arquivos dos Resultados das Lojas Marisa do 1T23.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados das Lojas Marisa.

AMAR3 Vale a Pena?

Os resultados operacionais das Lojas Marisa no 1T23 mostraram um desempenho misto.

As vendas em lojas físicas cresceram e a empresa registrou um aumento nas vendas comparáveis, o que é positivo.

Por outro lado, as vendas no canal digital diminuíram, mas isso se deveu à estratégia de rentabilização da operação, que se mostrou acertada.

No entanto, o prejuízo líquido e o resultado financeiro tiveram um desempenho negativo, com aumento significativo no prejuízo em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isso se deveu principalmente ao aumento nas taxas de juros e à variação monetária referente a processos tributários.

Portanto, a empresa precisa continuar a trabalhar para melhorar seus resultados financeiros, enquanto busca impulsionar as vendas em ambos os canais, entregando moda com ótimo custo-benefício e foco em rentabilidade.

Diante desses desafios, é crucial que a empresa adote medidas para melhorar seus resultados operacionais e financeiros. 

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Press Release das Lojas Marisa 1T23

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado das Lojas Marisa do 1T23 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.