Após quatro meses de altas consecutivas, abril marcou a primeira queda mensal do Ibovespa em 2022, registrando baixa maior que 10%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Após ser negociado na casa dos 120 mil pontos no início de abril, o movimento de baixa ganhou força, levando o índice abaixo dos 108 mil pontos.

Os setores de consumo e de empresas financeiras amargaram baixas, enquanto os serviços de utilidade pública demonstraram maior resiliência.

O dólar, por sua vez, registrou a primeira alta mensal de 2022, depois de cinco meses de queda. Dessa forma, a moeda norte-americana apreciou-se frente ao real e voltou a ser negociada próximo ao patamar de R$ 5,00.

No cenário doméstico, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, correspondente à inflação oficial, registrou alta de 1,62%, impulsionado pelos setores de transportes e de alimentação e bebidas.

Essa foi a maior alta mensal desde janeiro de 2003, levando o IPCA acumulado dos últimos 12 meses para 11,30%, distante do teto da meta inflacionária, de 5,0% em 2022.

Também observamos ao longo do mês de abril uma fraqueza do fluxo de capital dos investidores estrangeiros, com dias sucessivos de saída de recursos.

Finalmente, abril também foi marcado pelo acirramento da relação entre o poder Executivo e o Judiciário, mesmo a cerca de cinco meses do primeiro turno das eleições.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

No cenário internacional, a inflação também requer atenção. Nos Estados Unidos, a inflação acumulada dos últimos 12 meses atingiu 8,5%, surpreendendo alguns membros do Federal Reserve (Fed).

Na zona do euro, a inflação já atingiu os 7,4% Isso sinaliza que, provavelmente, os países desenvolvidos adotarão políticas monetárias mais contracionistas, caracterizadas por elevações nas respectivas taxas básicas de juros.

Além disso, a guerra na Ucrânia já adentrou no terceiro mês e acrescenta incertezas no cenário internacional, com impacto direto no preço do petróleo.

Por fim, é importante acompanhar o que o crescimento da economia chinesa e os impactos que a adoção do lockdown trarão, o que pode impactar o preço de commodities como o minério de ferro.

A partir desse contexto do mercado financeiro global e nacional, a Toro Investimentos divulgou suas recomendações para o mês de maio de 2022.

Setores em Destaque

A corretora de valores apresentou sua análise de dois setores que devem ter destaque neste mês.

Commodities

O mês de abril foi marcado pela forte volatilidade dos preços das principais commodities negociadas no mundo.

Drives como conflito entre Rússia e Ucrânia, lockdown na China e inflação e taxa de juros americana chamaram a atenção do mercado, que permaneceu mais cauteloso em investimentos de risco.

O cenário ainda é de cautela, porém, acreditamos em um alívio das quedas tendo em vista o cenário de desconto dos preços.

Além disso, a expectativa do mercado em relação aos incentivos do Governo à economia chinesa pode favorecer o crescimento da demanda para o segmento e, consequentemente, contribuir com a alta dos preços.

Shopping Center

Já é possível observar uma retomada do movimento comprador para os ativos de shopping center e exploração imobiliária.

A Toro acredita que o mercado financeiro deve começar a corrigir parte das quedas observadas nos últimos tempos, já que há uma retomada das expectativas de crescimento para o setor.

Ativos Recomendados para Maio

Confira abaixo a seleção de ações indicada pela Toro Investimentos para este mês.

BKNG34

A Booking é uma das maiores empresas da categoria de venda on-line de serviços de turismo.

A empresa atua em mais de 200 países através de 6 marcas principais (Booking.com, Priceline, agoda, rentalcars.com, KAYAK e Open Table) oferecendo serviços relacionados ao turismo, como reservas de hotéis, resorts, pousadas, seguros, cruzeiros, aluguel de carros, etc.

Listada em bolsa desde 1999, a companhia já sobreviveu à bolha do “ponto com” e cresceu de forma acelerada ao longo dos últimos anos, se consolidando no mercado de viagens online.

Com um grande histórico de consolidação e de crescimento, a Toro acredita que a Booking é uma das empresas ícones da transformação digital dentro do turismo.

A companhia facilita a busca, reserva e pagamento por acomodação, além de ser um canal de aquisição de clientes para os parceiros.

Com a volta da demanda por viagens, analistas observam que a empresa está muito bem posicionada e deve se beneficiar de seu modelo de negócios e execução.

No começo de maio a companhia divulga os resultados do primeiro trimestre de 2022, a Toro espera que a volta da demanda seja um bom catalisador para a performance de curto prazo dos BDRs da Booking.

CSMG3

A Copasa (CSMG3) é a companhia de saneamento e abastecimento de água de Minas Gerais. Fundada pelo estado de Minas Gerais em 1963, a empresa atua em 640 municípios somando sua controlada a Copanor.

Atualmente, a companhia tem 640 concessões de água e 310 de esgotamento, sendo que dessas, 631 e 265, respectivamente, estão em operação. Com isso, a empresa atende mais de 11 milhões de habitantes.

Os setores de saneamento básico e elétrico apresentam uma resiliência maior frente aos demais, já que empresas do setor de saneamento prestam serviços básicos à população. Por isso, seu fluxo de caixa é mais recorrente e com maior previsibilidade.

Dessa forma, há vantagens nesse cenário em que os investidores tendem a adotar uma postura de aversão a risco devido a alta inflação no país, aumento nas taxas de juros nos EUA e a Guerra entre Rússia e Ucrânia.

Com isso, os analistas consideram que a Copasa apresenta um bom potencial defensivo na carteira, apresentando baixa volatilidade se comparado ao Ibovespa, devido às características intrínsecas do papel.

ENBR3

A EDP - Energias do Brasil (ENBR3) é uma holding do setor de energia. Ela realiza a gestão de ativos de geração, transmissão e distribuição, além de realizar a comercialização de energia no mercado livre.

Quanto ao modelo de negócios da empresa, esse tem sua fonte de receitas provenientes de contratos de concessão ajustados pela inflação do período. Portanto, a fonte de receita da companhia é razoavelmente previsível e constante, tornando-a bastante sólida.

Tendo em vista o contexto atual de alta inflação, atingindo patamares elevados no último trimestre e no último semestre, analistas observam que a companhia tem fortes condições de absorver em seus resultados os impactos da mesma, visto os reajustes contratuais e de tarifas.

Além disso, a volta gradual à normalidade, com a liberação do uso de máscaras em diversos estados e municípios como São Paulo, onde a EDP tem concessões, pode alavancar os resultados esperados dos próximos trimestres.

Soma-se a isso uma empresa de resultados sólidos e com um baixo grau de alavancagem, que também apresenta expectativas de bons dividendos para o ano de 2022, motivando assim a compra de ENBR3.

Por isso, a Toro considera que as ações de EDP Brasil são uma boa aposta para o mês de Maio, onde pode recuperar parte do sell-off do segundo semestre de 2021.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

JBSS3

A JBS (JBSS3) é considerada a maior produtora de proteínas mundial e a segunda maior empresa de alimentos do mundo. A empresa atua no processamento de carnes bovina, suína, ovina e de frango, além de produzir alimentos de conveniência e valor agregado.

Com presença em mais de 15 países, nos 5 continentes, a companhia atende cerca de 275 mil clientes e possui marcas reconhecidas em seu portfólio, tais como: Swift, Friboi, Seara, Maturatta, Plumrose, Pilgrim’s Pride Corporation, entre outras.

As ações da JBS se mantiveram altamente resilientes no mês de Abril, apesar da queda do Ibovespa e de vários setores da Bolsa de Valores.

Nesse sentido, para o mês de Maio, a Toro acredita que a empresa continuará sendo uma boa opção para a nossa carteira mensal.

Por ser uma empresa exportadora, analistas acreditam que seguirá em preços ascendentes, à medida que o Dólar volta a subir com relação ao Real.

JHSF3

Fundada em 1972, a JHSF (JHSF3)possui uma atuação bastante diversificada. Ela está presente nos segmentos de incorporação imobiliária, shoppings, hotéis e restaurantes sob a bandeira Fasano, além de operar o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional.

A empresa foca, principalmente, no público de alta renda, que tende a ser menos sensível aos ciclos econômicos e à variação dos preços, possibilitando a prática de margens elevadas.

Mesmo com a pandemia, a JHSF seguiu com um crescimento exponencial.

Dessa forma, ela apresentou em 2021 resultados expressivos, fruto da evolução da empresa. Isso ocorreu mesmo em segmentos que foram fortemente impactados pela crise sanitária, como os shoppings, hotéis e os restaurantes.

Além disso, ela foi capaz de manter-se financeiramente saudável, com as dívidas sob controle.

As prévias operacionais do 1T22 vieram em linha com os resultados já apresentados anteriormente, com destaque para o aumento das vendas nos shoppings em 86,8% e redução nas vendas contratadas em 11,5% na parte de incorporação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

PRIO3

A PetroRio (PRIO3) atua na produção de petróleo, com especialização na gestão de reservatórios e no redesenvolvimento de campos maduros.

A expansão da companhia é baseada na aquisição de novos ativos em produção e nos investimentos constantes no portfólio atual.

A empresa alterou o seu foco desde a reestruturação ocorrida em 2014, saindo do ramo de exploração para a aquisição e desenvolvimento de campos maduros de petróleo e gás.

Dessa forma, fundamentado nas expectativas positivas para o crescimento da economia mundial, há um avanço natural da demanda por energia à medida que flexibiliza-se as restrições impostas pela pandemia.

Somado às tensões geopolíticas atuais, os preços do petróleo vem superando patamares vistos em períodos anteriores e torna-se um impulsionador de receitas para empresas de exploração da commodity.

Dessa forma, a PetroRio se beneficiará diretamente da elevação dos preços, em conjunto às estratégias de redução dos custos, melhora na administração dos recursos, não intervenção estatal e aquisições de novos campos de exploração.

Por exemplo, a recente aquisição do campo Albacora Leste, que pode destravar valor significativo para a petroleira, o que naturalmente aumentará a procura dos investidores no papel PRIO3.

RAIZ4

A Raízen (RAIZ4) é uma empresa que atua no setor de comercialização e produção de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. Fundada em 2011, a partir de um Joint Venture entre Cosan e Shell.

A empresa é a maior produtora de derivados da cana-de-açúcar do mundo e uma referência global em energias renováveis a partir do bagaço da cana.

A organização possui resultados financeiros sólidos e consistentes. A Raízen, em sua última divulgação de resultados, apresentou um EBITDA Ajustado recorde de R$ 3,4 bilhões e lucro líquido ajustado de R$1,2 bilhões, valor que representa mais que o dobro do apresentado no mesmo trimestre do ano anterior.

A companhia busca uma estratégia agressiva de expansão via aquisições, como por exemplo a compra da Biosev, que possibilitou um aumento significativo da sua capacidade de produção.

A Raízen detém uma boa diversificação no portfólio de atuação e é referência em questões ESG, com diversas iniciativas de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Isso tudo favorece sua recomendação.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

TIMS3

A TIM (TIMS3) é uma empresa do setor de telefonia, sendo subsidiária da Telecom Italia. Ela foi fundada em 1995, sendo que iniciou suas operações no Brasil em 1998. Nesse mesmo ano, as ações foram listadas na bolsa.

Em 2007, a empresa adquiriu frequências de 3G para quase todo o Brasil, e já em 2012 ela comprou a frequência de 4G em 2,5 GHz. Em 2014, a TIM realizou a aquisição da frequência de 4G em 700 MHz e em 2021 ela arrematou frequências do 5G.

Além da telefonia móvel, atualmente a TIM também atua como prestadora de serviços de telefonia fixa, de longa distância, de transmissão de dados e de internet.

Os resultados apresentados pela TIM demonstram solidez e resiliência.

A empresa encerrou o ano de 2021 com 52 milhões de clientes na base móvel. Desses, 44% são aderentes a serviços pós-pagos, subdivisão que costuma gerar maior receita e apresentar menor rotatividade.

A pandemia não impactou de forma severa os números da TIM, que continuou a entregar lucro líquido satisfatório e a gerar caixa.

A empresa apresenta ainda níveis controlados de alavancagem financeira, sendo que 86% da dívida financeira da empresa é voltada para o longo prazo.

Finalmente, o fechamento da compra dos ativos da operação móvel da Oi em conjunto com os demais pares de mercado tem potencial para aumentar o desenvolvimento do setor de telecomunicações no Brasil.

VALE3

Fundada em 1942, a Vale (VALE3) é uma das principais mineradoras do mundo e possui um dos maiores valores de mercado entre as companhias brasileiras.

Presente em aproximadamente 30 países, a empresa é uma das grandes produtoras mundiais de minério de ferro, pelotas e níquel, além de também produzir manganês, ferro liga, carvão térmico e metalúrgico, cobre, cobalto, e subprodutos de metais do grupo platina, ouro e prata.

A empresa apresenta uma estrutura operacional robusta, sólida geração de caixa, e apresenta um desconto de múltiplos quando comparada com seus principais pares internacionais, como Rio Tinto e BHP.

Embora a volatilidade tenha sido característica inerente dos preços do minério de ferro nos últimos meses, a Toro espera que as medidas expansionistas anunciadas pelo governo chinês possam gerar uma maior demanda pela commodity.

Somada ao anúncio do agressivo plano de recompra de ações da Vale, o cenário de maio é positivo para as ações VALE3 no curto prazo.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

WEGE3

A Weg (WEGE3) atua na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, além de automação de processos industriais.

A empresa apresenta uma excelente gestão, lucros consistentes e conta com ampla diversificação dos negócios, sendo que as vendas no exterior correspondem a cerca de metade da receita da companhia.

Esse aspecto torna-a menos dependente do mercado doméstico e o que pode beneficiá-la num cenário de dólar mais elevado, o que traz certo nível de hedge para a carteira da Toro.

Por outro lado, a Weg também tem se mostrado próspera no que tange ao mercado brasileiro, tal como ficou evidente na recente divulgação de seus resultados referentes ao 1º trimestre de 2022.

A companhia apresentou um bom desempenho nas vendas das suas principais linhas de negócios, com destaque para o mercado doméstico, especialmente no segmento GTD (de geração, transmissão e distribuição de energia).

Além disso, os analistas acreditam numa perspectiva de alta para as ações WEGE3 diante da inserção no segmento de energias renováveis.

Isso a torna bem posicionada para conquistar novas receitas a partir da aceleração do plano de transição energética da União Europeia, que pretende diminuir sua dependência do petróleo e do gás importados pela Rússia.

Outra frente que deve destravar muito valor é a recente aquisição de 100% da Balteau Produtos Elétricos, especializada em transformadores que a Weg não tinha em seu portfólio.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a visão da Toro Investimentos, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.