Quando pensamos em ações que pagam dividendos de forma recorrente, devemos pensar em empresas que consigam ter uma geração de caixa previsível.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Um dos setores da bolsa de valores com essa caraterística é o de saneamento básico.

O acesso a serviços de água limpa e coleta de esgoto é um dos fatores a serem analisados para determinar o grau de desenvolvimento de um país.

Hoje em dia, milhares de brasileiros adoecem por falta de saneamento básico. Existe um espaço enorme para a expansão ao acesso universal a esse serviço essencial no Brasil.

Segundo dados da OMS, a cada R$ 1 investido em saneamento, economizam-se R$ 4 com a prevenção de doenças ocasionadas pelas condições precárias de fornecimento de água e esgoto.

Empresas inseridas no setor de saneamento básico conseguem ter uma resiliência elevada, pois o serviço de água e esgoto sempre será necessário para as pessoas.

O setor costuma operar mediante concessões por longos períodos, geralmente contratos de 30 a 35 anos.

As tarifas são estabelecidas através de um processo competitivo (licitação) e fixadas nos contratos de concessão e reajustadas anualmente por índices de inflação.

Em 2019, a porcentagem da população brasileira com cobertura de água e esgoto era de 81% e 52% respectivamente, de acordo com o SNIS.

O governo federal fez diversos esforços para melhorar o desempenho do setor, porém ainda os investimentos não estão sendo suficientes para atingir o objetivo de fornecer acesso universal ao saneamento nas áreas urbanas até 2033.

Histórico de investimentos no setor de saneamento básico
Histórico de investimentos no setor de saneamento básico.

Frente ao pouco desenvolvimento do setor no Brasil, o mercado apresenta uma série de oportunidades para os players do setor.

Hoje vamos falar da Sanepar (SAPR11), empresa que fornece serviço de água e esgoto no estado do Paraná.

Ela atende 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina.

Para ter uma ideia sobre a qualidade do serviço da empresa, o estado do Paraná concentra 6 dos 20 municípios mais bem posicionados no Ranking de Saneamento do Brasil.

Na última divulgação de resultados, a empresa reportou um resultado operacional muito forte se levarmos em consideração o cenário adverso de 2021.

Mesmo com pandemia, crise hídrica, racionamento de água no Paraná, revisão de tarifa negativa, marco legal do saneamento o resultado foi positivo.

O reajuste tarifário de +5,11% e a primeira parte da revisão tarifária de +5,77% colaboraram para fortalecer o EBITDA e o aumento do lucro.

Pode ser observado um descolamento entre o preço da ação e o lucro por ação. No longo prazo a cotação tende a seguir o lucro

Essa janela poderia ser interpretada como uma oportunidade de investimentos.

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

Gráfico preço da SAPR11 vs. LPA da Sanepar
Gráfico preço da SAPR11 vs. LPA da Sanepar. Fonte: GuiaInvest PRO.

A empresa possui bons índices de rentabilidade, com um ROIC superior a 12%, e está sendo negociada a um preço muito atrativo com um P/L de 5X e um P/VP de 0,7x.

Parte do desconto que encontramos na empresa tem a ver com o risco regulatório, o investidor deve decidir se esse risco compensa o desconto no papel.

Os marcos regulatórios devem ser levados em consideração neste tipo de empresas, pois podem interferir nas operações das companhias.

Na hora de investir, a relação risco-retorno sempre deve ser avaliada.

Os bons resultados apresentados e o sólido histórico de alocação de capital, permitem vislumbrar um pagamento de dividendos interessantes no futuro.

É por essas e outras que temos uma posição em SAPR11 na carteira do Canal Seleção de Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.