Os resultados das Lojas Marisa (AMAR3) referente a suas operações do quarto trimestre de 2022, foram divulgados no dia 31/03.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado das Lojas Marisa do 4T22 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 4T22 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação AMAR3 vale a pena.

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Composição Acionária das Lojas Marisa

AcionistaONPNTotal
Safra Asset Management Ltda.5,6%0,0%5,6%
Outros37,0%0,0%37,0%
Renata Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Ricardo Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Marina Goldfarb5,1%0,0%5,1%
Flávia Goldfarb Papa4,8%0,0%4,8%
Roberta Goldfarb Philipsen4,8%0,0%4,8%
Rodrigo Terpins4,7%0,0%4,7%
Denise Golfarb Terpins4,7%0,0%4,7%
Marcelo Goldfarb4,7%0,0%4,7%
Márcio Luiz Goldfarb4,7%0,0%4,7%
Michel Terpins4,7%0,0%4,7%
Ticiana Terpins Strozenberg4,7%0,0%4,7%
R2m Fi Multimercado Investimento No Exterior3,8%0,0%3,8%

*Foram considerados os acionistas com participação maior que 1%

Avaliação de Governança

As Lojas Marisa estão listadas na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaMarisa Lojas S.A.
CódigoAMAR3 
SubsetorComércio
Segmento de ListagemNovo Mercado
Tag Along100%
Free Float43%
Principal AcionistaSafra Asset Management Ltda. (6%)
Siteri.marisa.com.br/

As Lojas Marisa possuem um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Lojas Marisa no 4T22

As Lojas Marisa apresentaram um prejuízo líquido de R$ 188,6 milhões no 4T22, alta no prejuízo de 669,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados das Lojas Marisa do quarto trimestre de 2022:

Indicador4T223T22%4T21%
Lucro Líquido (R$)-188,6 M-97,5 M--24,5 M-
Margem Bruta (%)35,5%42,7%-7,2 p.p.46,6%-11,1 p.p.
Margem Líquida (%)-22,7%-15,4%-7,3 p.p.2,9%-19,8 p.p.

Resultados Operacionais das Lojas Marisa no 4T22

Confira os destaques dos resultados operacionais das Lojas Marisa, referente às suas operações do 4T22:

Varejo

A receita líquida da divisão de varejo apresentou uma queda de -0,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto o volume de peças vendidas teve uma queda de -14,6% no trimestre e -2,5% no ano.

No entanto, é importante destacar o crescimento nas categorias masculino e infantil, resultado do trabalho de roll out desenvolvido ao longo do ano.

Ao analisar a performance no 4T22 especificamente, as vendas registraram um desempenho relativamente bom durante o Natal, mas não tão bom na Black Friday e durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

A liquidação pós-festas tradicional foi iniciada apenas em janeiro de 2023.

As lojas físicas apresentaram um crescimento no faturamento de vendas de 2,7% na comparação trimestral e de 16,3% no ano.

Além disso, em termos de SSS (same store sales), houve um crescimento de 1,1% no trimestre e de 11,2% no ano.

Isso indica que as lojas físicas continuam sendo um canal de vendas importante para as Lojas Marisa.

Por outro lado, o canal digital apresentou uma queda no faturamento de vendas, que pode ser explicada tanto pela base alta de comparação, considerando que em parte de 2021 ainda havia restrições à circulação de pessoas devido à pandemia de Covid-19 no Brasil, quanto à política interna de compatibilizar a margem de rentabilidade dos produtos entre o canal de lojas físicas e o digital.

Mbank

A dinâmica foi parecida nos três produtos do Mbank, com uma queda nas vendas de produtos financeiros no balcão das lojas.

Esse cenário foi influenciado pelo contexto econômico restritivo e instável.

Além disso, a alta dos níveis de inadimplência e de perdas líquidas impactou negativamente a receita e a margem de contribuição da divisão Mbank.

Isso pode ser atribuído às dificuldades financeiras enfrentadas por muitos clientes da Lojas Marisa em meio à crise econômica e social gerada pela pandemia de Covid-19.

No entanto, é importante destacar que a divisão Mbank da Lojas Marisa tem um papel importante na estratégia de negócios da empresa, oferecendo uma gama de produtos financeiros que complementam a oferta de produtos de varejo da marca.

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Resultados Financeiros das Lojas Marisa no 4T22

A receita líquida das Lojas Marisa atingiu R$ 830,4 milhões no 4T22, apresentando baixa de -1,6% na comparação com o 4T21.

O lucro bruto das Lojas Marisa atingiu R$ 294,9 milhões no 4T22, apresentando retração de -25,1% na comparação com o 4T21.

O custo dos produtos vendidos totalizou R$ 535,5 milhões no 4T22, apresentando crescimento de 18,9% na comparação com o 4T21.

O resultado financeiro das Lojas Marisa totalizou um prejuízo de R$ 70,5 milhões no 4T22, apresentando crescimento no prejuízo de 143,6% quando comparado ao 4T21.

No 4T22, as despesas operacionais recuaram -4,0% em relação ao 4T21.

A margem bruta das Lojas Marisa atingiu 35,5% no 4T22, apresentando retração de -11,1 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

O prejuízo líquido das Lojas Marisa atingiu R$ 188,6 milhões no 4T22, apresentando crescimento no prejuízo de 93,4 % na comparação com o 4T22 e alta no prejuízo de 669,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A margem líquida das Lojas Marisa atingiu -22,7% no 4T22, apresentando retração de -19,8 pontos percentuais na comparação com o 4T21.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento das Lojas Marisa

Os indicadores de endividamento das Lojas Marisa estão fora da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 263,7%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

A dívida bruta das Lojas Marisa em dezembro de 2022, totalizou R$ 1,7 bilhão, apresentando retração de R$ 9,7 milhões na comparação com setembro de 2022.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 63,5% da sua dívida no longo prazo e 36,5% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas das Lojas Marisa

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas das Lojas Marisa para iniciar a sua análise dos fundamentos da AMAR3.

Indicador09/202212/2022Evolução
Preço/Lucro (P/L)-4,0-1,075,0%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)0,80,7-12,5%
Valor de Mercado (R$)870,8 M428,6 M-50,8%
Lucro por Ação (LPA) $-0,5998-1,1404-90,1%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-21,1%-60,5%-39,4 p.p.
Margem Líquida %-7,4%-14,0%-6,6 p.p.
Liquidez Corrente1,4%1,1%-0,3 p.p.
Data Divulgação10/11/2231/03/23-

* Indicadores com base na data de 31/03/2023.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Teleconferência de Resultados Lojas Marisa 4T22

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência das Lojas Marisa do 4T22.

Documentos e arquivos dos Resultados das Lojas Marisa do 4T22.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados das Lojas Marisa.

AMAR3 Vale a Pena?

Em conclusão, os resultados do 4T22 apresentaram desafios para as Lojas Marisa, com destaque para a queda no faturamento do canal digital devido a uma base alta de comparação e à política interna de rentabilidade dos produtos.

No entanto, as lojas físicas se mantiveram como um canal de vendas importante, apresentando crescimento no faturamento de vendas e nas vendas nas mesmas lojas.

Porém, o prejuízo líquido da empresa apresentou um aumento significativo na comparação com o 4T21 e com o mesmo período do ano anterior.

O resultado financeiro também apresentou um crescimento no prejuízo, influenciado pelo aumento nas taxas de juros no Brasil e a redução do saldo de aplicação de caixa.

Em 2022, a companhia registrou prejuízo de R$ 391,0 milhões.

Diante desses desafios, é crucial que a empresa adote medidas para melhorar seus resultados operacionais e financeiros. 

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Press Release das Lojas Marisa 4T22

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado das Lojas Marisa do 4T22 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.