Nas últimas semanas, diversas pessoas me perguntaram sobre quais são as melhores empresas para receber dividendos na atualidade.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, já que dependendo do perfil do investidor e horizonte de investimento, as respostas podem ser diferentes.

Para fazer um bom investimento, além de escolher empresas de qualidade, que consigam crescer e com potencial para distribuir bons dividendos, devemos olhar para o preço.

Podemos comprar uma empresa de alta qualidade, porém se pagarmos caro demais por ela, provavelmente o rendimento desse investimento não será satisfatório, mesmo no longo prazo.

Então, qual tipo de empresa hoje consegue pagar dividendos atrativos e está sendo negociada com um preço razoável?

De modo geral, eu diria que alguns dos grandes bancos que temos na bolsa de valores atendem esse requisito.

Claro que nem todos são iguais. É necessário entender as características de cada um.

No entanto, o setor como um todo está sendo negociado com uma relação Preço/Lucro atrativa (quanto menor esse indicador, melhor).

Melhores Ações de Dividendos? Baixe o Ranking com Maiores Pagadoras de Dividendos.

Bancos costumam se beneficiar com uma maior elevação da taxa de juros, já que conseguem aumentar suas margens financeiras.

Ou seja, o banco consegue ganhar mais com a diferença entre seu custo de captação de recursos e os juros que cobra ao emprestar o dinheiro para terceiros.

No entanto, taxas de juros mais elevadas são consequência de uma inflação crescente que preocupa as pessoas e as empresas.

A inflação diminui o poder de compra, dificultando a capacidade de honrar os compromissos financeiros.

Com dificuldades financeiras, as pessoas e as empresas podem deixar de pagar suas dívidas e os bancos podem sofrer com a inadimplência.

Então podemos ver, que o cenário de juros elevados também pode afetar negativamente os resultados dos bancos com a inadimplência dos seus clientes.

Por esse motivo, os bancos fazem provisões para enfrentar eventuais calotes.

Entretanto, um banco bem gerido tende a ter resultados positivos ao longo do tempo em todo tipo de cenário macroeconômico.

Assim, levando em consideração o preço atual de alguns bancos e os resultados entregues nos últimos anos, acredito que investir nas ações de determinados bancos pode ser um excelente investimento.

Especialmente pensando na valorização potencial das ações (quando compradas com desconto) e o retorno em dividendos.

No seguinte quadro podemos ver uma relação entre o dividend yield entregue nos últimos 12 meses pelos bancos e seu índice P/L e P/VPA.

AçãoDY 12mP/LP/VPA
SANB1110,876,750,97
ITUB42,497,571,35
BBAS39,264,280,66
BBDC34,007,311,10
BRSR612,474,620,43
ABCB47,235,530,73

Fonte: Comdinheiro

Só para lembrar, o índice P/L nos fala sobre se estamos pagando caro ou não pelos lucros entregues pela empresa.

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

Já o P/VPA nos dá uma ideia de se estamos pagando caro ou não em relação ao valor patrimonial da empresa.

Os bancos públicos da lista (Banco do Brasil e Banrisul) tendem a ser negociados com um desconto maior devido ao controle estatal e ao risco que isso carrega.

Se fizermos uma análise sobre o histórico desses indicadores fundamentalistas sobre cada uma das empresas, iremos verificar que alguns dos bancos da lista estão sendo negociados com um desconto considerável.

Tudo isso sem ter piorado seus resultados.

O mercado financeiro acaba precificando por expectativas e nem sempre é racional.

O setor bancário está apresentando empresas de qualidade, descontadas e com capacidade de distribuir expressivos dividendos no futuro.

Se você gostaria de saber mais detalhes sobre empresas pagadoras de dividendos, junte-se ao time do Canal Seleção de Dividendos.

Aqui sempre estamos acompanhando as empresas com potencial para distribuir dividendos gordos de forma recorrente e com potencial de valorização no longo prazo.