Hoje vamos falar um pouco sobre um dos setores mais sólidos na bolsa de valores: o setor bancário.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os bancos tradicionais conseguem ganhar dinheiro em quase todo tipo de cenário.

Claro que nem todos os bancos são iguais.

Existem bancos com diversas características.

Os tradicionais de grande porte, que todo mundo já conhece.

Os bancos digitais, que buscam um crescimento agressivo.

Os de médio porte, com foco no varejo ou no setor corporativo.

Como nosso interesse se centra no recebimento de dividendos, aqui vamos falar sobre os bancos tradicionais. Aqueles com estruturas financeiras mais sólidas e resilientes.

Apesar da chegada das fintechs ter aumentado a concorrência no setor, os “bancões” continuam entregando elevada rentabilidade.

O ROE (rentabilidade sobre o patrimônio) dos grandes bancos se encontra em patamares muito saudáveis.

Durante 2021, Santander (SANB11), Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4) se encontravam entre os dez bancos mais rentáveis do mundo, segundo um levantamento da Economática.

Veja abaixo os 10 bancos mais lucrativos do mundo em 2021:

BancoPaísROE (%)
Capital One Financial Corp.EUA20,4
Ally FinancialEUA19,3
Santander BrasilBrasil18,9
Royal Bank of CanadaCanadá17,3
ItaúBrasil17,3
JPMorgan Chase&CoEUA16,9
Banco do BrasilBrasil15,7
BradescoBrasil15,2
Bank of Nova ScotiaCanadá15,1
SVB Financial GroupEUA15,0

Fonte: Economatica

Dentro do setor, são os próprios bancões que conseguem distribuir de modo recorrente e consistente importantes quantidades de proventos aos acionistas.

Por esse motivo, os grandes bancos sempre são alternativas interessantes para formar parte de uma carteira de dividendos focada no longo prazo.

Só para trazer um exemplo, quem aportou R$ 100 em ações do banco Itaú dez anos atrás, teria obtido um retorno total de 284% (incluindo valorização e proventos).

Os resultados apresentados pelos bancos no 1T22 foram positivos e a tendência do setor continua positiva para todo o ano de 2022.

Mesmo assim, alguns aspectos devem ser levados em consideração para escolher as empresas de modo correto.

A situação de elevada inflação e taxa de juros de dois dígitos impactam de cheio no bolso do brasileiro e sua capacidade de compra.

O aumento do endividamento de boa parte das famílias pode afetar o pagamento das obrigações contraídas, levando ao aumento da inadimplência em alguns dos casos.

Esse aumento de inadimplência deve ser acompanhado de perto. Já que provisões para devedores duvidosos mais elevadas podem impactar no lucro líquido de determinados bancos.

Quando um banco provisiona, ele está separando o dinheiro para enfrentar eventuais calotes.

Entretanto, essa não é uma situação nova para os bancos tradicionais que já enfrentaram diversas crises ao longo de sua história.

E desta vez não será diferente.

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

As estruturas internas dos bancos analisam o cenário macroeconômico buscando sempre as melhores soluções para obter lucros consistentes e elevados patamares de rentabilidade.

Durante 2022, os bancos devem continuar apresentando resultados sólidos de forma geral, trazendo alegrias para seus sócios.

Com os principais bancos sendo negociados atualmente abaixo do seu P/L médio, o momento parece interessante para se posicionar nas ações dos “banções”.

E você, já investe no setor bancário na busca de valorização das ações e o recebimento de dividendos?

Se tiver interesse em conhecer mais sobre os bancos e outras empresas boas pagadoras de dividendos, venha fazer parte do time do Canal Seleção de Dividendos.

A nossa carteira de ações pode te ajudar a montar um portfólio gerador de renda passiva que traga tranquilidade financeira para você no longo prazo, enquanto seu patrimônio cresce.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.