Na última quinta-feira (6), os clientes da GuiaInvest Wealth tiveram a oportunidade de ouvir o economista João Fernandes, da Quantitas, gestora com mais de R$ 5 bilhões sob custódia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na reunião, o economista trouxe um apanhado geral sobre Brasil e mundo e, com base no cenário, explicou a atual alocação de ativos da gestora.

O ponto de partida do raciocínio é a inflação global.

A gestora enxerga o Federal Reserve (Fed) levando as taxas de juros a um patamar entre 4% a 5% ao ano até o final de 2023.

Apesar de enxergar o mercado de trabalho americano apertado, a visão é de que os preços do atacado já começam a ceder e que podemos ter os primeiros sinais de desinflação nos Estados Unidos.

No Brasil, a percepção é que o câmbio, mesmo depreciado, não possui uma assimetria muito favorável frente ao dólar, dado o risco de continuidade um juro de patamar elevado lá fora.

No entanto, há uma visão de que a atividade econômica está saudável.

Apesar de um bom 2022, a expectativa é de que a atividade em 2023 venha mais fraca, dado o cenário adverso lá fora e a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano ao longo do primeiro semestre.

Sobre as Eleições 2022, a gestora analisa o cenário do primeiro turno como positivo para o mercado financeiro e aponta para um cenário em que o “risco de cauda” está reduzido, isto é, diminuem as chances de um evento negativo de ruptura.

A gestora entende que o cenário-base dos preços contempla a eleição de Lula no segundo turno e que uma eventual eleição de Jair Bolsonaro (não contemplada nos preços atuais) puxaria o Ibovespa ainda mais para cima.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

A gestora está otimista com mercados emergentes, mas está fora da Ásia.

O principal cavalo na alocação em emergentes é o Brasil, mais especificamente na bolsa de valores brasileira.

A posição comprada em bolsa brasileira contempla empresas fora de consenso e não contempla (ao menos não com posições relevantes) nomes comuns como Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e bancos.

Ademais, enxergam um cenário muito adverso na Europa e, a depender das oscilações, estão operando vendidos taticamente na bolsa de valores norte-americana.

Isto significa que, nos momentos em que a bolsa americana sobe, a gestora aposta contra o índice em uma faixa de preços pontual.

Na GuiaInvest Wealth temos defendido sistematicamente uma posição comprada em bolsa brasileira, dada a assimetria de preços.

Seguiremos trazendo vozes de fora para auxiliar na orientação dos nossos clientes.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.