O que é Operar Vendido

Operar Vendido é uma estratégia de investimento cuja operação depende da venda de um ativo tendo em consideração que provavelmente ele deverá sofrer uma queda ou uma desvalorização em determinado momento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de forma mais simples, Operar Vendido é vender uma ação acreditando em uma tendência de queda em seu preço e, em seguida, comprar as mesmas ações por um preço mais baixo no mercado.

É muito comum que investidores pouco experientes desenvolvam estratégias de lucro baseadas e exclusivamente localizadas em cima da valorização do preço de suas ações.

Contudo, investidores mais experientes aprendem com o tempo que é possível ganhar quando o preço de uma ação está em queda, portanto, em momentos de baixa e desvalorização. Uma dessas formas é Operar Vendido.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Operar Vendido 

Operar Vendido pressupõe uma lógica de operação fundamentada na crença de que a empresa, o contrato ou mesmo o ativo atrelado ao contrato, sofrerá alguma queda ou recuo em seu preço.

Portanto, Operar Vendido é fazer um prognóstico de que determinado ativo sofrerá uma desvalorização desde seu preço de entrada.

É importante mencionar que para fazer um prognóstico mais próximo de um movimento real é preciso se aprofundar em algumas técnicas de análise de mercado, como a análise técnica e a análise fundamentalista.

No caso da análise técnica temos uma análise minuciosa, utilizando principalmente gráficos e dados, acerca dos movimentos passados de uma ação para traçarmos as possíveis tendências e direções futuras.

Por outro lado, a análise fundamentalista é um pouco mais profunda que a anterior, pois se utiliza de demonstrações financeiras, posicionamento estratégico e do cenário macroeconômico.

Em termos práticos, Operar Vendido significa que um investidor deverá vender um ativo a um preço acreditando que esse irá desvalorizar. Assim, quando a posição for concluída e o ativo desvalorizar, o investidor o compra novamente.

Esse tipo de operação também é conhecido como venda a descoberto ou short. Vale recordar que o investidor não tem o ativo em sua carteira, devendo realizar um aluguel da ação e venda posteriormente.

Essa estratégia é muito comum para investidores que realizam day trade, isto é, a compra e venda de um ativo no mesmo dia com o objetivo de lucrar com a oscilação de preços.

O day trade é uma modalidade de investimento de curtíssimo prazo, de horas ou minutos, pois importante é aproveitar a volatilidade do mercado para vender um ativo por um preço maior que o de compra.

Vantagens Operar Vendido

Utilizar uma estratégia como Operar Vendido pode ter interessantes vantagens, principalmente quando o investidor analisa calmamente os sinais que indicam uma queda do ativo no mercado.

A primeira delas é a possibilidade de ganhos consideráveis mesmo em momentos de queda no mercado, o que é um diferencial, pois muitos investidores concentram atividades em lucrar em momentos de alta.

Além disso, trata-se de uma operação razoavelmente simples, bastando apenas reconhecer o ativo e saber operacionalizar a ação.

Operar Vendido e Operar Comprado

No mercado de capitais é muito comum encontrar uma outra expressão bem semelhante a Operar Vendido, trata-se de Operar Comprado. Contudo, a despeito da semelhança no nome, essas estratégias são completamente opostas.

Por um lado, se Operar Vendido consiste em vender um ativo esperando uma queda futura para novamente efetuar uma compra, Operar Comprado pressupõe uma lógica inversa: a de esperar uma valorização do ativo.

Em termos práticos, operar comprado significa desenvolver uma estratégia baseada na aquisição de ações com a expectativa de que essas irão valorizar em médio prazo.

Portanto, para operar dessa forma o investidor deverá identificar e comprar um ativo com potencial de alta e, em seguida, vendê-lo por um preço superior ao de compra.