Quando você investe utilizando uma estratégia de dividendos, é importante que o núcleo de sua carteira de investimento esteja formado por empresas que pagam proventos recorrentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O objetivo de uma carteira de dividendos é gerar renda passiva.

Essa renda passiva deve ser constante, tanto agora como no futuro.

Sendo assim, boa parte das empresas que integram a carteira deve estar em um estágio avançado de maturidade e entregando bons dividendos.

Essa é a filosofia que temos seguido com as carteiras dos nossos clientes na GuiaInvest Wealth.

Entretanto, existe a possibilidade de que alguma das empresas escolhidas não estejam distribuindo todo o seu potencial de proventos.

Isso pode acontecer por diversos motivos.

Seja por não ter atingido ainda sua maturidade, por necessidade de fortes ciclos de investimento, por processos de desalavancagem ou qualquer outra razão mais trivial.

Existem empresas saudáveis, com ótimos fundamentos, que após pagar fortes dividendos por longos períodos de tempo e com elevado payout vem a diminuir o percentual do lucro distribuído aos acionistas.

Situações temporárias como as descritas acima não implicam necessariamente uma queda permanente na distribuição de dividendos

Mas é claro que cada caso deve ser avaliado com cuidado.

Os ciclos de investimento acontecem porque em determinados momentos as empresas precisam investir forte nas suas próprias operações para obter maiores fluxos de caixa no futuro.

Processos de desalavancagem podem ser interessantes em momentos de Taxa Selic elevada e custo de capital muito alto.

Diminuindo o endividamento, é possível evitar despesas financeiras maiores que afetam o lucro líquido das companhias.  

Vamos trazer um exemplo da Engie Brasil (EGIE3), que atualmente está diminuindo seu payout. Isso não acontece devido a resultados ruins ou pioras na geração de caixa.

Acontece por decisões estratégicas da companhia, com o objetivo de gerar mais valor para os acionistas no longo prazo.

A Engie decide diminuir o seu payout (como já fez em 2014/15) para trazer seu nível de endividamento para um patamar menor, já que atualmente o custo da dívida é muito elevado.

A companhia entende que com a situação atual a melhor opção é utilizar a geração de caixa para desalavancar a empresa no curto prazo.

Assim, consegue amortizar mais dívida nesse período de juros altos, mesmo que isso signifique reduzir os seus investimentos.

Mas note que estamos falando de diminuir e não de parar a distribuição de dividendos.

Trata-se, afinal, de um momento para a empresa se reestruturar e ficar pronta para daqui a algum tempo elevar novamente seu payout.

Antes de tomar qualquer decisão em relação às empresas de sua carteira de dividendos, entenda os motivos que estão levando a uma diminuição no payout e dividend yield.

Será que é só uma diminuição temporária? Ou pode se tornar permanente? Os fundamentos continuam sólidos ou estão piorando?

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

A empresa está perdendo market share? Seus produtos ou serviços estão ficando obsoletos? As concorrentes estão crescendo muito mais rápido e sendo mais eficientes?

Cabe a você identificar os estágios da empresa e se a estratégia adotada pela companhia faz sentido ou não.

Da nossa parte, estamos sempre à disposição para ajudar você.

Entender esses ciclos de maior necessidade de investimentos é muito importante para não se desesperar com eventuais quedas temporárias nos proventos distribuídos.

Uma empresa distribuir menos proventos em determinados períodos não significa necessariamente que ela deixará de pagar dividendos no futuro.

As estratégias das empresas e os momentos do mercado financeiro determinam os ciclos de investimentos e os ciclos de dividendos mais fortes.

Conte com a nossa ajuda para identificar os ciclos de mercado e estágios das empresas e assim conseguir resultados consistentes na sua carteira de investimentos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.