O que é renda passiva?

Renda passiva é a receita derivada do capital de um investidor, sem que este esteja envolvido ativamente no negócio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A renda passiva pode vir de várias fontes, como aluguel de imóveis, dividendo de ações, juros de títulos de renda fixa, entre outras formas mais.

Ou seja, a renda passiva é resultante de retornos derivados de aplicações de dinheiro sem haver a necessidade de trabalho do seu proprietário, por isso o termo “passiva”.

Geralmente, para a grande maioria da população, é necessário muito tempo e esforço para acumular recursos suficientes para viver de renda passiva. 

Entretanto, quem é herdeiro de grandes fortunas tem a possibilidade de pular essa etapa.

Seja quem for, rico ou pobre, o importante é que, quem deseja viver de renda passiva, terá que administrar bem os recursos para que estes consigam entregar uma renda estável ao longo do tempo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Melhores investimentos para ter renda passiva

Quem pretende obter uma renda passiva deve entender que a estabilidade deve ser a prioridade.

Neste caso, a prioridade deve ser os investimentos em ativos mais seguros e que entregam um retorno constante, como títulos de renda fixa.

Uma boa decisão é criar uma carteira de renda fixa, diversificando entre títulos do Tesouro Direto e CDBs, visto que estes têm a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Isso não significa que o investidor deva abrir mão de ativos de renda variável, como ações e fundos imobiliários (FII).

Estes, inclusive, podem ser boas opções para potencializar a renda do capital ao longo do tempo.

Porém, o ideal é optar por ações e fundos menos voláteis, associados a negócios menos arriscados e que pagam bons dividendos.

Sendo assim, o recomendável é fugir das chamadas small caps, que são ações de empresas menores, de setores ainda não estabelecidos, mas que apresentam grande potencial de crescimento.

A melhor escolha para quem pretende obter renda passiva com investimentos é investir em empresas pagadoras de dividendos.

Aqui ensinamos um pouco sobre o que é importante analisar para selecionar boas ações pagadoras de dividendos.

As empresas pagadoras de dividendos tendem a se concentrar nos seguintes setores:

  • Energia elétrica;
  • Saneamento básico;
  • Bancos.

Geralmente as empresas grandes e já estabelecidas (as chamadas blue chips) tendem a pagar melhores dividendos. Fique atento à elas.

Outra opção interessante em renda variável para quem quer viver de renda passiva são os fundos imobiliários.

Neste caso, a renda é derivada do aluguel de imóveis e juros ganhos de uma carteira de títulos de renda fixa atrelados ao setor imobiliário (como o CRI).

Dentro deste grupo há fundos imobiliários de gestão passiva, que apenas administram imóveis de alto padrão e transferem os aluguéis para os cotistas.

Há também os fundos de papel, que são aqueles que investem em CRI, que, por sua vez, são títulos de renda fixa direcionados para financiar empreendimentos imobiliários.

Esses títulos têm a vantagem de pagar elevadas taxas de juros, em comparação com a renda fixa padrão (CDB e Tesouro Direto).

Já os FIIs do tipo desenvolvimento não são boas escolhas para quem quer obter renda passiva.

Estes fundos são focados mais em ganho de capital e menos em renda. Eles compram lotes, investem em imóveis e os revendem para futuros clientes.

Apesar de serem boas escolhas de investimento para longo prazo, não são interessantes para quem quer ter uma renda no curto prazo.

Dicas para viver de renda passiva

Resumindo, quem quer ter renda passiva deve priorizar investimentos mais estáveis, menos arriscados, voláteis e que pagam juros e dividendos regulares.

Aqui no nosso site, temos uma série de artigos que podem te ajudar a investir melhor e ter uma renda passiva com os recursos acumulados.

Temos dicas importantes para quem quer planejar seu futuro e investir em ativos que vão proporcionar uma renda passiva garantida e sem riscos.

Já em outro artigo discutimos alternativas de ganho para quem conseguiu acumular R$1 milhão em recursos.

Por fim, temos este artigo que mostra alguns hábitos importantes que se deve ter para conseguir acumular dinheiro e viver de renda passiva.