Para resultados consistentes no mercado financeiro, não basta montar seu portfólio e esquecer. É preciso controlar a carteira de investimentos regularmente. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Não monitorar a evolução da carteira ou olhar somente os ativos isoladamente é um dos principais erros dos investidores.

Enquanto uns simplesmente esquecem de fazer, outros acham muito complicado ou passam muito tempo em planilhas e diferentes sites, que acabam perdendo parte dos dados pelo caminho.

Além da disciplina de poupar, analisar os ativos, investir com sabedoria e regularidade, é importante fazer o controle de carteira de investimentos e verificar eventuais necessidades de alteração no portfólio.

Se você quer começar a investir ou já investe mas ainda não tem um controle detalhado, veja como controlar a carteira de investimentos de maneira prática.

O que é controle de carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é o conjunto de todas as aplicações de um investidor.

Essa ferramenta contém a lista de todos os ativos financeiros e os recursos aplicados para obter rentabilidade.

Assim, se você investe em fundos de investimentos, ações e títulos do tesouro direto, por exemplo, esses ativos compõem a sua carteira de investimento.

Já o controle da carteira de investimentos é um conceito organizacional, que permite acompanhar a performance dos seus investimentos em conjunto e a evolução total do seu patrimônio.

Qual os percentuais investidos em modalidades como renda variável, renda fixa, imóveis, fundos e demais categorias?

Através disso, poderá ter uma visão geral dos seus investimentos e saber claramente qual foi o seu lucro ao longo do tempo, se ele se manteve estável ou os investimentos trouxeram prejuízo.

Com base nisso, poderá tomar uma decisão mais assertiva, mudar de estratégia ou rebalancear a carteira, se for o caso.

Por que controlar a carteira de investimentos?

Com o controle de carteira de investimentos será muito mais simples medir a taxa de crescimento do capital investido, planejar cenários futuros, calcular o risco da carteira e ajustar percentuais de alocação de ativos.

Não adianta se esforçar para montar uma boa carteira de investimentos e esquecer dela. 

Para conseguir o melhor desempenho você precisa acompanhar os investimentos no dia-a-dia sem perder tempo, saber se as estratégias estão dando certo e se os ativos continuam bons ou não.

De tempos em tempos, podem ser necessárias realocações, seja em função das mudanças no cenário econômico ou na vida de cada um. 

Esse controle da carteira fornece os recursos necessários para ter uma visão de portfólio.

Ao mesmo tempo que tem uma visão mais ampla, consegue identificar os efeitos de cada aplicação na carteira e dimensionar o desempenho real dos investimentos.

Fica mais fácil visualizar se seus investimentos estão bem diversificados.

Com o capital dividido entre diferentes classes e ativos, o investidor corre menos risco, pois o dinheiro não estará em um único lugar.

Investir em variados tipos de ativos também aumenta suas oportunidades de ganhos, desde que siga uma estratégia.

Controlar a carteira de investimentos também leva a pessoa a agir de forma mais racional e melhor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vantagens de controlar a carteira de investimentos

Com o controle da carteira de investimentos você terá mais segurança e evitará prejuízos por falta de conhecimento da situação de suas aplicações.

Além disso, terá mais facilidade em fazer o seu cálculo do imposto de renda, já que consegue enxergar tudo o que envolve os investimentos.

Controle unificado

Mais do que só enxergar o resultado, o controle de carteira é uma forma de conhecer e acompanhar tudo o que afeta seus investimentos como:

  • Valorização ou a desvalorização real dos ativos;
  • Custos da sua carteira;
  • Tributação;
  • Correlação entre os ativos;
  • Fragilidade da carteira de investimentos;
  • Potencial de ganho.

Planejamento 

Ao controlar os investimentos fica mais fácil planejar seus investimentos e estabelecer prazos para seus objetivos conforme o rendimento da carteira.

Performance

Compare o retorno dos seus investimentos com os principais benchmarks do mercado (Ibovespa, CDI, entre outros) para verificar se a carteira está performando melhor, igual ou pior do que o indicador.

Ajustes na carteira

Um acompanhamento de perto faz toda a diferença caso a carteira esteja performando pior que o mercado, pois permite ajustes de portfólio para atingir os objetivos.

Como controlar a carteira de investimentos

Basicamente, o controle da carteira de investimentos leva em consideração os ativos investidos, a classe de investimento a qual pertencem, o valor investido, as taxas e custos envolvidos e a rentabilidade ao longo do tempo.

A boa e velha planilha do excel ainda é uma das ferramentas mais utilizadas para o controle de investimentos, mas hoje em dia existem opções de controle online e aplicativos.

Planilhas 

Mesmo diante de tanta evolução tecnológica, as planilhas continuam sendo uma ferramenta útil para manter o controle da carteira de investimentos.

Embora simples, ela continua eficiente. Se o investidor não quer elaborar uma, pode conseguir modelos prontos com gráficos e métricas que ajudam a controlar e acompanhar como os investimentos estão progredindo.

O grande revés fica por conta de alimentá-las manualmente sempre que faz uma negociação.

Aplicativos e sites

Com o avanço da tecnologia, os aplicativos e sites se tornaram o meio mais completo e prático de controlar os investimentos.

De forma muito simples e rápida estes sistemas disponibilizam informações para te ajudar a gerenciar as suas finanças e investimentos de forma mais efetiva.

Com dados como rentabilidade, riscos associados, custos, proventos recebidos, ativos e caixa.

Melhor maneira de controlar a carteira de investimentos

Muitos investidores não sabem se realmente suas estratégias estão bem diversificadas ou quanto seus investimentos estão retornando.

Se você investe há algum tempo ou estudou sobre como investir melhor, sabe que uma das estratégias é diversificar os investimentos.

Essa diversificação leva a investimentos em diversos setores, em diferentes classes, países e inclusive operações em corretoras diferentes.

Isso nos leva a formas cada vez mais completas de calcular o resultado e juntar tudo isso em uma planilha de Excel é muito trabalhoso e ineficiente. 

Se você não sabe como toda sua carteira se comporta, está desperdiçando boas oportunidades e tomando decisões piores.

Por isso, para saber fazer a gestão de uma carteira de investimentos de maneira prática, o ideal é usar um aplicativo de controle de investimentos.

Hoje em dia existem diversas opções de ferramentas online, mas eu sempre tive dificuldade de encontrar tudo o que eu preciso em uma única ferramenta.

É por isso que agora temos o aplicativo de controle de carteira de investimentos do GuiaInvest Wealth, disponível para sistema Android e iOS.

Nele você acompanha, em um único lugar, o retorno dos seus investimentos e compara a evolução da sua carteira com benchmarks como o Ibovespa e CDI.

Clientes da Wealth, além de ter a consultoria de investimentos do GuiaInvest para cuidar do seu patrimônio, também recebem gratuitamente o aplicativo.

Uma consultoria de investimentos vale a pena. Seja também cliente de uma das melhores casas de Wealth do mercado.

Para saber o que fazer com seus investimentos, responda 5 perguntas rápidas e receba meu aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos