O que é custo amortizado?

Custo amortizado é uma categoria de apresentação contábil que mensura a parte acumulada de um custo registrado de um ativo fixo que foi debitado como despesa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Neste conceito se exige que os ativos financeiros sob o método do custo amortizado sejam relatados na data do balanço ao custo amortizado.

Os ativos financeiros relatados devem ser iguais ao valor de aquisição inicial menos deduções para reembolso do principal e ajustes de amortização ou redução ao valor recuperável, se houver.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o custo amortizado?

O custo amortizado é uma categoria de apresentação permitida pela IFRS (International Financial Reporting Standard).

É um método que avalia os investimentos relevantes pelo seu custo de aquisição ajustado para amortização de prémios ou descontos até ao vencimento 

Esse processo pode acontecer por meio de depreciação ou por amortização. 

No primeiro caso, é usado para reduzir o custo de um ativo tangível proporcionalmente e, no segundo, é usado para reduzir de forma também proporcional o custo de um ativo intangível.

O termo custo amortizado também pode ser aplicado ao valor acumulado do esgotamento de um recurso natural que tenha sido debitado como despesa. 

A mensuração do custo amortizado requer a aplicação do método da taxa efetiva de juros

Os ganhos e perdas decorrentes de oscilações no valor justo não são reconhecidos para os ativos financeiros classificados na categoria de mensuração de custo amortizado.

Contabilidade de custos e custos amortizados

A contabilidade de custos pressupõe que um instrumento do mercado financeiro adquirido no momento da emissão e mantido até o vencimento deve ter o preço de custo.

A contabilização do custo amortizado assume que um instrumento do mercado financeiro, adquirido após a emissão e mantido até o vencimento, deve ser precificado pelo seu custo de aquisição. 

Qualquer diferença entre o custo de aquisição e o valor nominal deve ser realizada pelo método linear entre a aquisição e o vencimento da aquisição.

Vantagens da contabilidade de custos amortizados

A contabilização do custo amortizado é uma forma razoável de avaliar o valor justo dos instrumentos do mercado financeiro.

Em certos casos, é autorizada pelas normas contábeis ou é usada como proxy para o valor justo especificado pelas normas contábeis.

A contabilização do custo amortizado pode fornecer uma estimativa precisa do preço de mercado para certos instrumentos de curto prazo, supondo que eles terão vencimento ao par.

Riscos da contabilidade de custos amortizados

Apesar das vantagens, a contabilidade de custos amortizados pode causar algumas discrepâncias.

Movimentos repentinos nas taxas de juros ou problemas de crédito podem causar desvios materiais entre o preço de marcação a mercado e o preço calculado pelo método de amortização.

Além do risco de precificação incorreta de instrumentos individuais, o uso da contabilidade de custos amortizados pode criar distorções na avaliação dos investidores em relação ao valor patrimonial líquido das empresas.

Por isso mesmo, o uso da contabilidade de custos amortizados deve estar sujeito a condições e monitoramento estritos.

No geral, o método custo amortizado é apoiado pela duração de curtíssimo prazo, alta qualidade e natureza mantida até o vencimento da maioria dos investimentos mantidos.

Entretanto, vale destacar que o custo amortizado não tem necessariamente relação entre o custo ajustado de um ativo e o valor de mercado. 

Dessa forma, o valor de mercado pode ser potencialmente muito maior ou menor do que o custo original de um ativo líquido de seu custo amortizado.

Uma taxa mais rápida de amortização, depreciação ou exaustão, por exemplo, resultará em um custo amortizado mais alto.

Isso significa que é menos provável que o ativo subjacente seja prejudicado (uma vez que seu valor contábil líquido é mais provável de ser menor do que seu preço de mercado).