Um bear market rally se caracteriza por fortes e pontuais movimentos de alta do mercado financeiro em meio a um longo período de queda dos mesmos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tal qual bull markets longos são marcados por fortes correções pontuais, em períodos de queda é absolutamente natural que haja movimentos de alta.

Nas últimas 6 semanas passamos por um forte movimento de alta nos mercados globais e no Brasil não foi diferente.

Mas há de se fazer uma distinção aqui…

A bolsa de valores brasileira está depreciada, ainda precificada a valuations atrativos.

Nos Estados Unidos, os valuations ainda estão esticados, o processo de elevação dos juros ainda está em curso, as expectativas de inflação ainda não estão convergindo para a meta e o mercado de trabalho americano ainda dá sinais de aquecimento.

Basicamente, todo esse movimento de alta do S&P 500 nas últimas 6 semanas pode ter sido um bear market rally.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

E, sim, isso afeta os investidores brasileiros, mesmo pensando em um cenário em que não dispusemos de ações estrangeiras no portfólio.

Veja, não somos uma ilha. Somos um país razoavelmente globalizado e inserido na rede de fluxos financeiros e comércio internacional.

Em um movimento de apetite por risco dos investidores, é normal que nos beneficiemos por tabela, bem como o movimento contrário também é verdadeiro.

Sendo assim, os movimentos de sexta-feira passada (19) e nesta segunda-feira (22) podem ser considerados naturais, uma vez que no curto prazo os movimentos do mercado são unicamente ditados pelos fluxos e o investidor estrangeiro talvez tenha se dado conta que havia exagerado na euforia das semanas anteriores.

Todo esse raciocínio aqui exposto se deve para avisar você que uma eventual correção na bolsa brasileira nos próximos dias além de natural, não fere a tese de longo prazo de que estamos baratos e que, incrivelmente, o Brasil está em uma posição privilegiada no contexto internacional atual.

Somos um dos principais produtores de commodities do mundo, já encerramos o nosso ciclo de alta dos juros, as principais empresas listadas estão ajustadas ou finalizando um processo de ajuste, temos câmbio competitivo e esse mix de fatores também pode acabar nos ajudando na questão fiscal.

Ao que parece, podemos estar respirando ares semelhantes aos de 2002.

Claro, sendo muito realista, são tempos e contextos diferentes e seria muito cedo para dizer que nos próximos 6 anos teremos a bolsa brasileira se multiplicando em inúmeras vezes tal qual ocorreu entre 2002-2008.

Mas também me parece razoável dizer que há uma assimetria muito positiva em alocar parte do capital na bolsa brasileira.

Lembre-se, antes de tudo isso, vem o portfólio, a carteira completa.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Depois, vem as decisões de alocação de ativos mais pontuais, que vão variar de acordo com o contexto atual, os seus objetivos e o seu perfil de investidor.

Tudo isso deve ser devidamente levado em conta na hora de investir.

Aos clientes da GuiaInvest Wealth, há todo um processo diligente para montagem da carteira e para escolha das ações que vão ser contempladas.

Isso tem tudo tem contribuído para que o nosso serviço de consultoria personalizada esteja atingindo os maiores níveis de satisfação dos clientes que já vimos em um produto nosso nesses 14 anos de história do Grupo GuiaInvest.

Convidamos você para conhecer mais esse produto. 

Investidores com mais de R$ 300 mil em carteira estão ganhando de cortesia uma vídeo-chamada particular de 40 minutos para análise de carteira.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.