Os investimentos na bolsa de valores muitas vezes seguem a tendência de crescimento dos setores da economia, e um dos que mais se destaca atualmente é o de varejo digital.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É impressionante o ritmo de crescimento das vendas e do valor das empresas presentes no mercado e-commerce nos últimos anos. 

Desde 2020, a pandemia de Covid-19 colaborou para antecipar a evolução do setor dos próximos anos, trilhando um caminho de expansão sem volta.

O interesse dos investidores nas ações das companhias do setor de e-commerce também têm aumentado dentro das buscas de ativos de renda variável no país.

Por isso, é fundamental entender mais sobre como é formado o mercado e-commerce no Brasil antes de começar a investir nessas empresas.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Então, você está pronto para saber quais são os maiores e-commerce do Brasil?

Leia até o final para saber como você pode investir nas empresas mais relevantes do mercado de varejo digital do país.

Principais Empresas no Mercado E-commerce

Descubra quais são as principais empresas de e-commerce do Brasil, de acordo com a relevância de market share.

EmpresaAtivoMarket share
Mercado LivreMELI3433%
Lojas AmericanasBTOW316%
AmazonAMZO3411%
Casas BahiaVVAR310%
Magazine LuizaMGLU310%
Outras-20%

O que é Market Share

O Market Share representa a porção do público que o negócio é capaz de conquistar dentro de um determinado mercado.

Esse é um importante indicador na comparação de empresas do mesmo setor: quanto maior a porcentagem da empresa, mais ela se sobressai às suas concorrentes.

O Market Share é um importante mecanismo para analisar o desempenho da companhia, possibilitando fazer projeções de perspectivas futuras para o crescimento de vendas.

A identificação da tendência de alta de vendas também pode resultar no aumento dos dividendos das empresas.

Além disso, o Market Share ainda pode indicar o poder de negociação da companhia com clientes e fornecedores, de acordo com o grau de autoridade dela.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Empresas do Setor de E-commerce

Para entender melhor como funcionam as principais empresas do mercado e-commerce do Brasil, conheça mais sobre o varejo digital e os ativos de cada marca no mercado financeiro do país.

Mercado Livre (MELI34)

Market share: 33%

Ativo: MELI34 (BDR)

Fundado na Argentina, em 1999, o Mercado Livre está presente em 18 países atualmente, sendo o maior marketplace da América Latina.

Sendo o 5º site mais acessado do Brasil, com 52 milhões de visitantes por mês, a plataforma registra 6 mil buscas e 9 vendas por segundo.

A companhia possui ações negociadas na bolsa de valores americana Nasdaq, desde 2007, tendo superado em 2017 os US$ 10 bilhões em capitalização.

No Brasil é possível investir na companhia através de Brazilian Depositary Receipt (BDR).

Já na bolsa de valores brasileira, o Mercado Livre tem seu ativo negociado pelo BDR MELI34, que apresenta valorização de 48,62% nos últimos 12 meses.

Lojas Americanas (BTOW3)

Market share: 16%

Ativo: BTOW3

Fundada em 1929, a Lojas Americanas tem sua marca associada ao site de vendas digitais lançado em 1999.

Desde 2006, o site Americanas.com é controlado pela empresa de comércio eletrônico B2W Digital, de controle acionário da própria Lojas Americanas (LAME4).

O resultado do primeiro trimestre de 2021 da B2W aponta que as vendas referentes ao marketplace totalizaram R$ 5,6 bilhões, apresentando crescimento de 105,1% na comparação com o 1T21.

Ainda assim, a B2W apresentou um prejuízo líquido de R$ 163,6 milhões nos primeiros três meses de 2021.

No mercado financeiro, as ações da marca, sob o ticker LAME4, registram desvalorização de -34,23% nos últimos 12 meses.

Já os ativos da companhia que controla as vendas digitais, ações BTOW3, apresentam queda de -43,34% de sua cotação nos últimos 12 meses na bolsa de valores.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Amazon (AMZO34)

Market share: 11%

Ativo: AMZO34 (BDR)

A multinacional criada por Jeff Bezos nos Estados Unidos, representa hoje 11% do mercado de vendas digitais do Brasil.

A Amazon chegou no país no ano de 2012, com livros digitais, e apenas em 2014 começou a vender produtos físicos no Brasil.

Em 2017, a empresa passou a diversificar os produtos de seu marketplace e, atualmente, planeja a instalação do seu sexto Centro de Distribuição no Brasil.

Na bolsa de valores brasileira, a Amazon tem seu ativo negociado pelo BDR AMZO34, que apresenta valorização de 15,28% nos últimos 12 meses.

Casas Bahia (VVAR3)

Market share: 10%

Ativo: VVAR3

A empresa Casas Bahia foi fundada em 1952, mas apenas em 2009 inaugurou o site de vendas digitais.

A marca, que já era a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil, realizou fusão com o Pontofrio no ano de 2010, criando assim o grupo Via Varejo (VVAR3).

Dentro dos resultados da controladora da marca Casas Bahia, as vendas brutas do marketplace totalizaram R$ 1,04 bilhão no primeiro trimestre de 2021.

Com esse nível, a Via Varejo apresentou crescimento de 123,5% na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

As ações negociadas através do ticker VVAR3, atualmente, apresentam desvalorização de -5,76% nos últimos 12 meses na bolsa de valores, mas chegaram a ter alta de 154,44% durante 2019.

Magazine Luiza (MGLU3)

Market share: 10%

Ativo: MGLU3

Um dos grandes diferenciais do Magazine Luiza foi pensar à frente do seu tempo, sendo a pioneira no e-commerce brasileiro ao lançar o site de compra em 2000.

O ano de 2020 foi histórico para a companhia, onde houve uma aceleração no crescimento do varejo digital, contribuindo para a expansão do maior ecossistema digital do país.

Já no primeiro trimestre de 2021, o e-commerce representou 70,3% das vendas totais da empresa, já que nesse período houve um crescimento de 114,4% das vendas digitais.

Atualmente, o ativo MGLU3 apresenta valorização de 17,85% nos últimos 12 meses da bolsa brasileira, sendo uma das ações mais negociadas do país.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Mercado E-commerce no Brasil

Na última década, o setor de varejo foi revolucionado pelo crescimento do mercado e-commerce e da implementação da estratégia omnichannel (que integra loja física e virtual).

As novas tecnologias aplicadas têm conseguido trazer uma melhor experiência para os consumidores do setor.

Dentro deste contexto, a maior parte das empresas varejistas apresentaram uma maior eficiência operacional, conseguindo expandir as suas operações, de acordo com dados do IBGE.

Mesmo com esse histórico de crescimento, o setor varejista continua apresentando potencial de crescimento a longo prazo.

Atualmente, o Brasil registra a abertura de mais de uma loja virtual por minuto, de acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) em 2020. 

Segundo especialistas, o e-commerce é um setor dinâmico e com capacidade de crescimento em qualquer país.

Assim como no caso do Mercado Livre e da Amazon, muitas vezes as operações de e-commerce atravessam fronteiras.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Apesar do artigo apresentar ativos das cinco empresas que se destacam no mercado e-commerce no Brasil, vale ressaltar que o crescimento do setor não significa que esses sejam os melhores investimentos para você.

Lembre-se de que a escolha dos investimentos mais adequados para você depende do seu perfil de investidor.

Realizando o seu teste de perfil de investidor, você poderá fazer escolhas mais conscientes de acordo com sua tolerância ao risco.

E se você já sabe a importância de rentabilizar seu patrimônio através da bolsa de valores, baixe aqui o relatório das melhores ações para investir hoje.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.