O que é NASDAQ

NASDAQ é uma bolsa de valores americana considerada um dos mercados de negociação de ações mais importantes. Principalmente para empresas tecnológicas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em números concretos, a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo, ficando atrás apenas da bolsa de valores de Nova York (NYSE) em valor de mercado.

A sigla NASDAQ, por sua vez, significa (National Association of Securities Dealers Automated Quotations), ou em português, (Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas). 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da NASDAQ

A NASDAQ foi fundada em 1971, em Nova York, e tinha como seu principal objetivo ser um ambiente de negociação totalmente tecnológico.

Por causa disso, a NASDAQ nunca possuiu endereço físico. Ou seja, aquela famosa cena de pessoas gritando por cima de um balcão não fez parte da história dessa instituição.

Eventualmente, em detrimento da tecnologia que essa Bolsa empregava, um tipo específico de empresas acabou se proliferando em seu ambiente, as empresas de tecnologia.

A princípio, a maioria das empresas listadas na NASDAQ possuíam um valor de mercado menor do que as listadas na NYSE, por exemplo.

No entanto, a partir da metade dos anos 90, deu-se o início da Bolha da Internet, que foi o período em que inúmeras empresas de tecnologia começaram a se valorizar absurdamente.

Esse período foi mais proeminente entre 1997 e 2000, quando inevitavelmente a bolha estourou, tendo a NASDAQ como palco, por ser ali onde se abrigava a maioria destas empresas.

Depois da bolha da Internet, a NASDAQ também foi afetada pela Crise dos Subprimes. Entretanto, logo começou a viver um período de Bull Market que durou até 2020.

Características da NASDAQ

Desde sua fundação a NASDAQ ostentou algumas diferenças cruciais na forma como ela funcionava em comparação com as outras bolsas.

As suas características mais evidentes, são:

  • Uma predileção maior para empresas do ramo tecnológico;
  • Oferecer uma tecnologia avançada para os investidores
  • Nunca ter tido um balcão de negociação e um local físico;
  • Ser atualmente a segunda maior bolsa de valores do mundo.

É importante frisar que a afeição da NASDAQ por tecnologia é tão grande que ela já exportou sua tecnologia de intermediação de operações para mais de 70 países.

Diferenças entre NASDAQ e NYSE

Tanto a NASDAQ quanto a NYSE estão ambas sediadas na cidade de Nova York. No entanto, esta é uma das poucas semelhanças que as duas bolsas possuem.

A começar pelo tipo de empresas que elas abrigam. Enquanto a NYSE é o local escolhido por empresas tradicionais e mais consolidadas, a NASDAQ é a casa das empresas de tecnologia. 

Isso invariavelmente faz com que a NASDAQ corra mais riscos, por haver uma menor variedade de ramos de atuação, e também porque o ramo tecnológico é mais volátil.

O segundo ponto é relacionado a números. Enquanto a NYSE possui um número menor de empresas listadas, por volta de 2900, a NASDAQ abriga algo em torno de 3400 empresas.

Apesar disso, o valor somado de todas as empresas listadas na NYSE é o dobro das empresas listadas na NASDAQ. 

Por fim, enquanto a NYSE já existe há mais de duzentos anos, a NASDAQ possui em torno de 50 anos de idade.

Importância da NASDAQ

Sem sombra de dúvidas, a NASDAQ é a segunda bolsa de valores mais importante do mundo. E portanto, sua influência no mercado mundial é incontestável.

Assim como acontece com a NYSE, quando a NASDAQ vai mal, isso afeta o mercado mundial e se reflete nas outras bolsas. Portanto, a estabilidade da NASDAQ é um termômetro importante.

Ainda mais quando se analisa que as maiores empresas de tecnologia, como o Google, o Facebook e a Microsoft são listadas nela. Empresas fundamentais para a estrutura social do mundo atual.