O Magazine Luiza é uma empresa visionária, que utilizou a inovação ao seu favor, se tornando uma das maiores redes varejistas do Brasil.

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Assim como a história do Magalu é brilhante, as ações MGLU3 tiveram uma das maiores valorizações da bolsa de valores nos últimos anos.

Mesmo entregando ganhos exponenciais aos seus acionistas, as ações da varejista ainda continuam se valorizando na B3.

A rentabilidade acumulada em 2020 das ações MGLU3 é de 89,87%, o que levam muitos investidores a se perguntarem se vale a pena investir nas ações da varejista, após um surpreendente histórico de alta.

Neste artigo, vou listar os principais diferenciais da Magazine Luiza, assim como as estratégias utilizadas pela empresa que fizeram uma pequena loja se tornar uma das maiores varejistas do país.

Leia até o final e descubra se a ação MGLU3 vale a pena.

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O que é Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma empresa de tecnologia e logística fundada em 1957, com a sua atuação voltada em maior parte para o varejo.

A companhia está presente através de 1,1 mil lojas físicas distribuídas em 18 estados brasileiros.

A Magalu ainda conta com 5 endereços eletrônicos de vendas, além do App Magalu.

“Hoje é natural empresas de sucesso terem transparência” - Luiza Trajano

Primeira Loja do Magazine Luiza em 1957
Primeira Loja do Magazine Luiza em 1957

História do Magazine Luiza

A história do Magazine Luiza teve início em 1.957, quando foi inaugurada uma pequena loja na cidade de Franca.

Aos poucos a companhia foi se expandindo, e em meados da década de 80, já haviam lojas nas cidades do triângulo mineiro (MG).

Um dos grandes diferenciais do Magazine Luiza foi pensar à frente do seu tempo.

No ano de 2.000 a companhia foi pioneira no e-commerce brasileiro lançando o site “www.magazineluiza.com.br”.

Além de realizar aquisições de grandes redes, a empresa decidiu diversificar as suas operações criando a Luizacred, uma joint venture entre o Magazine Luiza e o Itaú Unibanco.

Posteriormente, também foi criado a Luizaseg, uma parceria entre o Magazine Luiza e a BNP Paribas Cardif, oferecendo opções de seguros como compra segura e casa garantida.

Em 2011, o Magalu realizou o seu IPO (Initial Public Offering) captando R$ 925,8 milhões que foram investidos em estrutura de logística e tecnologia.

Anos após a sua abertura de capital, os centros de distribuição da Magalu já eram integrados e ofereciam maior rapidez de entrega e menor frete, se diferenciando dos concorrentes.

O próximo passo foi a transformação digital da companhia, então foi criado o aplicativo Magazine Luiza, e a implantado o mobile vendas em 180 lojas físicas.

A história do Magazine Luiza foi marcada por bem sucedidas aquisições, malha logística eficiente e transformação digital.

Agora o próximo grande passo do Magazine Luiza é se tornar o ecossistema digital do varejo brasileiro.

Estrutura Organizacional Magazine Luiza

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Magazine Luiza e seus membros.

AdministraçãoMembro
PresidenteLuiza Helena Trajano Inácio Rodrigues
Vice-presidenteMarcelo José Ferreira e Silva
DiretorFrederico Trajano Inácio
ConselhoCarlos Renato Donzelli
ConselhosMembroCargo
FiscalJosé Antonio PalamoniPresidente
ComitêsMembrosCargo
Comitê de Auditoria, Riscos e ComplianceCarlos Renato DonzelliMembro efetivo
Comitê de Pessoas e Cultura OrganizacionalLuiza Helena Trajano Inácio RodriguesMembro efetivo
Comitê Finanças e Crédito ao ConsumidorCarlos Renato DonzelliMembro efetivo
Comitê de Estratégia, Negócios e Transformação DigitalLuiza Helena Trajano Inácio Rodrigues Membro Efetivo

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Mercado de Varejo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor varejista é dividido nas seguintes categorias: varejo restrito, varejo ampliado e serviços em geral.

Nos últimos anos, o setor de varejo foi marcado pelo crescimento do e-commerce, e da implementação da estratégia omnichannel, trazendo uma melhor experiência para o consumidor.

Dentro deste contexto, a maior parte das empresas varejistas apresentaram uma maior eficiência operacional, conseguindo expandir as suas operações.

Mesmo com um histórico de crescimento, o setor varejista continua apresentando potencial de crescimento a longo prazo.

Por outro lado, as empresas necessitam serem mais eficientes e competitivas, a fim de realizar a continuidade da sua expansão.

Mercado Brasileiro de Varejo

Desde o início da pandemia de coronavírus, o mercado varejista vem sendo um dos setores mais impactados pela crise.

Confira o Gráfico elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do volume de vendas no comércio varejista, desde janeiro 2010 à junho 2020:

Gráfico do volume de vendas no comércio varejista - IBGE
Gráfico do volume de vendas no comércio varejista - IBGE

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Linhas de Negócios do Magazine Luiza

Além de estar presente no varejo, o Magalu diversificou as suas atividades ao longo da sua jornada.

Hoje, a varejista fornece crédito através da Luizacred, seguros através da Luizaseg e consórcios através do Consórcio Luiza.

Hoje a receita operacional do Magalu é segmentada nas seguintes categorias:

Àrea de atuaçãoNegócio
VarejoMagazine Luiza
CrediárioLuizacred
SeguroLuizaseg
ConsórcioConsórcio Luiza

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Concorrentes Brasileiros do Magazine Luiza

Considerando as principais características em comum, como core business, área de atuação e principais clientes, a Via varejo e a Lojas Americanas, são as principais concorrentes do Magalu.

EmpresaReceita Líquida (R$)Lucro Líquido
Magazine Luiza5,5 B-64,6 M
Via Varejo5,3 B65,0 M
Lojas Americanas4,7 B-7,0 M

*Dados do release do segundo trimestre de 2020.

Em meados de 2015, a empresa Magazine Luiza era uma empresa ineficiente com o seu operacional estagnado e resultados líquidos instáveis.

Com o objetivo de se tornar uma empresa mais eficiente e lucrativa, o Magazine Luiza realizou seu processo de reestruturação, o que impulsionou seu crescimento exponencial nos últimos anos.

A estrutura operacional do Magazine Luiza é formada por 1,1 mil lojas, 21 centros de distribuição, 5 endereços eletrônicos de vendas, além de contar com o App Magalu.

A estrutura operacional da companhia é similar às de suas concorrentes, o que faz com que o Magalu e suas concorrentes tenham aproximadamente a mesma base de faturamento.

EmpresaGVM Online (R$)GVM Total (R$)
Magazine Luiza6,7 Bi8,6 Bi
Lojas Americanas6,5 Bi9,0 Bi
Via Varejo5,1 Bi7,3 Bi

*Dados do release do segundo trimestre de 2020.

Participação de Mercado do Magazine Luiza

O market share do Magalu é de 21,0% em relação aos dados de 2019. De acordo com o ranking elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a empresa Magazine Luiza é considerada a 5.º maior empresa do varejo brasileiro.

Dentre as 300 maiores empresas varejistas do país, o setor de moda, calçados e artigos esportivos é o setor com mais empresas listadas na B3.

Os 5 maiores grupos varejista do país somaram R$ 204,3 bilhões em vendas no ano de 2019. Confira a posição de cada empresa no ranking.

Posição no rankingEmpresaTicker
Grupo Carrefour BrasilCRFB3
GPA AlimentarPCAR3
Via VarejoVVAR3
Walmart BrasilCapital fechado
Magazine LuizaMGLU3
Raia DrogasilRADL3
Grupo BoticárioCapital fechado
Lojas AmericanasLAME3
DPSPCapital fechado
10°Lojas RennerLREN3

*Foram considerados os dados de 2019.

*Fonte: SBVC.

Por outro lado, o Magazine Luiza tem o segundo maior marketplace do Brasil, perdendo apenas para o Carrefour.

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Desempenho Ações MGLU3

As ações MGLU3 é uma das ações com maior valorização na bolsa de valores, a rentabilidade foi de 165,23% nos últimos 12 meses.

Mesmo com os impactos da crise sanitária, as ações do Magazine Luiza acumulam alta de 89,87% em 2020.

Gráfico das ações do Magazine Luiza
Gráfico das ações do Magazine Luiza

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Magazine Luiza Vale a Pena Investir?

Sim! A gigante do varejo Magazine Luiza ainda continua valendo a pena depois de um grande histórico de alta.

Quando comparamos a varejista com as suas principais concorrentes, o Magazine Luiza se destaca pela sua geração de caixa, menor endividamento, e maior resiliência à crise.

Diante de um histórico crescimento no varejo digital, o Magalu continuou apresentando crescimento em suas vendas totais (GVM total) mesmo em um cenário de crise.

O GVM total do Magazine Luiza totalizou R$ 8,5 Bi no 2t20, apresentando crescimento de 49% na comparação anual, logo, a participação do e-commerce nas vendas totais foi de aproximadamente 78% no 2t20. 

Enquanto as suas concorrentes Via Varejo e Lojas americanas tiveram participação nas vendas on-line de aproximadamente 70% e 72%, respectivamente. 

Por sua vez, o Magazine Luiza fechou o 2t20 com uma confortável disponibilidade de caixa, de aproximadamente R$ 3,0 Bi.

No ranking elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Via Varejo tem uma melhor colocação, ficando 2 posições acima que o Magazine Luiza.

Porém, o Magazine Luiza tem os melhores resultados, quando se trata de eficiência operacional, inovação tecnológica e expansão nas vendas.

Tais fatores refletem as estratégias utilizadas pela companhia ao longo de sua história, colocando a varejista à frente de suas concorrentes.

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