O que é IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um órgão governamental de nível federal que tem como objetivo principal provedor de informações sobre diversos tipos de estatísticas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O IBGE realiza diversos tipos de pesquisas que são importantes parâmetros para tomada de decisão governamental e até para o terceiro setor. 

O órgão é o principal e o mais conceituado instituto para estimativas desde indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto) a estatísticas sobre o tamanho populacional do Brasil. 

O IBGE foi criado em 1936 e está vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Finalidade do IBGE

O IBGE realiza pesquisas informativas e com isso oferece uma série de informações sobre o panorama atualizado do país. 

Está presente em 37 unidades estaduais (incluindo o Distrito Federal) e possui mais de 583 agências de informações espalhadas pelas cidades brasileiras.

O IBGE é responsável pelas seguintes análises e coleta de dados: 

  • PIB nacional, estadual e municipal;
  • Censo Agropecuário;
  • Censo Demográfico;
  • Contagem da população;
  • Demografia das Empresas;
  • Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil;
  • Estatística de empreendedorismo;
  • Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo;
  • Índice de Nacional de Preços ao Consumidor – INPC;
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA;
  • Índice Especial de Produção Física. 

Existem diversos índices que também são analisados e coletados pelo IBGE que podem  ser divididas em algumas categorias como por exemplo: 

  • Pesquisas de índices econômicos
  • Pesquisas socioeconômicas
  • Pesquisas sociais

E entre tantas outras pesquisas realizadas por esse órgão, que serve de base para entender o cenário brasileiro em diversas situações.

Outra pesquisa realizada pelo IBGE e muito noticiada é a pesquisa de intenção de votos eleitorais, por exemplo. 

Com a publicação dessa pesquisa eleitoral realizada antes das eleições fica evidente a importância desse instrumento para os candidatos, pois é por meio dela que se entende os candidatos favoritos e elabora-se teorias e discursos eleitorais.

IBGE e os investimentos

No mercado financeiro a situação é muito similar, o impacto causado pela divulgação dos índices do IBGE como o caso do IPCA e PIB, pode afetar diretamente a economia do país, pois ambos funcionam como um indicador de diagnóstico econômico

O IPCA, por exemplo, é um índice publicado mensalmente pelo IBGE e tem como objetivo entender a variação de preços no comércio para o consumidor final considerando produtos como transporte, vestuário, saúde, moradia, educação e entre outros.

Com essa pesquisa, é possível entender o custo de vida de famílias com renda entre 1 e 40 salários-mínimos nas principais capitais do país.

Com essa informação o Banco Central brasileiro pode tomar medidas para conter ou não a inflação no país. 

O mesmo ocorre com o PIB, que é um índice divulgado pelo IBGE trimestralmente e tem como objetivo relatar o crescimento econômico do país. Dessa forma, o Banco Central também o utiliza para ter uma melhora na gestão econômica. 

Nos investimentos os indicadores citados e outros também divulgados pelo IBGE são muito importantes pois impactam de diferentes formas na economia.

Por exemplo, se uma pessoa deseja aplicar em um tipo de investimento de renda fixa e que considera o IPCA como um parâmetro de rentabilidade, e o índice sofrer alguma alteração, provavelmente esse investidor será impactado. 

O mesmo pode acontecer se uma pessoa decidir investir em um tipo de investimento na renda variável e o PIB brasileiro sofrer uma alteração, provavelmente terão alguns reflexos no mercado financeiro.

Por isso, precisamos entender a importância do IBGE nos índices econômicos e socioeconômicos como uma forma de análise da economia nacional e como uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão de investimentos.