O que é Banco Múltiplo

Banco Múltiplo é uma instituição financeira e portanto um agente econômico que presta serviços bancários de diversas naturezas para pessoas físicas ou jurídicas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para ser considerado um banco múltiplo é necessário cumprir alguns pré-requisitos, o que afasta a possibilidade de qualquer banco sem uma grande estrutura ser um banco múltiplo.

É importante destacar que para um banco ser considerado múltiplo as exigências são pertinentes exclusivamente à prestação dos seus serviços, outros detalhes não possuem relevância para classificação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Propósito do Banco Múltiplo 

O Banco Múltiplo tem a capacidade de atender diferentes tipos de perfis de público. E isso facilita bastante a vida de quem não tem muito tempo para organizar sua vida financeira.

O perfil multifacetado desta instituição também serve como um chamariz para aquela grande parcela desbancarizada da população, visto que um Banco Múltiplo geralmente é uma instituição bem grande e popular.

Por fim, por serem geralmente grandes empresas com forte presença de mercado, os bancos múltiplos acabam sendo responsáveis pela maior parte da oferta de crédito no país.

Carteira bancárias

Bancos Múltiplos só são considerados “múltiplos” pelo fato de que eles conseguem suprir mais de uma necessidade de serviços de mercado.

Se um banco se foca apenas em um tipo de prestação de serviço, ele não é um banco múltiplo. Essa prestação de serviço, por sua vez, é considerada uma carteira.

São quatro tipos possíveis de carteira que um banco pode atender. São estas:

  • Carteira comercial: consiste na oferta de crédito a empresas e pessoas físicas. A carteira comercial funciona por meio de depósitos à vista que os bancos recebem;
  • Carteira de investimento: se trata da oferta de investimentos, seja em renda fixa como poupança, ou renda variável, com o mercado de ações;
  • Carteira de financiamento: direcionado àquelas pessoas que querem financiar imóveis ou veículos;
  • Carteira de desenvolvimento: específico para empresas ou projetos de empreendimento de grande porte que necessitem de quantias grandes de dinheiro e condições especiais.

Essas carteiras retratam a soma dos serviços que uma instituição bancária pode prestar. 

Vale salientar que um banco pode ser formado de uma mistura de dois ou mais tipos de carteiras, contanto que uma destas carteiras seja comercial ou de investimento.

Serviços do Banco Múltiplo

A principal característica de um Banco Múltiplo é a sua abrangência na prestação de serviços, algo que está justificado na obrigatoriedade desta instituição atender pelo menos duas carteiras.

Portanto, um banco múltiplo pode oferecer: 

  • Conta bancária com diferentes características, como a cobrança de taxa de manutenção, emissão de boleto ou talão de cheques;
  • Diferentes soluções de cartão de crédito para pessoas físicas ou jurídicas;
  • Empréstimos diversos para necessidades a curto, médio e longo prazo tanto para pequenas, médias e grandes empresas;
  • Serviços como cheque especial e consórcio de veículos;
  • Financiamento de casas ou veículos, incluindo veículos como caminhões ou vans;
  • Intermediário para atuar no mercado da bolsa de valores ou com outros tipos de investimento.

E vários outros serviços. Portanto, o Banco Múltiplo supre a maior parte das necessidades de um indivíduo ou empresa.

Bancos múltiplos brasileiros

O Brasil possui uma grande variedade de bancos múltiplos à disposição da população. Sejam bancos tradicionais privados, públicos ou de economia mista, e até mesmo os bancos digitais.

Muitos destes bancos são inclusive bem famosos e usados por uma ampla parcela da sociedade economicamente ativa. Nesse sentido, alguns dos bancos múltiplos mais famosos são:

E apesar de estes serem alguns exemplos dos bancos mais famosos, isso não significa que não haja outros bancos quase tão grandes e com uma prestação de serviços igualmente diversificada.