O que é Bradesco (BBDC4) e os Diferenciais da Instituição
| ,

O que é Bradesco (BBDC4) e os Diferenciais da Instituição

Conheça quais são os diferenciais do Banco Bradesco, considerado um dos maiores bancos da América Latina, e saiba se ainda vale a pena investir no BBDC4.

Por
Atualizado em 02/10/2020

O Bradesco (BBDC4) é um dos maiores bancos da América Latina, e a marca mais valiosa do Brasil segundo a Interbrand.

A ação BBDC4 é considerada uma das Blue Chips com maior volume de negociação, sendo uma das ações preferidas entre os investidores.

Devido à crise provocada pela pandemia de coronavírus, o desempenho das ações do setor financeiro, vem sendo pressionado em 2020.

Por este motivo, as ações do Bradesco vem acompanhando o Índice Financeiro (IFNC) da B3, e acumulam uma retração de 40,22% em 2020.

Neste artigo, vamos abordar os principais diferenciais do Banco Bradesco, fatores que influenciaram no desempenho do banco nos últimos anos.

Leia até o final e descubra se a ação BBDC4 vale a pena.

O que é Bradesco

O Banco Bradesco é um dos maiores bancos da América Latina, presente estrategicamente em diversos estados do país e no exterior.

Confira a distribuição dos pontos físicos do Bradesco no Brasil:

Pontos Físicos do Bradesco no Brasil
*Distribuição da Rede Bradesco no Brasil. Fonte: RI Bradesco.
Banner will be placed here

História do Bradesco

A história do Banco Bradesco iniciou em 1943 na cidade de Marília, no interior de São Paulo, conhecido na época como Banco Brasileiro de Descontos.

Décadas depois, a instituição financeira implantou o Cartão de Crédito Bradesco, sendo pioneiro no oferecimento de cartão de crédito para clientes bancários.

A partir da década de 80, o Banco Bradesco formou o grupo Bradesco Seguros, passando a atuar nos segmentos de previdência privada aberta, capitalização e seguros.

Na década de 90, o banco passa por uma transformação tecnológica, onde foram implantadas máquinas automáticas de emissão de cheques, de saques e recolhimento de depósitos.

A história do Bradesco foi marcada pela implementação do plano de crescimento inorgânico, o que fez com que a instituição acumulasse um histórico de aquisições bem sucedidas.

Isto possibilitou o crescimento acelerado do banco ao longo dos anos, e seu reconhecimento como um dos maiores bancos da América Latina.

Estrutura Organizacional Bradesco

Confira abaixo a estrutura organizacional do Banco Bradesco e seus membros.

Conselho de AdministraçãoMembro
PresidenteLuiz Carlos Trabuco Cappi
Vice-presidenteCarlos Alberto Rodrigues Guilherme
Conselho FiscalEspecialista do Setor
CoordenadorAriovaldo Pereira
Diretoria ExecutivaEspecialista do Setor
Diretor-PresidenteOctavio de Lazari Junior
Diretor Vice-PresidentesMarcelo de Araújo Noronha

Setor Bancário Brasileiro

De acordo com o relatório de inflação elaborado pelo Comitê de Política Monetária (Copom), a recuperação da economia vem ocorrendo mais rápido do que o esperado.

Por sua vez, a projeção para a variação do Produto Interno Bruto (PIB), passou para -5,0% em 2020, sinalizando um ambiente mais favorável para o terceiro trimestre de 2020.

Também foi observado uma melhora nas concessões de crédito, e inadimplência em patamar controlado, devido às iniciativas do governo, para estimular a economia.

De acordo com a última pesquisa especial de crédito, elaborada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a concessão de crédito à pessoa jurídica em agosto, apresentou uma melhora de 7,7%.

Liderança do Bradesco no Setor de Seguros

O Banco Bradesco é líder no setor de seguros no país, de acordo com o ranking elaborado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros (SINCOR). 

No ano de 2019, apenas as companhias, Bradesco Seguros e Sul América concentraram 90% da receita total do ramo saúde.

Concorrentes Brasileiros do Bradesco

O Brasil é um dos países que apresenta uma das maiores taxas de concentração bancária do mundo, visto que, os 5 maiores bancos concentraram 81,0% dos ativos totais em 2019.

Considerando os ativos totais, o Bradesco é considerado o terceiro maior banco do país, sendo o Itaú, Banco do Brasil, e a Caixa Econômica Federal (CEF), seus principais concorrentes.

BancoTickerMarket CapAtivos Totais
Itaú(ITUB4)219,2 B1,7 Tri
Banco do Brasil(BBAS3)84,6 B1,5 Tri
Caixa Econômica Federal (CEF)Capital FechadoCapital Fechado1,3 Tri
Bradesco(BBDC4)172,3 B1,2 Tri
Santander(SANB4)110,6 B998,7 Bi

Confira a evolução do lucro líquido do Banco Bradesco:

Gráfico da Evolução do Lucro Líquido do Bradesco
*Fonte: Relatórios anuais Banco Bradesco (2015-2019).

Participação no Mercado de Crédito do Bradesco

Segundo o Relatório de Economia Bancária (2019) do Banco Central (BC), o Banco Bradesco apresentou uma participação de 11,35% no mercado total de crédito às pessoas físicas.

No segmento de crédito às pessoas jurídicas, a participação do banco foi ainda maior, equivalente à 13,60% em 2019.

Porém, o destaque ficou para a alta participação da instituição no mercado de crédito no segmento rural, perdendo apenas para o Banco do Brasil.

Confira as vantagens competitivas do Bradesco:

  • Participação relevante no mercado de seguros;
  • Diversificação nas operações bancárias;
  • Marca bem posicionada no mercado.

Desempenho Ações BBDC4

As ações BBDC4 acompanharam o movimento do Índice Financeiro (IFNC), e acumulam uma retração de 40,22% em 2020.

Desempenho Ações BBDC4
*Fonte: GuiaInvest.

Bradesco Vale a Pena Investir?

O setor financeiro vem refletindo os impactos da crise originada pela pandemia de coronavírus, porém, alguns grandes bancos têm demonstrado resiliência nesse período de turbulência.

Sendo o caso do Bradesco, que mesmo na crise apresentou avanço em algumas métricas, e tem adotado medidas para mitigar os efeitos da crise.

Portanto, as ações BBDC4 valem a pena, e oferecem para o investidor uma oportunidade de entrada, devido seu potencial de valorização.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

Análise de Ações

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE