Com a pandemia de Covid-19, o sonho de muitas pessoas de alcançar a independência financeira precisou estar preparado para as incertezas econômicas, evidenciando como é importante ter alguma proteção financeira.

Atualmente, as pessoas estão tentando se recuperar dos impactos econômicos da pandemia, mas algumas delas já estão tentando estabelecer suas defesas financeiras para evitar as próximas crises.

Ao site CNBC Make It, especialistas em finanças pessoais revelaram algumas atitudes que você deve praticar para não perder dinheiro e alcançar suas metas financeiras.

Nos Estados Unidos, segundo estudo da Northwestern Mutual, 58% dos americanos estão passando por recuperação financeira.

Dessas pessoas que estão se reestruturando, apenas 14% estão conseguindo fazer seus planejamentos financeiros olhando para mais de cinco anos.

Embora pensar em despesas de curto prazo possa mantê-lo no caminho certo para atingir seus objetivos, os especialistas dizem que é fundamental ter uma visão de longo prazo.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Então, você está pronto para conhecer 5 defesas que você pode aplicar para sua proteção financeira e para criação de riqueza?

Leia até o final para saber como proteger seu dinheiro e se preparar para enfrentar as incertezas econômicas futuras.

Priorize a Reserva Econômica

Ter uma reserva de emergência é uma parte crucial de sua saúde financeira, ensina a planejadora financeira certificada Marguerita Cheng, CEO da Blue Ocean Global Wealth.

“Sua reserva econômica não foi projetada para torná-lo rico, especialmente porque as taxas de juros normalmente são baixas”, diz Cheng.

“Mas você precisa ter dinheiro disponível para todas as despesas inesperadas.”

De acordo com o relatório da Northwestern Mutual, a utilização de reservas pessoais aumentou 10% e essa é uma tendência que o analista Ted Rossman, do Bankrate, espera que continue.

“Principalmente agora, há uma grande tentação de dizer ‘sim’ a tudo ... sair para comer, sair de férias, ir a shows”, explica Rossman.

Mas o analista alerta: “Você deve fazer isso, mas também precisa fazer com responsabilidade”.

Especialistas financeiros como Suze Orman recomendam economizar o suficiente para seis meses ou até um ano de despesas em caso de emergência.

Ben Carlson, gestor de ativos institucionais da Ritholtz Wealth Management,  considera que o valor certo a ser guardado por você “depende da sua situação pessoal”.

“Talvez não sejam seis meses de despesas, mas dois meses”, disse ele.

Pagar Dívidas

Mesmo enquanto você está economizando, é preciso fazer esforços para pagar suas dívidas, especialmente as de cartão de crédito com juros altos.

“Você tem muito mais liberdade quando não tem esses pagamentos”, diz Rossman.

Para elaborar um plano de pagamento para quitar as dívidas, os especialistas recomendam começar fazendo uma lista de todas as suas dívidas.

Em seguida, defina uma estratégia para se livrar das dívidas ruins.

As duas opções populares de quitação são:

  • Método “bola de neve”, que visa primeiro a dívida com o menor saldo;
  • Método “avalanche”, que faz você pagar a dívida com juros mais altos primeiro.

Aumente sua Pontuação de Crédito

Sua pontuação de crédito pode ser considerada um dos números mais importantes da sua vida financeira, segundo o analista Ted Rossman.

“A pontuação determina se você será aprovado ou não para empréstimos e linhas de crédito e, se o fizer, com que taxa de juros”, diz Rossman.

Ter um score “bom” ou “ótimo” pode ajudar você a economizar milhares nos próximos anos com taxas mais baixas de empréstimos

Algumas das maneiras de aumentar sua pontuação de crédito incluem pagar suas contas em dia e reduzir o uso do cartão de crédito.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Economize para a Aposentadoria

Mesmo enquanto você está se esforçando para atingir outras metas financeiras mais imediatas, é fundamental pensar no seu futuro e no seu planejamento de aposentadoria.

“Definitivamente, é importante que as pessoas economizem para a aposentadoria”, ressalta a especialista Marguerita Cheng. “Isso é dinheiro trabalhando para você.” 

A maioria dos especialistas recomenda contribuir com o que pode e aumentar suas contribuições com o tempo.

Segundo Cheng, “se economizar para a aposentadoria é a última coisa em que você pensa, você deve mudar sua mentalidade.

“Embora a aposentadoria pareça distante, pense que economizar para a previdência é como um acúmulo de riqueza, acrescentou a planejadora financeira. 

Quanto mais cedo você começar a investir no plano de previdência, mais tempo os juros compostos poderão ser usados ​​para aumentar o seu dinheiro.

Faça Seguro

De acordo com Christian Mitchell, vice-presidente executivo da Northwestern Mutual, uma das partes mais importantes e frequentemente ignoradas do planejamento financeiro é o seguro.

Ter um plano de seguro pode funcionar como uma rede de segurança e ajudá-lo a evitar despesas inesperadas que podem colocá-lo em dívidas.

“Quando as pessoas pensam em planejamento financeiro, tradicionalmente pensam em ativos de sua carteira de investimento, diz Mitchell.

“Mas você precisa pensar em riscos de longo prazo, como o de ficar incapacitado, e avaliar outros tipos de seguro, porque eventos negativos podem tirar sua vida financeira do rumo.”

Mitchell também espera que as pessoas possam tirar lições da pandemia e melhorar seus hábitos financeiros.

“À medida que a vida normal retorna, espero que as pessoas pensem sobre sua situação financeira de forma mais imparcial e sejam mais consistentes em querer economizar seu dinheiro, diz ele.

“Acho que se conseguirmos fazer isso, esta pandemia, apesar das desvantagens, terá um impacto benéfico duradouro na vida financeira das famílias”, concluiu Mitchell.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Para ajudar você a começar sua jornada rumo à independência financeira, baixe gratuitamente o livro digital "Como Começar a Investir do Zero"

Se você já investe, mas gostaria de melhorar a rentabilidade dos seus investimentos, faça um teste online de perfil de investidor e receba uma sugestão de ativos.