O que é Planejamento Financeiro

O Planejamento Financeiro é a análise das finanças pessoais ou empresariais baseando-se nas receitas, despesas e investimentos mensais e no estabelecimento de metas financeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O objetivo do Planejamento Financeiro é a organização das finanças para sustentar de modo seguro as necessidades pessoais ou empresariais de curto prazo. Também é uma ferramenta utilizada para atingir metas desejadas no médio e longo prazo.

O Planejamento Financeiro pode ser o instrumento ideal para acabar com endividamentos ou evitá-los, livrar-se de gastos desnecessários e alcançar a independência financeira através do estudo das finanças e estabelecimento de metas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A planilha de gastos mensais

Para iniciar seu Planejamento Financeiro, seja ele pessoal ou empresarial, é preciso fazer uma planilha de gastos mensais. Dentro da planilha, deve haver:

  • Coluna referente às entradas de dinheiro da família ou da empresa, como salário, lucros de rendimentos;
  • Coluna referente aos gastos fixos, como IPTU, aluguel, conta de luz, internet;
  • Coluna referente aos gastos variáveis, como jantar em um restaurante, compra de roupas, viagens;
  • Coluna final referente à diferença entre o valor das entradas e das saídas.

A última coluna irá mostrar quanto se economiza por mês. A meta pode ser aumentar essa quantia, ou mantê-la, de forma a planejar o valor poupado mensal.

Em alguns meses, a soma do valor poupado mensal somado se tornará sua reserva de emergência, que deve ser alocada em uma aplicação de rápido acesso (alta liquidez), para casos de emergência, como acidentes ou desemprego.

Além disso, a realização do Planejamento Financeiro em cenários de crise econômica é indispensável para manter a estabilidade financeira e evitar situações financeiras delicadas tanto nas finanças pessoais como empresariais.

Estabelecendo metas do Planejamento Financeiro 

Uma vez formada a reserva de emergência, é hora de traçar objetivos financeiros principais. Quais são os objetivos daqui a cinco anos? E em dez anos? 

Dentro dessas reflexões, deve-se traçar metas, como obter casa própria, quitar dívida do carro, viagem de família, iniciar meu negócio ou quitar as dívidas do meu negócio, por exemplo.

Para alcançar essas metas, deve-se traçar o caminho:

  • Evitar custos e gastos desnecessárias, como compras por impulso;
  • Evitar empréstimos e parcelamentos com juros altos, e compras à crédito;
  • Buscar novos tipos de renda, como dividendos e rendimentos de aplicações.

O caminho traçado deve estar alinhado com os objetivos de médio e longo prazo, com sua realidade financeira do momento e com seus conhecimentos sobre investimentos e seu perfil de investidor.

Além disso, revisar as metas também é fundamental para que ajustes possam ser feitos e o Planejamento Financeiro melhorado. 

Vivendo dentro do Planejamento Financeiro 

Além de planilhas no computador, alguns aplicativos de celular de Planejamento Financeiro podem ser úteis para fazer a planilha de gastos, registrando de forma rápida o fluxo do dinheiro mensal e detectando onde os gastos podem estar exagerados.

Para não viver com a sensação de economizar dinheiro o tempo todo e não poder exceder gastos, ao fim de uma meta alcançada, é importante comemorar a conquista, mesmo que de maneira simbólica, para que a motivação de continuar seguindo as metas siga firme.

Se as metas do Planejamento Financeiro se tornarem muito abstratas, alguns planos de ação mais enérgicos e específicos podem ajudar a traçar metas mais reais e objetivas, ou a solução pode ser diminuir os prazos para as metas, de cinco anos para dois anos, por exemplo.

No caso de ocorrência de algum imprevisto ou emergência, o valor poupado anteriormente (a reserva de emergência) deve ser retirado da aplicação de fácil acesso e utilizado para os fins necessários.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Planejamento Financeiro, consulte o artigo completo sobre Planejamento Financeiro Pessoal.