O que é Certificações Financeiras?

Para um profissional em finanças conseguir entrar no mercado e atuar de forma profissional, é preciso as Certificações Financeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através das Certificações Financeiras o profissional estará capacitado para desempenhar suas funções na área de finanças e investimentos.

Além dos órgãos reguladores, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), exigirem as Certificações Financeiras, várias instituições financeiras só contratam profissionais habilitados.

Um profissional com as Certificações Financeiras, ganha mais relevância no cenário econômico além de conhecimento para desempenhar sua função.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A relevância das Certificações Financeiras

Um profissional sem Certificações Financeiras não passou pelos devidos testes antes de trabalhar na área financeira, sendo assim, os seus clientes e demais agentes financeiros terão pouca segurança nele.

O profissional até pode contar com o conhecimento, mas não recebeu todo o conteúdo e tão pouco foi testado antes de ser colocado na área de atuação.

Quando o profissional mostra as suas Certificações Financeiras, essa mostra que passou pelos devidos testes e possui credibilidade vinda do próprio mercado.

Através dessa credibilidade o profissional consegue oferecer mais segurança e confiabilidade ao cliente.

Um agente financeiro sem as Certificações Financeiras é similar ao engenheiro sem o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Você teria segurança em construir um empreendimento com um engenheiro que não possui o CREA?

Vale destacar ainda que órgãos como a CVM fazem fiscalizações para identificar agentes financeiros que não são devidamente credenciados para atuar na área.

Tanto as instituições que contratam quanto os profissionais podem ser responsabilizadas caso alguma irregularidade seja identificada.

Certificações Financeiras Existentes

Dentro do mercado nacional existem vários tipos diferentes de Certificações Financeiras, mas dentro deles, nós temos sete certificações consideradas as principais.

CPA-10 e 20

Tanto o CPA-10 quanto o CPA-20 são oferecidos pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

O CPA-10 é destinado aos agentes de banco. Os gerentes de conta e aqueles profissionais que trabalham com produtos bancários mais comuns e de menor complexidade.

Já o CPA-20 engloba todas as características do CPA-10, adicionando mais conhecimento e informações sobre os produtos complexos do banco, produtos geralmente oferecidos aos clientes Private do banco ou investidores profissionais.

CEA

Aqueles que precisam do CEA (Certificação Especialista de Investimentos Anbima) ou pensam em tirar essa Certificação Financeira, geralmente são profissionais que vão desenvolver um trabalho de analista e assessoria de investimento para os gerentes de conta, por exemplo.

CGA

Os profissionais que vão desempenhar a função de gestão financeira, administrando a carteira de um cliente e fazendo a alocação de ativos, precisam da Certificação Financeira CGA (Certificação de Gestores Anbima).

Ancord

Se você pretende se tornar um agente autônomo de investimentos e trabalhar junto de uma corretora, como a XP Investimentos, por exemplo, você precisa do Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

CNPI

Os profissionais que trabalham em casas de Research e desenvolvem diferentes de relatório financeiros precisam do CNPI (Certificado Nacional de Profissionais de Investimentos).

A instituição que faz o teste e dá a Certificação Financeira é a Associação dos Analistas Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais, Apimec.

CFP

Certified Financial Planner, ou Certificação de Planejador Financeiro vale em todo o mundo e só pode ser adquirida por aqueles que possuem ao menos três anos de experiência na área além de curso superior completo.

Aquele que busca o CFP é o profissional que vai trabalhar no planejamento financeiro com foco nos investimentos e na carteira do cliente.

CFA

Chartered Financial Analyst, ou Certificação de Analista Financeiro é dada aos profissionais que vão desempenhar diferentes funções no mercado financeiro, como o de gestor de carteiras, analista, profissional responsável por fusões e aquisições, dentre várias outras funções.