O que é Bookrunner

Bookrunner é o agente econômico, geralmente um banco de investimento, responsável pela oferta pública de ações ou outros títulos de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A situação mais comum em que é possível ver a atuação de um bookrunner é na execução de um IPO (Initial Public Offering) ou um LBO (Leveraged Buyout).

E é no caso do IPO, o Bookrunner não é apenas importante, ele é essencial para que a operação seja bem sucedida.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do Bookrunner

Sempre que uma empresa decide abrir para a bolsa de valores, ela precisa fazer uma primeira emissão de papéis, que é chamada de IPO.

Definir o valor que esses papéis irão ter não é uma tarefa fácil, e muitos dados precisam ser considerados. Desde o valor da empresa, até às expectativas de mercado.

Caso a empresa comece a sua participação no mercado de ações com um valor muito alto, isso pode afastar os investidores.

Por outro lado, se a empresa começar com um valor muito pequeno, pode não valer muito a pena financeiramente.

É em uma situação como essa que o Bookrunner mostra o seu valor. É ele quem vai ficar responsável por fazer essa avaliação e lançar as ações da empresa.

Isso não significa, no entanto, que apenas um Bookrunner tenha que ser empregado para fazer o IPO de uma empresa. Mais de um Bookrunner pode atuar com esse propósito.

Outra área na qual o Bookrunner atua é com a emissão de LBO, que nada mais são que títulos de dívidas, como debêntures.

Neste processo geralmente é necessário mais de um Bookrunner, no mínimo dois. Um deles cuidará da captação de clientes e o outro da negociação dos títulos.

Também faz parte da alçada do Bookrunner cuidar das etapas de fusões e aquisições de grandes empresas por outras, pois é necessário fazer uma precificação adequada.

Quem pode atuar como Bookrunner

Apenas os bancos podem atuar como Bookrunner, e na maioria das vezes este banco atua principalmente com carteira de investimento.

O fato é que no mercado financeiro as instituições bancárias possuem uma função essencial, atuando em diferentes frentes, pois elas possuem condições para isso.

Na maioria das vezes os bancos que fazem o papel de Bookrunner atuam em conjunto, para se prevenir contra potenciais riscos.

A importância do Bookrunner

No mercado de ativos existem muitas variáveis que são comparadas o tempo todo para se alcançar um bom desempenho. 

E sempre que uma empresa decide abrir o seu capital, ela precisa considerar bem estas variáveis para verificar se vale mesmo a pena ou não.

Uma vez que uma empresa abre o capital, a forma como ela será gerida muda. Se antes existia uma administração centralizada, agora haverá outras cabeças tomando decisões.

A responsabilidade do rumo da empresa passa a ser dividida. E se antes as tomadas de decisões eram simples e rápidas, agora precisam ser deliberadas em AGO ou uma AGE.

E é justamente por isso que nem todas as empresas têm interesse em abrir capital. Muitas, inclusive, pelo modelo de negócios que possuem, não precisam.

Por outro lado, se houver uma sinalização de que a empresa entrará no mercado, é necessário que essa entrada seja bem feita, é nesse momento que o auxílio do Bookrunner é fundamental.

É ele quem irá analisar todos os dados disponíveis para chegar a um melhor valor para o papel da empresa em sua primeira emissão, ou seja, no IPO.

Um dos maiores riscos de se abrir ao mercado, caso a oferta inicial não seja bem feita, é justamente haver uma desvalorização dos papéis da empresa.

É justamente por isso que alguns bancos de investimentos maiores, principalmente nos EUA, fazem várias ofertas diferentes ao longo de um ano.