O que é Barreira de alta

Barreira de alta é uma condição que serve para brecar o investidor de ter lucros superiores a um limite pré-estabelecido. O que pode não ser interessante para o investidor arrojado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Uma Barreira de alta existe em alguns tipos de investimentos como uma contrapartida por uma certa previsibilidade e segurança.

Vale ressaltar que são em produtos da renda variável que se encontra a Barreira de alta, visto que os produtos da renda fixa já são intrinsecamente seguros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função da Barreira de alta

Muitos investidores têm apreensão de entrar no mercado de capitais, em fundos de investimento, em derivativos ou outras opções de renda variável.

Isso acontece porque a renda variável entrega uma grande imprevisibilidade. Não é possível saber se o investimento irá dar frutos ou se tornar um prejuízo.

Do outro lado da moeda, então, ficam os produtos da renda fixa, que apresentam uma segurança muito maior, e na maioria das vezes possuem lucro garantido.

Todavia, existe um custo para essa segurança, previsibilidade e lucro garantido: os possíveis ganhos com a renda fixa são reduzidos. Dependendo da taxa de juros, podem nem valer a pena.

Foi pensando nessa situação que criou-se o conceito da Barreira de alta, que impede determinado produto da renda variável de ultrapassar uma margem de lucro definida. 

E uma vez que a renda variável possui um limite, é possível oferecer aos investidores uma contrapartida muito interessante, chamada de Barreira de baixa.

A Barreira de baixa funciona de forma contrária, ela impede que o dinheiro que o investidor aplicou no início seja perdido, mesmo que o produto tenha resultado negativo.

Com essa condição, torna-se muito mais seguro se arriscar nos investimentos.

Barreira de alta e Barreira de baixa na prática

Todo investimento com Barreira de alta, possui a vantagem de ter uma Barreira de baixa atrelada. Ou seja, o investidor nunca irá correr grandes riscos.

No entanto, é importante ressaltar que um produto de renda variável que possui uma Barreira de alta e uma Barreira de baixa, pode não ser assim tão honesto com o investidor.

É imprescindível que o investidor investigue a instituição emissora deste produto, para se certificar de que ele de fato pode entregar algum resultado positivo.

A realidade é que, mesmo que o investimento resguarde o investidor de ter perdas no valor inicial, isso não significa que o valor inicial será corrigido pela inflação.

E é muito comum que produtos de renda variável que ofereçam garantias acabem também impondo uma data de resgate, que se for adiantada pode ocasionar em prejuízo.

Barreira de alta e o COE

O produto mais comercializado e conhecido, que possui as características da Barreira de alta e Barreira de baixa é o COE (Certificado de operações estruturadas).

Esse produto da renda variável trata-se de um título emitido por bancos, que é composto de vários ativos da renda fixa e da renda variável. 

É possível traçar uma certa semelhança com fundos de investimento. No entanto, o COE tem as suas características próprias. Por exemplo, é necessário investir com um valor mínimo inicial. 

O COE também possui um indexador definido e uma data de resgate que, se não for respeitada, irá causar prejuízos ao investidor ao serem descontadas as taxas.

E claro, quando se investe em um COE, o investidor pode acabar vislumbrando cenários diferentes para o seu investimento:

  • O primeiro cenário, que também é o pior, acontece quando o produto não consegue lucrar. Neste caso, o investidor fica com o seu investimento inicial;
  • No segundo cenário o produto consegue lucrar até no máximo a Barreira de Alta. Esse é o melhor cenário;
  • E por último, quando o produto acaba rendendo mais do que a Barreira de Alta. Neste caso, o investidor acaba sendo alienado de lucros melhores.

Por fim, vale destacar que o COE não é protegido pelo FGC. Portanto, é importante verificar a estabilidade da empresa que está emitindo esse título.