Resultado Log-In (LOGN3) 2020: Prejuízo de R$ 14,8 M no 2t20
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Resultado Log-In (LOGN3) 2020: Prejuízo de R$ 14,8 M no 2t20

Log-In Logística Intermodal divulgou seus resultados referentes ao 2t20, confira os destaques e se vale a pena investir na LOGN3.

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Atualizado em 11/08/2020

Os resultados da Log-In Logística Intermodal (LOGN3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2020, foram divulgados no dia 10/08.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Log-In Logística Intermodal do 2t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação LOGN3 vale a pena.

Sobre Log-In Logística Intermodal

A Log-in Logística Intermodal atua no segmento de transporte de cargas, sua extensa malha intermodal abrange todo o Brasil e o Mercosul, facilitando a movimentação de cargas.

A companhia atua por meio de navios porta-contêineres próprios e afretados, além de oferecer o transporte rodoviário.

A companhia apresentou um crescimento de mais de 20% em volume nos últimos 6 anos. As principais atividades da Log-In Logística Intermodal são:

  • Navegação Costeira;
  • Terminal Portuário;
  • Terminais Intermodais.

Composição acionária da Log-In Logística Intermodal

AcionistaONPNTotal
Alaska Investimentos Ltda.36,3%0,0%36,3%
Outros57,4%0,0%57,4%
Itaú Unibanco S.A.5,1%0,0%5,1%
Ações Tesouraria1,2%0,0%1,2%
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Avaliação de Governança

A Log-In Logística Intermodal está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaLog-IN Logistica Intermodal S.A.
CódigoLOGN3
SubsetorTransporte
Segmento de ListagemTransporte Hidroviário
Tag Along100%
Free Float57%
Principal AcionistaAlaska Investimentos Ltda. (36%)
Siteri.loginlogistica.com.br

A Log-In Logística Intermodal  possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along  de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Log-In Logística Intermodal no 2t20

A Log-In Logística Intermodal apresentou um prejuízo líquido de R$ 14,8 milhões no 2t20, versus um lucro de R$ 9,7 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Log-In Logística Intermodal do segundo trimestre de 2020:

Indicador2t201t20%2t19%
Lucro Líquido (R$)-14,8 M-114,6 M-87,1%9,7 M-252,6%
Margem Ebitda (%)24,5%19,6%4,9 p.p.28,3%-3,8 p.p.
Margem Bruta (%)20,3%14,1%6,2 p.p.20,5%-0,2 p.p.
Margem Líquida (%)-6,3%-42,2% 36,0 p.p.3,6%-9,9 p.p.

Resultados Operacionais da Log-In Logística Intermodal no 2t20

Confira os destaques dos resultados operacionais da Log-In Logística Intermodal, referente às suas operações do 2t20:

Navegação costeira

A demanda de carga no transporte rodoviário de cargas apresentou retração de 40% no 2t20, na comparação com o 2t19.

Dentre os segmentos que apresentaram menor demanda de carga no período consta eletroeletrônicos e automobilístico, shoppings e comércio.

Na divisão navegação costeira, o volume transportado apresentou retração de -8,4% na comparação com o mesmo período de 2019.

Gráfico do Volume Transportado - Navegação Costeira 2t20
Gráfico do Volume Transportado – Navegação Costeira 2t20. Fonte: RI Log-in.

A receita líquida total da divisão navegação costeira totalizou R$ 183,2 milhões no 2t20, apresentando retração de 11,9% na comparação com o 2t19.

Terminal de Vila Velha (TVV)

Na divisão Terminal de Vila Velha, o volume transportado apresentou retração de -17,2% na comparação com o 2t19.

Gráfico do Volume Transportado - Terminal de Vila Velha (TVV) 2t20
Gráfico do Volume Transportado – Terminal de Vila Velha (TVV) 2t20. Fonte: RI Log-in.

A receita líquida total da divisão Terminal de Vila Velha totalizou R$ 43,6 milhões no 2t20, apresentando retração de -20,0% na comparação com o 2t19.

Terminais Intermodais

A receita líquida da divisão Terminais Intermodais totalizou R$ 7,8 milhões no 2t20, apresentando crescimento de 6,8% na comparação com o 2t19.

O custo dos serviços da divisão Terminais Intermodais alcançou R$ 2,6 milhões no 2t20, apresentando crescimento de 13,0% na comparação com o 2t19.

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Resultados Financeiros da Log-In no 2t20

A receita líquida de vendas da Log-In Logística Intermodal atingiu R$ 234,6 milhões no 2t20, apresentando queda de 13,0% na comparação com o 2t19.

O Lucro Bruto da Log-In Logística Intermodal atingiu R$ 47,5 milhões no 2t20, apresentando retração de -14,1% na comparação com o 2t19. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 187,0 milhões no 2t20, apresentando retração de -12,8% na comparação com o 2t19.

O Ebitda da Log-In Logística Intermodal atingiu R$ 57,5 milhões no 2t20, apresentando retração de -24,8% na comparação com o 2t19.

A margem Ebitda da Log-In Logística Intermodal totalizou 24,5% no 2t20, apresentando retração de -3,8 pontos percentuais na comparação com o 2t19. 

O resultado financeiro da Log-In Logística Intermodal totalizou um prejuízo de R$ 43,1 milhões no 2t20, apresentando crescimento de 19,7% quando comparado ao 2t19.

No 2t20, as despesas administrativas e comerciais recuaram -0,2% em relação ao 2t19.

A Margem bruta da Log-In Logística Intermodal atingiu 20,3% no 2t20, apresentando retração de -0,2 ponto percentual na comparação com o 2t19. 

O prejuízo líquido da Log-In Logística Intermodal atingiu R$ 14,8 milhões no 2t20, apresentando retração de -87,1% na comparação com o 2t19 e baixa de -252,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Log-In Logística Intermodal 2t20
Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Log-In Logística Intermodal. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Log-In Logística Intermodal atingiu -6,3% no 2t20, apresentando retração de -9,9 pontos percentuais na comparação com o 2t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Log-In

Os indicadores de endividamento da Log-In Logística Intermodal estão dentro da normalidade, apresentando uma dívida bruta/ patrimônio líquido de 703,4%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Log-In Logística Intermodal:

Gráfico: Histórico Endividamento Log-In Logística Intermodal
Gráfico: Histórico Endividamento Log-In Logística Intermodal. Fonte: GuiaInvest

A dívida bruta da Log-In Logística Intermodal em junho de 2020, totalizou R$ 1,4 bilhão, apresentando crescimento de R$ 96 milhões na comparação com março de 2020.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 93,0% da sua dívida no longo prazo e 7,0% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da Log-In Logística Intermodal para iniciar a sua análise dos fundamentos da LOGN3.

Indicador03/202006/2020Evolução
Preço/Lucro (P/L)-13,7-11,516,1%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)7,37,52,7%
Price Sales Ratio (PSR)1,41,57,1%
Valor de Mercado (R$)1,5 B1,5 B0,0%
Ebit (R$)157,9 M139,5 M-11,7%
Ebitda (R$)260,5 M184,1 M-29,3%
Lucro por Ação (LPA) $-1,0427-1,277122,5%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-53,3%-65,5%22,9
Margem Líquida %-10,0%-12,7%-2,7 p.p.
Liquidez Corrente2,32,9-0,6 p.p.
Data Divulgação12/05/2010/08/20

* Indicadores com base na data de 11/08/2020.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados Log-In 2t20

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da Log-In Logística Intermodal do 2t20.

Documentos e arquivos dos Resultados da Log-In Logística Intermodal do 2t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Log-In Logística Intermodal.

LOGN3 Vale a Pena?

A Log-In Logística Intermodal está presente há 13 anos no mercado, com grande atuação em diversos estados do país e Mercosul.

Nos últimos anos, a Log-In Logística Intermodal apresentou receita líquida estável, e margens operacionais elevadas.

Entretanto, nos últimos trimestres, a companhia vem apresentando um menor desempenho operacional, como também instabilidade nos resultados líquidos.

No 2t20, o Ebitda da Log-In Logística Intermodal apresentou retração de -24,8% na comparação com o mesmo período de 2019.

Além de ter apresentado uma piora em sua eficiência operacional, demonstrado pela redução nas margens operacionais.

A empresa também vem apresentando uma alta alavancagem financeira, podendo afetar as suas operações no longo prazo.

Como também Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) abaixo do esperado, e prejuízo acumulado em 2020.

As ações LOGN3 entregaram aos acionistas uma queda de 6,33% nos últimos doze meses, e baixa de 20,72% em 2020.

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Análise de Ações

DFP da Log-In Logística Intermodal 2t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Log-In Logística Intermodal do 2t20 na íntegra. 

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

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