O que é Viés de Conservadorismo?

Viés de Conservadorismo é um viés cognitivo que nos induz a ignorar as críticas sobre nossas opiniões ou crenças.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para isso, tendemos a dar prioridade para informações que confirmem nossas hipóteses, incorrendo também no que se chama de viés de confirmação.

Estes vieses cognitivos têm profundo impacto na nossa racionalidade, afetando nossas avaliações e tomadas de decisão.

Estes fenômenos psicológicos são muito estudados pela psicologia comportamental. Ao serem incorporados pela economia e finanças, deu-se origem à chamada finanças comportamentais.

Neste campo de estudos, o objetivo é buscar entender como os vieses cognitivos afetam nosso comportamento econômico, como os investimentos.

Vejamos um pouco mais sobre o viés do conservadorismo e como ele afeta nossas decisões no mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Viés de Conservadorismo?

Vários estudos na psicologia mostraram que os investidores costumam formar uma visão profundamente emocional sobre os investimentos.

Essas visões podem ser positivas ou negativas, sendo construídas previamente. 

Uma vez que se tenha um “preconceito” sobre uma decisão de investimento, o investidor pode ser apresentado a informações que são contraditórias com sua visão e mesmo assim decidir por manter seu comportamento inicial.

Com isso, alguns investidores podem não reagir a novas informações, enquanto outros podem reagir muito lentamente.

Por exemplo, um investidor pode acreditar que a IRB (empresa de resseguros do Brasil) é sempre um bom investimento. 

Entretanto, quando as primeiras informações sobre a possibilidade de fraudes financeiras vieram à tona, muitos investidores mantiveram suas visões anteriores e demoraram a reagir

Com a queda do preço das ações, esses mesmos investidores entenderam que era uma boa oportunidade para reforçar suas posições, decidindo, portanto, por comprar mais ações.

Com o tempo, os detalhes das irregularidades e os demonstrativos financeiros dos trimestres seguintes evidenciaram que a empresa não tinha capacidade de entregar os resultados esperados.

Como resultado, alguns investidores perderam uma grande parte de seu investimento.

Viu como o viés de conservadorismo pode afetar nossa tomada de decisão e gerar prejuízos no mercado financeiro?

Por isso é importante conhecer mais sobre como funciona essa armadilha mental que pode nos prejudicar muito ao longo da nossa vida.

O que causa o Viés de Conservadorismo?

Como investidores, estamos cientes de que o viés de conservadorismo realmente existe no mercado. 

Nós mesmos experimentamos isso, ou podemos ter encontrado outras pessoas que passaram por isso ao longo do tempo. 

No entanto, não basta saber que este viés existe, precisamos também entender como ele é causado e como afeta nossas avaliações de maneira inconsciente.

Basicamente, há três formas principais de como o viés de conservadorismo nos afeta:

  • Falha em reavaliar dados complexos;
  • Apego às previsões;
  • Reação lenta.

Vejamos um pouco sobre como funciona cada uma destas manifestações do viés de conservadorismo.

Falha em reavaliar dados complexos

Formular uma opinião sobre a posição financeira de uma empresa é uma tarefa complexa. 

O investidor deve passar por uma ampla gama de informações financeiras e analisá-las criticamente antes de tomar qualquer decisão. 

O problema é que sempre que novas informações sobre a empresa são divulgadas, o investidor deve fazer toda a análise novamente. 

Isso pode ser tanto física quanto emocionalmente estressante para o investidor. 

Portanto, em vez de formar novas opiniões, os compradores simplesmente se apegam a crenças pré-existentes sobre a empresa.

Apego às previsões

Praticamente todas as pessoas têm uma necessidade inata de se sentirem validados. Isso não é diferente no caso dos investidores no mercado financeiro.

Quando os investidores analisam os resultados, poucos deles o fazem de forma objetiva, mas sim buscando validar suas próprias crenças.

Portanto, se uma previsão anterior fornecida pela empresa ou pelos críticos corresponder às suas crenças, eles tendem a se agarrar a essa crença em vez de reformular suas crenças. 

Já quando se defronta com argumentos contrários à sua previsão, um investidor pode se sentir induzido a negligenciar esta opinião, principalmente quando não consegue refutá-la completamente.

Outro exemplo desta manifestação do viés de conservadorismo é quando um investidor lê um relatório de cem páginas mas foca apenas em quatro ou cinco páginas que validam sua crença.

Reação lenta

Ocorre quando uma crença inicial está firmemente arraigada na mente do investidor.

Consequentemente, eles não mudam essa crença a menos que haja evidências esmagadoras de que sua crença inicial está errada. 

Quem nunca se sentiu relutante em vender uma ação que gostava muito quando aparecem notícias ruins em relação à ela?

Pois isso é resultado do viés de conservadorismo, que nos induz a manter ativos em carteira por mais tempo que deveríamos.

Como evitar o Viés de Conservadorismo?

Assim como com todos os outros vieses, a chave para evitar o viés de conservadorismo é acreditar na suposição de que podemos estar errados e que nossas decisões podem estar incorretas. 

Os preconceitos tendem a se esconder em nossos pontos cegos mentais. Portanto, se os reconhecermos, o problema está a meio passo de ser resolvido.

Os investidores devem estar cientes de sua própria tendência para os vieses cognitivos para que possam superar tomadas de decisão ruins, oportunidades perdidas e evitar serem vítimas da sua própria mente.

A melhor forma de superar estas armadilhas é ter humildade e sempre considerar que possamos estar errados.

Assumir a existência de outras hipóteses, estratégias ou opiniões, e que estas são sempre possíveis de estarem corretas, pode nos ajudar a sermos flexíveis e enxergar nossos próprios erros.

Por isso, sempre busque estudar os vieses cognitivos para entender os erros da sua própria avaliação e ajustar-se quando necessário.

Caso queira aprender um pouco mais sobre os vieses cognitivos que atrapalham nossos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto aqui no site.