O que é Underwriter?

O termo Underwriter é relacionado ao mercado financeiro e pode ter duas aplicações dependendo da operação a ser realizada.

A primeira aplicação em que ele pode ser utilizado é quando a instituição financeira que realizará o movimento de underwriting, isto é, de oferta pública de ativos no mercado primário, como as operações de IPO de ações.

Já a segunda aplicação se refere à parte que analisa e enfrenta o risco de outra parte, em troca de um pagamento, na forma de comissão, prêmio, juros ou outro. O underwriter, nessa aplicação, é uma operação importante para hipotecas e seguros, entre outros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Os underwriters são responsáveis pelo o procedimento de lançamento e distribuição das ações no mercado primário, intermediando entre quem emite e quem compra.

Quando autorizados pelo Banco Central, os bancos de investimento, sociedades distribuidoras e sociedades corretoras de ações e títulos mobiliários podem atuar como underwriters.

A operação é realizada por uma instituição financeira ou em conjunto com outras instituições, que tenha uma líder entre elas.

Sendo assim, de acordo com o modelo de operação das underwriters na subscrição é que nascem as categorias de underwriting.

O que é Underwriting?

O termo underwriting normalmente é usado para alinhar o processo de uma empresa que visa o aumento de capital via subscrição pública, no qual contrata uma intermediária financeira para emitir as suas ações no mercado financeiro.

As intermediárias financeiras que realizam esse tipo de operação são responsáveis por juntar a empresa ao investidor, utilizando seu nome.

O processo de underwriting pode ter três aplicações diferentes, por se tratar de um processo destinado ao mercado primário, desde que as aplicações estejam devidamente regulamentadas pelo Banco Central.

Entre as aplicações estão elas:

  • Underwriting stand-by: Na aplicação de underwriting stand-by, a única preocupação da underwriter é negociar os títulos durante um tempo determinado.

Ao final do tempo de vencimento, a instituição financeira pode ela mesma subscrevê-las ou, então, retorná-las à companhia.

  • Underwriting firme: Já nessa outra aplicação, também conhecida por underwriting straight, o underwriter promete subscrever todos os títulos antes de mandá-los aos investidores, atuando como um intermediário e assumindo os riscos da operação.
  • Underwriting melhor-esforço: Por fim, neste último método a preocupação que a underwriter tem que assumir é realizar o esforço necessário para encontrar interessados nos títulos, na busca de repassá-los.

Mostrando que o acordo realizado é de se comprometer para tal finalidade e não de subscrever todos os títulos.

Underwriter e operações de Underwriting

A instituição responsável pelo underwriter em uma operação de underwriting é uma especialista que atua junto com a emissora dos títulos para determinar o preço.

Ela também funciona como um revendedor, intermediando entre a emissora dos títulos e os compradores, os acionistas. Normalmente, está relacionado diretamente à compra e venda dos ativos.

A operação deve ter permissão do Banco Central para operar. Os bancos de investimento, as sociedades distribuidoras e as corretoras de ações e títulos mobiliários podem atuar na função de underwriter.

Em algumas situações, as instituições financeiras atuam em uma operação de underwriting, com uma delas liderando o grupo de empresas.

Com isso, o underwriter e o underwriting caminham lado a lado em suas operações no mercado financeiro, com instituições financeiras, acionistas e investidores envolvidos na aplicação do mercado.

Alguns dos motivos de sucesso das underwriters é aceitarem níveis de risco diferentes em cada operação é que nem sempre a recepção dos investidores ao título daquela companhia é boa.

A expectativa de aumento do método, a credibilidade da organização e o tipo de papel comercializado também afetam o sucesso da underwriter na subscrição, sendo assim um modelo com expectativa de expansão no mercado financeiro.