O que é Risco de Mercado?

O risco de mercado é o risco de prejuízos nos investimentos financeiros causados por movimentos adversos de preços. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O risco de mercado está relacionado a fatores como mudanças nos preços das ações e demais ativos do mercado, como commodities e câmbio, além de mudanças nas taxas de juros promovidas pela política monetária.

O risco de mercado pode ser amenizado pela diversificação, mas não eliminado, devido a existência de riscos sistêmicos, como as crises financeiras, que derrubam o preço de todos os ativos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Entendendo o Risco de Mercado

O risco de mercado pode ser dividido em risco do ativo e risco sistêmico.

O risco do ativo está associado aos perigos relacionados a um ativo específico, como a ação de uma empresa.

Este último pode ser chamado também de risco não sistemático, risco específico, risco diversificável ou ainda risco residual.

Neste caso, o risco de mercado desta ação é referente aos processos que giram ao redor da empresa, como:

  • Estrutura de concorrência;
  • Regulação do setor;
  • Gestão do negócio;
  • Governança corporativa;
  • Expectativas quanto a demanda;
  • Mudança tecnológica,
  • Entre outras coisas mais que possam afetar a dinâmica da empresa em particular.

Para amenizar o risco do ativo, o investidor pode diversificar sua carteira de ativos, de modo a diluir o risco de prejuízo de cada empresa no desempenho da carteira de investimento como um todo.

o risco sistêmico é mais amplo, pois abrange fatores que afetam o desempenho de todos os mercados, e não apenas um setor específico.

Neste caso, o risco sistêmico não pode ser eliminado por meio da diversificação, embora possa ser coberto de outras maneiras, como a compra de opções para fazer proteção. 

As fontes desse tipo de risco de mercado incluem eventos mais gerais, como recessões, turbulências políticas, mudanças nas taxas de juros, desastres naturais e ataques terroristas. 

O risco sistêmico, ou de mercado, tende a influenciar todo o mercado ao mesmo tempo. 

No geral, o risco de mercado existe devido às mudanças de preço. O desvio padrão das mudanças nos preços de ações, moedas ou commodities é conhecido como volatilidade de preços

A volatilidade é avaliada em termos anualizados e pode ser expressa como um número absoluto (como R$10,00), ou uma porcentagem do valor inicial (como 10%).

Os investidores podem utilizar estratégias de hedge para se proteger contra a volatilidade e o risco de mercado.

Visando se proteger de riscos específicos, os investidores podem comprar opções de venda (puts) para se proteger contra um movimento negativo.

Já aqueles que queiram se proteger do risco de mercado (risco sistêmico), podem preferir comprar opções de venda de índice.

Outros tipos de risco

O risco de mercado não é o único tipo de risco que pode afetar seus investimentos. Vejamos outros tipos de risco que existem.

Risco de Liquidez

Risco de liquidez é o risco associado à capacidade de liquidar determinado ativo no mercado, encontrando poucos, ou nenhum, compradores que estejam dispostos a pagar pelo seu preço justo.

Suponhamos o caso de um imóvel, que possui uma transação mais demorada. Se você precisar vendê-lo com urgência, provavelmente terá que oferecer um bom desconto.

Risco de Crédito

Risco de crédito é o termo usado para mensurar a possibilidade do tomador de um crédito não cumprir, integralmente ou parcialmente, as obrigações de pagamento da dívida. 

O não pagamento do empréstimo causa uma perda para o credor, que deverá executar judicialmente o contrato para tentar diminuir seu prejuízo.

Mais especificamente, o risco de crédito refere-se ao risco de um credor não receber o principal e os juros devidos, o que resulta na interrupção do fluxo de caixa e aumento dos custos de cobrança. 

Risco Operacional

O risco operacional são as chances de haver enganos na execução das ordens de investimento. 

Um exemplo é quando o investidor dá uma ordem de compra de um determinado título, mas a sua corretora não executa a compra por algum motivo interno.

Embora esse risco seja baixo, pois as corretoras estão a cada dia investindo mais na qualidade de sua estrutura, falhas podem acontecer e prejudicar o investidor.