O que é Banco de Investimento

Banco de Investimento é uma modalidade de banco cuja principal finalidade é investir o dinheiro dos seus clientes em variados produtos do mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O perfil de público de um banco de investimento é diferente daquele que usufrui dos serviços de um banco comercial tradicional.

Como o foco de um Banco de Investimento são justamente os investimentos financeiros, isso implica que estes bancos possuem algumas limitações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Banco de Investimento

O conceito de Banco de Investimento surgiu após a crise da bolsa de valores de 1929. Por causa deste evento calamitoso decidiu-se separar a carteira de investimento da carteira comercial.

O objetivo desta medida foi tentar resguardar o dinheiro guardado pelos correntistas em um lugar à parte, que não fossem sofrer influência do mercado de ações.

No entanto, em diferentes partes o surgimento dessa instituição específica se deu em tempos diferentes. No Brasil, por exemplo, o Banco de Investimento apareceu apenas nos anos 60. 

Serviços do Banco de Investimento

O foco do Banco de Investimento são evidentemente os investimentos, e isso significa que ele é especializado em ajudar o seu cliente a adquirir:

No entanto, existem outros serviços que um Banco de Investimento pode oferecer aos seus clientes. São estes:

  • Assessoria financeira;
  • Concessão de empréstimos de médio e longo prazo;
  • Financiamento de atividades de suprimento de capital;
  • Operações com participação societária;
  • Repasses de empréstimos externos.

Importância do Banco de Investimento

A cada ano que passa as pessoas percebem que investir em renda fixa não é o suficiente para prosperarem e alcançarem a tão sonhada independência financeira. 

Essa é uma realidade que se justifica principalmente no Brasil, que vem observando um crescimento bem alavancado no número de investidores na bolsa de valores.

O fato é que em um cenário como esse torna-se bastante propícia e importante a existência de bancos especializados em investimento. 

Muitas pessoas que querem adentrar o mundo dos investimentos nem sempre sentem confiança nos produtos dos bancos os quais elas tem uma conta corrente.

Não é incomum que bancos tradicionais não especializados em investimento, mas que possuem esta carteira, acabam oferecendo uma variedade reduzida de opções que logram de altas taxas.

Nesse sentido, o Banco de Investimento acaba se tornando uma opção muito mais confiável para o investidor de primeira viagem.

Banco de Investimento e Corretora de Valores

Para um investidor de primeira viagem é comum acreditar que estas duas instituições funcionem exatamente da mesma forma, no entanto, existem algumas diferenças.

O Banco de Investimento pode ser uma opção interessante para quem está começando no mercado financeiro, principalmente por ser uma instituição que transmite mais confiança.

E de forma geral, os bancos são instituições mais sólidas financeiramente, correndo menos riscos de liquidez que uma corretora de valores.

Todavia, é indiscutível que corretoras de valores ofereçam mais opções de investimento que o Banco de Investimento. O que não significa que elas sejam melhores.

No fim das contas é necessário analisar qual é o seu perfil de investidor para descobrir qual é o melhor lugar para investir o seu dinheiro.

Banco de Investimento e outros bancos

O Banco de Investimento é categorizado por ser um banco especializado na carteira de investimentos, e por isso ele tem esse nome. Mas existem outros tipos de banco. São estes:

  • Banco Múltiplo: é um tipo de banco que oferece pelo menos duas carteiras diferentes, sendo que uma delas precisa ser de investimento ou comercial;
  • Banco de Desenvolvimento: o objetivo dessa instituição é financiar projetos para cidades ou países a médio e longo prazo;
  • Banco Comercial: o tipo mais comum de banco que serve para atender a população em geral, oferecendo como principal serviço a conta corrente.

Existem também o Banco Central e o Banco Mundial, ambos oferecendo um tipo de serviço único e exclusivo, que não se mistura com as outras carteiras de bancos.