A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro) protocolou nesta segunda-feira, 15, denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra o conselheiro Marcelo Gasparino por “indícios de ocorrência de conflitos de interesse no Conselho de Administração (CA) da Petrobras (PETR4)”, segundo comunicado distribuído à imprensa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Segundo a nota, a Anapetro requereu investigação pela CVM e as “devidas responsabilizações perante possíveis atos ilegais”. O escritório de Advocacia Garcez, que representa a Anapetro na ação, afirma que Marcelo Gasparino está atualmente como membro de quatro conselhos de administração – Petrobras, Eletrobras (ELET3), Vale (VALE3) e Banco do Brasil (BBAS3).

Porém, a sua atuação tem colocado em risco a administração da Petrobras, devido à ocorrência rotineira de declarações que afetam os interesses da companhia, bem como suas intenções no desenvolvimento de novos negócios, violando regulamentos internos e também a Lei das S.A.”

Petrobras (PETR4): conselho

Ainda conforme o comunicado, Eletrobras e Petrobras são possíveis concorrentes no mercado de energia eólica onshore e offshore, e a permanência do conselheiro nos CAs das duas empresas compromete as responsabilidades e deveres do conselheiro.

Devido à sua posição na empresa, Gasparino tem acesso a informações cruciais que influenciam diretamente o sucesso e a lucratividade da Petrobras. Essa posição privilegiada também pode criar oportunidades conflitantes com os interesses da Petrobras, uma vez que o conselheiro desempenha a mesma função na Eletrobras, interferindo no desempenho da evolução na Petrobras na indústria de energia eólica e também na sua reputação perante o mercado”, acrescenta a nota.

“A situação é grave e compromete a governança corporativa da Petrobras”, afirma a nota da Anapetro.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Procurado pelo InfoMoney, Marcelo Gasparino respondeu que a “CVM saberá o que fazer”.

Resultado da Petrobras no Quarto Trimestre de 2023 

Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do quarto trimestre de 2023 foram divulgados no dia 07 de março, apresentou um lucro líquido de R$ 31,2 bilhões no 4T23, baixa de -28,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 66,9 bilhões no 4T23, apresentando retração de -8,5% na comparação com o 4T22.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 50,0% no 4T23, apresentando crescimento de 4,0 pontos percentuais na comparação com o 4T22.

A margem bruta da Petrobras atingiu 54,1% no 4T23, apresentando crescimento de 5,8 pontos percentuais na comparação com o 4T22.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam alta de 1,32% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 90,28% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.