O maior investidor individual da bolsa de valores brasileira, Luiz Barsi Filho, frequentemente compartilha seus ensinamentos e análises com investidores do mercado de ações.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Recentemente, o “Rei dos Dividendos alertou que a Petrobras (PETR4) deve deixar de pagar dividendos gordos como nos últimos anos.

Na ocasião, o megainvestidor afirmou que quem tem ações da Petrobras hoje, será “vítima” em breve.

“Logo logo a Petrobras vai voltar ao seu normal, a ter resultados menos fantasiosos e não distribuir tantos dividendos como tem distribuído”, afirmou Barsi.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Mesmo com a PETR4 apresentando um dividend yield atual superior a 40%, Barsi reforça que a ação não representa um bom investimento para os investidores que buscam renda passiva.

“Ela vai voltar provavelmente a ser aquilo que era, porque não é possível o país conviver com uma oscilação tão agressiva no preço dos combustíveis, explicou o megainvestidor. 

Segundo Barsi, “a economia como um todo não vai suportar isso e alguns setores, como setor de transporte, serão muito prejudicados”.

Extraordinários Resultados e Dividendos da Petrobras

Para entender o que é o normal da Petrobras ao qual Luiz Barsi se refere é importante observar o histórico de resultados trimestrais e de dividendos da companhia.

A Petrobras passou a ter lucros líquidos acima do normal a partir de 2021, acompanhando a alta de preços do petróleo no mundo.

Resultados trimestrais da Petrobras
Histórico de resultados trimestrais da Petrobras (PETR4). Fonte: GuiaInvest PRO.

Os lucros passaram a refletir nos dividendos da Petrobras a partir do provento pago em agosto de 2021.

Nos últimos 12 meses, a PETR4 pagou mais de R$ 11 por ação, porém há mais de 10 anos a ação não distribuía mais de R$ 1,00 em dividendo por ação.

Como Escolher Boas Ações? Baixe o Checklist de 5 Critérios para Analisar Ações.

Dividendos distribuídos por ação PETR4
Histórico de dividendos distribuídos por ação PETR4. Fonte: GuiaInvest PRO.

Petrobras Deixou de Ser Um Bom Investimento

Luiz Barsi ainda relembrou que as ações da Petrobras (PETR4) deixaram de ser atrativas para seus grandes investidores nos últimos três anos.

“A Petrobras começou a subir um pouco, o BNDES, a Caixa Econômica e a maioria dos Fundos de Investimentos vendeu tudo que tinha”, lembrou o megainvestidor.

Segundo Barsi, a justificativa para vender as ações nessa alta do mercado financeiro seria o pensamento “você vai receber por dois ou três anos dividendos bons, mas e depois?”

Em seus 53 anos como investidor na bolsa de valores do Brasil, Barsi acompanha os ciclos econômicos como os de alta das commodities.

Por carregar toda essa experiência, Barsi observa que o atual momento, de alta do petróleo, não é mais a hora de investir em PETR4.

Melhores Oportunidades do Mercado Financeiro? Veja as 3 Ações com Maior Potencial de Valorização Hoje.

Estratégia de Investimentos de Barsi

O investidor conhecido como Warren Buffett brasileiro” tem muito a ensinar com suas décadas de experiência, mas é importante considerar o foco de investimento de Barsi

Luiz Barsi Filho é conhecido por sua estratégia bem-sucedida de investimento, que tem como objetivo uma carteira de renda passiva.

Então, lembre-se que para montar o seu próprio portfólio lucrativo e com menos riscos, a primeira coisa é conhecer o seu perfil de investidor.

Para saber como melhorar sua rentabilidade, responda essa pesquisa rápida e, baseado nas suas respostas, você receberá uma orientação profissional.

Leva menos de um minuto! Você não tem nada a perder, basta entrar neste link para a pesquisa.