O que é Globalização?

Globalização é a palavra usada para descrever a crescente interdependência das economias, culturas e populações mundiais, ocasionada pelo comércio transfronteiriço de bens e serviços, tecnologia e fluxos de investimento, pessoas e informações. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ao longo do tempo, vários países construíram parcerias econômicas para facilitar esses movimentos ao longo de muitos séculos. 

Esse processo foi acelerado com o fim da Guerra Fria e o avanço das tecnologias de comunicação e logística.

Os efeitos abrangentes da globalização são complexos, havendo um profundo debate entre várias correntes de pensamento. 

Tal como acontece com os principais avanços tecnológicos, a globalização beneficia a sociedade como um todo, enquanto prejudica certos grupos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Benefícios da globalização

A globalização é um fenômeno amplo, abrangendo aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e políticos.

No âmbito econômico, a globalização privilegia o aumento das transações entre os países, aumentando as opções de consumo, investimentos e produção para todos os participantes.

As empresas ganham vantagem competitiva em várias frentes por meio da globalização. 

Elas podem reduzir custos operacionais fabricando no exterior, comprar matérias-primas mais baratas devido à redução ou remoção de tarifas e, acima de tudo, ganham acesso a milhões de novos consumidores.

Por isso mesmo a abertura comercial e a inserção no movimento de globalização é reconhecido como um dos principais fatores de desenvolvimento econômico dos países.

A globalização também contribui para o aumento da diversidade cultural e troca de experiências entre as pessoas, o que ajuda também para o clima de paz entre os povos.

Na política, o movimento contribui para a promoção da democracia e das boas instituições, garantindo bem-estar e transparência aos países.

Por fim, mas não menos importante, a globalização permite que os avanços tecnológicos sejam compartilhados entre as diversas nações do globo com maior velocidade, o que, por sua vez, contribui para que novas inovações surjam com mais velocidade.

Críticas à Globalização

Apesar dos vários benefícios gerados pela globalização, há também os seus efeitos negativos.

O primeiro deles é que a globalização ajuda a acelerar a disseminação de crises. Ou seja, uma desaceleração econômica em um país pode criar um efeito dominó por meio de seus parceiros comerciais. 

Por exemplo, a crise financeira de 2008 teve um impacto severo em Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. 

Todos esses países eram membros da União Europeia, que teve que intervir para resgatar nações carregadas de dívidas, que passaram a ser conhecidas pela sigla PIGS.

Outro problema gerado pela globalização é a concentração de riqueza e poder nas mãos de uma pequena elite corporativa que pode engolir concorrentes menores ao redor do globo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a globalização contribuiu para o desaparecimento de indústrias inteiras, de modo que muitas delas migraram para países emergentes, como China e México.

Como surgiu a Globalização?

Desde os tempos antigos, os humanos procuram lugares distantes para se estabelecer, produzir e trocar bens, muitas vezes com o impulso das melhorias na tecnologia e no transporte. 

Mas foi só no século 19 que a integração global decolou. 

Após séculos de colonização europeia e atividade comercial, essa primeira onda de globalização foi impulsionada por navios a vapor, ferrovias, telégrafo e outros avanços, e também pelo aumento da cooperação econômica entre os países. 

Soma-se a isso o fato importante do surgimento do padrão-ouro. Este foi um sistema monetário que regeu a economia mundial do século 19 à Primeira Guerra Mundial.

Entretanto, com o estouro da Primeira Guerra Mundial, a globalização ruiu e deu lugar ao crescimento do protecionismo, regime cujo qual os países restringem o comércio internacional.

A retomada da globalização apenas ocorreu com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 2 de setembro de 1945.

Porém, a dificuldade de se estabelecer um novo padrão monetário e os conflitos da Guerra Fria, entre EUA e a ex-União Soviética (URSS), serviram como entrepostos para o avanço da globalização.

Foi apenas a partir da década de 80 do século XX que o processo de globalização acelerou-se. O fim da Guerra Fria e o avanço tecnológico foram fundamentais para isso.