O que é a data de divulgação?

Toda empresa que tem ações negociadas em bolsa de valores deve distribuir parte dos seus lucros aos acionistas em forma de dividendos

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Inclusive, essa obrigatoriedade está incluída na Lei das S/A. O artigo 202 da Lei 6.404/76 determina que o estatuto social indicará a porção dos lucros a ser destinada ao dividendo obrigatório. 

O estatuto é soberano para definir o percentual, sendo importante lembrar que não há obrigatoriedade de fixá-lo em 25% do lucro líquido ajustado. 

 O valor e a porcentagem dos dividendos pagos pelas empresas são conhecidos pelos investidores na data de divulgação.

A data de divulgação é importante pois o investidor não ganha dividendos em termos proporcionais ao tempo que fica com a ação em sua carteira.

Por isso o investidor deve ficar atento às datas de divulgação e entender como funciona.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a data de divulgação

A data de divulgação é a data que o conselho administrativo da empresa anuncia ao mercado o pagamento dos dividendos.

Essa informação geralmente vem acompanhada de uma série de informações, como:

  • Valor dos dividendos: quantia em termos monetários (em Reais) e percentuais (% do valor da ação).
  • Data de registro: quando a empresa registra todos que irão receber os lucros.
  • Data ex-dividendos: data na qual os acionistas perdem o direito de receber dividendos.
  • Data de pagamento: quando os dividendos irão ser pagos e cair na conta dos acionistas.

Data ex

Data ex” é o termo usado para se referir à data a partir da qual o acionista não terá mais direito de receber os dividendos pagos por uma empresa que tem suas ações negociadas em bolsa de valores.

Em outras palavras, a data ex é o dia definido pela empresa a partir do qual uma ação passará a ser negociada sem direito aos dividendos que serão distribuídos.

Quando uma ação passa a ser negociada sem o direito daquele dividendo anunciado, se diz que ela está sendo negociada em uma data ex-dividendos.

Data com

Data com” é o termo usado para se referir à data limite a qual o acionista terá direito de receber os dividendos pagos por uma empresa que tem suas ações negociadas em bolsa de valores.

Em outras palavras, a data com é o dia definido pela empresa como limite para que um acionista tenha direito aos dividendos que serão distribuídos.

Essa data também costuma receber outros nomes, como: Com-Dividendos, Data de custódia, Data-base.

Data de pagamento

Suponhamos que você tenha ações de uma empresa que irá pagar dividendos no dia 16/07. Ou seja, essa será a data de pagamento.

Entretanto, a companhia estabeleceu que só terá direito a receber os dividendos aqueles investidores que tiverem o papel até a data 14/03.

Essa data (14/03) será, portanto, a data com, enquanto que a data 15/03 será a data ex.

Ou seja, quem tiver ação até o dia 14/03 poderá receber os dividendos que serão pagos no dia 16/07.

Se você vender as ações no dia 13/03 não poderá receber os dividendos. Já se vender as ações no dia 15/03 o recebimento dos dividendos estará garantido.

Neste último caso, mesmo que não tenha mais os papéis na carteira, o direito de receber os dividendos na data estipulada está assegurado.

Aqui no The Capital Advisor mantemos sempre atualizados nossos leitores sobre, a partir dos nossos boletins diários, as datas de pagamento de dividendos das ações do mercado financeiro.

Entendendo os dividendos

Investir em ações visando o recebimento de dividendos é uma das melhores estratégias para se ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Entretanto, é importante deixar claro que não há vantagem em comprar a ação na data com e vender na data ex, pois o dividendo nada mais é do que o próprio nome indica: uma divisão do patrimônio da ação.

Em outras palavras, o dividendo é a retirada de uma parte do lucro, que na verdade é uma parte do patrimônio da empresa, e transferido para o acionista.

Nesse processo não há, portanto, criação de valor. Ou seja, o acionista não apresentou ganho patrimonial na passagem da data com para a data ex.

Entretanto, isso não significa que não seja interessante investir em ações que rendem dividendos.

Isso porque, embora os dividendos sejam como uma parte do patrimônio transferido ao acionista, ao longo do tempo ele surgirá novamente, através das atividades da companhia.

A prática de pagamento de dividendos é como amputar um membro da empresa e, com o tempo, esperar que essa parte volte a crescer. 

Assim sendo, a distribuição de dividendo não gera valor instantâneo para o acionista, mas o seu pagamento constante indica que a empresa é uma geradora de valor no longo prazo.

Portanto, investir em ações pagadoras de dividendos, e reinvesti-los, é uma boa estratégia para ganhar dinheiro na bolsa de valores.

Caso tenha ficado interessado em entender mais sobre como funcionam os dividendos, temos um artigo completo sobre esse tema bem aqui.