Resultado Log-in (LOGN3) 2020: Prejuízo de R$ 114,6 M no 1t20
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Resultado Log-in (LOGN3) 2020: Prejuízo de R$ 114,6 M no 1t20

Log-in divulgou seus resultados referentes ao 1t20, confira os destaques e se vale a pena investir na LOGN3.

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Atualizado em 24/05/2020
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Os resultados da Log-in (LOGN3) referente a suas operações do primeiro trimestre de 2020, foram divulgados no dia 11/05.

Veja neste artigo os principais destaques do resultado da Log-in do 1t20 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 1t20 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação LOGN3 vale a pena.

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Sobre Log-in

A Log-in Logística Intermodal é uma prestadora de serviços marítimos de cabotagem e longo curso (Mercosul), além de operarem terminais terrestres e portuários

Os principais serviços intermodais oferecidos pela Log-in, são:

  • Navegação Costeira: transporte marítimo compreendendo portos localizados na costa brasileira e no Mercosul, integrados com o serviço contratado para transporte rodoviário de curta distância;
  • Terminal Portuário: administração e operação de um terminal portuário de contêineres, o Terminal de Vila Velha (TVV), no estado do Espírito Santo;
  • Terminais Intermodais: operações de terminais terrestres intermodais integrados aos serviços da Navegação Costeira.

Composição acionária da Log-in

AcionistaONPNTotal
Alaska Investimentos Ltda.36,3%0,0%36,3%
Outros57,4%0,0%57,4%
Itaú Unibanco S.A.5,1%0,0%5,1%
Ações Tesouraria1,2%0,0%1,2%
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Avaliação de Governança

A Log-in está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaLog-IN Logistica Intermodal S.A.
CódigoLOGN3 
SubsetorTransporte
Segmento de ListagemTransporte Hidroviário
Tag Along100%
Free Float57%
Principal AcionistaAlaska Investimentos Ltda.
Sitehttps://ri.loginlogistica.com.br/

A Log-in possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along acima de 80%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito da sua capacidade de geração de caixa ou de sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

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Resultado Log-in no 1t20

A Log-in apresentou um prejuízo líquido de R$ 114,6 milhões no 1t20, versus lucro líquido de R$ 5,2 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da Log-in do primeiro trimestre de 2020:

Indicador1T204T19%1T19%
Lucro Líquido (R$)-114,6 M13,4 M5,2 M
Margem Ebitda (%)19,6%22,9%-3,3 p.p.26,7%-7,1 p.p.
Margem Bruta (%)14,1%11,4%2,7 p.p.21,4%-7,3 p.p.
Margem Líquida (%)-42,2%5,1%-47,3 p.p.2,2%-44,4 p.p.

Resultados Operacionais da Log-in no 1t20

Confira os destaques dos resultados operacionais da Log-in, referente às suas operações do 1t20, pelas divisões: navegação costeira e terminal de vila velha (TVV).

A receita de fretes alcançou R$ 243,6 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 16,7% na comparação com o 1t19.

Do total da receita de fretes, 66,3% foi originada no mercado interno e, 33,7% foi originada do mercado externo.

A receita de serviços alcançou R$ 59,4 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 1,8% na comparação com o 1t19.

Do total da receita de fretes, 49,0% foi originada no mercado interno e, 51,0% foi originada do mercado externo.

O preço médio do Bunker por tonelada alcançou R$ 2.172,0 no 1T20, apresentando alta de 43,0% na comparação com o 1t19.

Gráfico do Preço Médio do Bunker por Tonelada - Log-in
Gráfico do Preço Médio do Bunker por Tonelada – Log-in

Navegação costeira

Na divisão navegação costeira, o volume de contêineres alcançou 86,7 mil TEUs, apresentando crescimento de 3,2% na comparação com o 1t20.

O maior volume no período foi influenciado pela melhoria contínua do nível de serviço em todas as etapas da cadeia logística do cliente, incluindo a ponta rodoviária.

O ebitda da divisão navegação costeira alcançou R$ 43,2 milhões no 1t20, apresentando retração de -20,0% na comparação com o 1t20.

A receita líquida da divisão navegação costeira, alcançou R$ 218,1 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 16,7% na comparação com o 1t20.

Terminal de vila velha

O volume de carga geral do terminal de vila velha (TVV) alcançou 114,2 mil toneladas no 1t20, apresentando crescimento de 74,6% na comparação com o 1t19.

O ebitda da divisão terminal de vila velha (TVV) alcançou R$ 26,1 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 31,2% na comparação com o 1t19.

A receita líquida do terminal de vila velha, alcançou R$ 46,1 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 4,5% na comparação com o 1t19.

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Resultados Financeiros da Log-in no 1t20

A receita líquida da Log-in atingiu R$ 271,3 milhões no 1t20, apresentando alta de 13,7% na comparação com o 1t19.

O Lucro Bruto da Log-in atingiu R$ 38,2 milhões no 1t20, apresentando retração de -25,2% na comparação com o 1t19. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 233,1 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 24,3% na comparação com o 1t19.

O Ebitda da Log-in atingiu R$ 53,2 milhões no 1t20, apresentando retração de -16,6% na comparação com o 1t19.

A margem Ebitda da Log-in totalizou 19,6% no 1t20, apresentando retração de -7,1 pontos percentuais na comparação com o 1t19. 

O resultado financeiro da Log-in totalizou um prejuízo de R$ 137,0 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 369,2% quando comparado ao 1t19.

No 1t20, as despesas gerais e administrativas cresceram 5,3% em relação ao 1t19.

A Margem bruta da Log-in atingiu 14,1% no 1t20, apresentando retração de -7,3 pontos percentuais na comparação com o 1t19. 

O prejuízo líquido da Log-in atingiu R$ 114,6 milhões no 1t20, revertendo o lucro líquido de R$ 5,2 milhões na comparação com o 1t19. 

Lucros Trimestrais da Log-in
Gráfico: Histórico de lucros trimestrais da Log-in. Fonte: GuiaInvest.

A Margem líquida da Log-in atingiu -42,2% no 1t20, apresentando retração de -44,4 pontos percentuais na comparação com o 1t19.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

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Endividamento da Log-in

Os indicadores de endividamento da Log-in estão fora da normalidade, apresentando uma dívida bruta / patrimônio líquido de 654,1%, acima da sua média dos últimos 3 anos.

Veja a evolução histórica dos últimos 10 anos do endividamento da Log-in:

Endividamento da Log-in
Gráfico: Histórico Endividamento Log-in. Fonte: GuiaInvest.

A dívida bruta da Log-in em março de 2020, totalizou R$ 1,3 bilhão, apresentando crescimento de R$ 77,6 milhões na comparação com dezembro de 2019.

A companhia apresentou uma estrutura de capital dentro da normalidade no trimestre, mantendo 91,8% da sua dívida no longo prazo e 8,2% no curto prazo.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Principais Indicadores Fundamentalistas

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas do Log-in para iniciar a sua análise dos fundamentos da LOGN3.

Indicador12/201903/2020Evolução
Preço/Lucro (P/L)195,3-13,7-107%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)6,97,35,8%
Price Sales Ratio (PSR)2,11,4-33,3%
Valor de Mercado (R$)2,2 B1,5 B-31,8%
Ebit (R$)172,48 M157,93 M-8,4%
Ebitda (R$)271,15 M260,52 M-3,9%
Lucro por Ação (LPA) $0,1070-1,0427-1.074%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %3,5%-53,3%-56,8 p.p.
Margem Líquida %1,1%-10,0%-11,1 p.p.
Liquidez Corrente2,82,3-17,9%
Data Divulgação17/03/2012/05/20

* Indicadores com base na data de 23/05/2020.  Fonte: GuiaInvest.

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

Você pode assinar a ferramenta com preço promocional e ainda receber gratuitamente o PDF “13 Ações do Corona Opportunity”, que são empresas de setores variados, com o Score mais alto de cada setor.

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Teleconferência de Resultados Log-in 1t20

Ouça a Transmissão da Teleconferência da Log-in do 1t20 abaixo:

Documentos e arquivos dos Resultados da Log-in do 1t20

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da Log-in.

LOGN3 Vale a Pena?

A Log-in Logística Intermodal reportou um prejuízo líquido de R$ 114,6 milhões no 1t20, revertendo o lucro líquido de R$ 5,2 milhões na comparação com o 1t19. 

No trimestre, o crescimento do custo dos serviços prestados sobressaiu sobre o crescimento da receita líquida de Log-in.

O caixa gerado nas operações da Log-in, totalizou R$ 36,9 milhões no 1t20, apresentando retração de -18,2% na comparação com o 1t19.

A posição final de caixa da companhia fechou o trimestre em R$ 34,4 milhões no 1t20, apresentando crescimento de 97,4% na comparação com o 1t19.

Ainda que a companhia tenha registrado melhoria em suas operações, seu resultado líquido foi impactado pela despesa financeira que apresentou prejuízo de R$ 137,0 milhões.

Visto que foi impactada em maior parte pela desvalorização de  29% do real no período, totalizando uma despesa de R$ 117,9 milhões.

Nos últimos trimestres, a companhia manteve seu resultado operacional estável, sem crescimento relevante.

Diante dos fatores mencionados, é recomendável aguardar os resultados futuros da companhia.

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Análise de Ações

DFP da Log-in 1t20

Confira abaixo os Demonstrativos Financeiros do Resultado da Log-in do 1t20 na íntegra.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

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