Os resultados da IMC (MEAL3) referente a suas operações do segundo trimestre de 2021, foram divulgados no dia 13/08.

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Veja neste artigo os principais destaques do resultado da IMC do 2t21 e a análise fundamentalista da empresa.

Confira o calendário de divulgação de resultados do 2t21 das empresas listadas na Bolsa de Valores e a análise das empresas que a equipe do The Capital Advisor está realizando.

Leia até o final e descubra se a ação MEAL3 vale a pena.

Sobre IMC

O Grupo IMC – International Meal Company – é uma das maiores empresas de alimentação fora do lar no Brasil, atuando também no Panamá, Colômbia e Estados Unidos. 

A holding IMC foi formada em 2006 pelo fundo de private equity Advent International com o objetivo de desenvolver negócios nas áreas de concessões e de restaurantes no setor de varejo de alimentação.

No Brasil, a IMC atua desde 2007 em aeroportos, rodovias, shopping centers e hospitais, tendo como principais marcas Frango Assado, Viena, Batata Inglesa, RA Catering.

Além disso, a empresa possui os direitos de operar o Olive Garden, a Pizza Hut e o KFC no Brasil.

O RA Catering, especializada em fornecer refeições rápidas para empresas aéreas, ainda está presente na Colômbia e no Panamá, onde a IMC também possui restaurantes em aeroportos e shopping centers.

Nos Estados Unidos, a International Meal Company opera as redes Margaritaville e LandShark.

A companhia emprega mais de 9.000 colaboradores em aproximadamente 460 restaurantes, incluindo próprios e franqueados, de 16 diferentes marcas.

Composição acionária da IMC

AcionistaONPNTotal
Outros61,0%0,0%61,0%
UV Gestora de Ativos Financeiros Ltda.23,3%0,0%23,3%
Real Investor Gestão de Recursos Ltda.5,4%0,0%5,4%
Charles Pimentel Martins3,0%0,0%3,0%
Lincoln Pimentel Martins3,0%0,0%3,0%
Carlos Roberto Wizard Martins2,9%0,0%2,9%
Pizza Hut International LLC0,9%0,0%0,9%
Kentucky Fried Chicken International Holdings LLC0,5%0,0%0,5%

Avaliação de Governança

A empresa está listada na Bolsa de Valores no segmento Novo Mercado, nível mais alto da B3.

EmpresaInternational Meal Company Alimentação S.A.
CódigoMEAL3
SubsetorHotéis e Restaurantes
Segmento de ListagemRestaurantes e Similares
Tag Along100%
Free Float92%
Principal AcionistaUV Gestora de Ativos Financeiros Ltda.
Sitehttp://www.mzweb.com.br/ 

A empresa possui um free float acima de 25%, o que não representa nenhum problema de liquidez nas negociações das ações para o acionista.

A empresa possui um tag along de 100%, indicando que o acionista minoritário estará protegido se os controladores da empresa vendam sua participação na companhia.

Ambos indicadores ajudam na análise da governança corporativa da empresa, porém não dizem respeito à sua capacidade de geração de caixa ou à sua rentabilidade.

Agora chegou a hora analisar os resultados e os principais múltiplos da análise fundamentalista da companhia.

Resultado IMC no 2t21

A empresa apresentou um lucro de R$ 21,1 milhões no 2t21, contra prejuízo de -R$ 382,8 milhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confira os principais destaques dos resultados da IMC do segundo trimestre de 2021:

Indicador2t211t21%2t20%
Lucro Líquido (R$)R$ 21,1 M-R$ 55,4 M--R$ 382,8 M-
Margem Ebitda (%)17,5%3,1%14,4 p.p.-18,0%35,5 p.p.
Margem Bruta (%)36,1%23,2%12,9 p.p.7,3%28,8 p.p.
Margem Líquida (%)4,7%-17,2%21,9 p.p.-254,2%258,9 p.p.

Resultados Operacionais da IMC no 2t21

O índice de Vendas Mesmas Lojas foi formado exclusivamente pelas vendas das lojas que estiveram abertas durante cada um dos meses do segundo trimestre de 2021.

No 2T21, as vendas consolidadas nas mesmas lojas apresentaram crescimento de 202,4% em reais e de 193,8% em moeda constante quando comparado com o 2T20. Em comparação com o 2T19 observamos uma melhora de 3,0% em reais e retração de 11,9% em moeda constante.

Tais resultados foram impactados positivamente pela retomada econômica, flexibilização das restrições, avanço da vacinação e em algumas operações pelo maior know-how em vendas por Delivery.

No Brasil, o Frango Assado apresentou uma melhora de 113,3%, em comparação com o 2T20, e 1,4% sobre o 2T19.

O segmento de aeroportos apresentou melhora de 427,8% vs. 2T20 e -58,6% contra o 2T19, pela devido à restrição de alimentação durante os voos.

Nas operações de Pizza Hut, KFC e Outros vemos uma melhora de 160,0% vs. 2T20 e -27,2% em comparação com 2T19, ainda devido à escalada de casos de Covid no trimestre reportado.

Nos EUA, as vendas nas mesmas lojas apresentaram uma melhora de 235,0% em reais e 257,9% em moeda constante, em comparação com o 2T20, reflexo da aceleração da vacinação da população ao longo deste período, retomada econômica e sazonalidade positiva da região.

O Caribe encerrou o trimestre com aumento de vendas nas mesmas lojas em 693,8% em reais e 687,6% em moeda constante.

Em comparação com o 2T19, o segmento apresentou uma retração de -19,6% em reais e -37,5% em moeda constante, refletindo a limitação de oferta de alimentação durante os voos.

Resultados Financeiros da IMC no 2t21

A receita líquida de vendas da IMC atingiu R$ 445,4 milhões no 2t21, apresentando alta de 195,8% na comparação com o 2t20.

O Lucro Bruto da IMC atingiu R$ 161 milhões no 2t21, apresentando crescimento de 1.367,8% na comparação com o 2t20. 

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 284,3 milhões no 2t21, apresentando alta de 103,7% na comparação com o 2t20.

O Ebitda da IMC atingiu em R$ 61,4 milhões no 2t21, crescimento de 114,2% na comparação com o 2t20.

A margem Ebitda da IMC totalizou 17,5% no 2t21, apresentando crescimento de 35,5 ponto percentual na comparação com o 2t20. 

O resultado financeiro da IMC totalizou um prejuízo de R$ 13,3 milhões no 2t21, apresentando retração de -25,3% no prejuízo quando comparado ao 2t20.

No 2t21, as despesas gerais e administrativas cresceram 27,4% em relação ao 2t20.

A Margem bruta da IMC atingiu 36,1% no 2t21, apresentando crescimento de 28,8 ponto percentual na comparação com o 2t20.

O lucro da IMC atingiu R$ 21,1 milhões no 2t21, contra prejuízo de -R$ 55,4 milhões na comparação com o 1t21 e prejuízo de -R$ 382,8 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Margem líquida da IMC atingiu 4,7% no 2t21, apresentando crescimento de 258,9 ponto percentual na comparação com o 2t20.

Para fazer uma análise do desempenho da empresa, quanto a empresa gera de retorno financeiro, avalie também outros indicadores de rentabilidade, como o giro do ativo e o Retorno sobre o Ativo (ROA).

Endividamento da IMC

Os indicadores de endividamento da IMC estão dentro da normalidade.

A dívida bruta da IMC em junho de 2021, totalizou R$ 687,1 milhões, apresentando crescimento de R$ 69,3 milhões na comparação com junho de 2020.

Além do endividamento, lembre-se sempre de analisar os outros indicadores de estrutura de capital da empresa, como o endividamento geral, terceiros, composição e imobilização de recursos e não recorrentes.

Faça uma comparação do endividamento dos concorrentes da empresa, que estão inseridas no mesmo setor.

Por fim, avalie também os indicadores de liquidez que fazem parte do conjunto de índices financeiros, para  medir a capacidade financeira da empresa em satisfazer seus deveres junto a terceiros.

Indicadores Fundamentalistas da IMC

Veja abaixo os principais indicadores fundamentalistas da IMC para iniciar a sua análise dos fundamentos da MEAL3.

Indicador03/202106/2021Evolução
Preço/Lucro (P/L)-2,3-14,8543,5%
Preço/Valor Patrimonial (PVPA)1,01,00,0%
Price Sales Ratio (PSR)1,00,8-20,0%
Valor de Mercado (R$)R$ 1,1 BR$ 1,2 B9,1%
Ebitda (R$)R$ 2,3 MR$ 61,4 M2.569,6%
Lucro por Ação (LPA) $-1,6862-0,2756-83,7%
Rent. Patr. Líq. (ROE) %-41,6%-6,8%34,8 p.p. 
Margem Líquida %-43,5%-5,6%37,9 p.p. 
Liquidez Corrente1,71,80,1 p.p. 
Data Divulgação13/05/2113/08/21-

* Indicadores com base na data de 13/08/2021.  Fonte: GuiaInvest

Para aplicar todos esses filtros e fazer uma rápida análise fundamentalista, levei menos de 5 minutos com a ferramenta GuiaInvest PRO.

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Teleconferência de Resultados IMC 2t21

Ouça aqui a Transmissão da Teleconferência da IMC do 2t21.

Documentos e arquivos dos Resultados da IMC do 2t21

  • Press Release 2t21;
  • DFP 2t21;
  • Apresentação 2t21.

Para conferir os resultados de outros trimestres, em texto ou áudio, acesse a Central de Resultados da IMC.

MEAL3 Vale a Pena?

A IMC registrou os melhores resultados desde o 3T19. Este desempenho foi impulsionado principalmente pela recuperação das vendas nos EUA e Brasil. Mesmo ainda tendo algumas restrições por conta da pandemia, é vista uma clara retomada desde junho, principalmente nos lugares onde a vacinação já está mais adiantada.

Esses últimos trimestres foram desafiadores, mas a companhia conseguiu reagir rápido, tomando as medidas necessárias de controle de custos e gestão do caixa.

Com a reação das vendas, uma série de iniciativas foram implementadas, como um grande foco nos canais digitais, assim como uma melhor gestão do mix e inovação de produtos nas principais marcas.

O grande destaque desse trimestre foram as operações nos EUA, onde foi observado um forte aumento em vendas, impulsionado pela retomada da economia, sazonalidade e a localização estratégica dos nossos restaurantes.

Em junho, a Companhia deu mais um importante passo ao abrir 3 lojas em Manhattan.

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Press Release da IMC 2t21

Confira abaixo os Press Release do Resultado da IMC do 2t21 na íntegra. 

Press Release Do Resultado Da IMC Do 2t21 by Matheus Rodrigues on Scribd

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.