Quando pensamos em ações que pagam dividendos de forma recorrente, devemos pensar em empresas que consigam ter uma geração de caixa previsível.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Um dos setores da bolsa de valores com essa caraterística é o de saneamento básico.

O acesso a serviços de água limpa e coleta de esgoto é um dos fatores a serem analisados para determinar o grau de desenvolvimento de um país.

Hoje em dia, milhares de brasileiros adoecem por falta de saneamento básico. Existe um espaço enorme para a expansão ao acesso universal a esse serviço essencial no Brasil.

Segundo dados da OMS, a cada R$ 1 investido em saneamento, economizam-se R$ 4 com a prevenção de doenças ocasionadas pelas condições precárias de fornecimento de água e esgoto.

Empresas inseridas no setor de saneamento básico conseguem ter uma resiliência elevada, pois o serviço de água e esgoto sempre será necessário para as pessoas.

O setor costuma operar mediante concessões por longos períodos, geralmente contratos de 30 a 35 anos.

As tarifas são estabelecidas através de um processo competitivo (licitação) e fixadas nos contratos de concessão e reajustadas anualmente por índices de inflação.

Em 2019, a porcentagem da população brasileira com cobertura de água e esgoto era de 81% e 52% respectivamente, de acordo com o SNIS.

O governo federal fez diversos esforços para melhorar o desempenho do setor, porém ainda os investimentos não estão sendo suficientes para atingir o objetivo de fornecer acesso universal ao saneamento nas áreas urbanas até 2033.

Histórico de investimentos no setor de saneamento básico.

Frente ao pouco desenvolvimento do setor no Brasil, o mercado apresenta uma série de oportunidades para os players do setor.

Hoje vamos falar da Sanepar (SAPR11), empresa que fornece serviço de água e esgoto no estado do Paraná.

Ela atende 345 cidades paranaenses e a Porto União, em Santa Catarina.

Para ter uma ideia sobre a qualidade do serviço da empresa, o estado do Paraná concentra 6 dos 20 municípios mais bem posicionados no Ranking de Saneamento do Brasil.

Na última divulgação de resultados, a empresa reportou um resultado operacional muito forte se levarmos em consideração o cenário adverso de 2021.

Mesmo com pandemia, crise hídrica, racionamento de água no Paraná, revisão de tarifa negativa, marco legal do saneamento o resultado foi positivo.

O reajuste tarifário de +5,11% e a primeira parte da revisão tarifária de +5,77% colaboraram para fortalecer o EBITDA e o aumento do lucro.

Pode ser observado um descolamento entre o preço da ação e o lucro por ação. No longo prazo a cotação tende a seguir o lucro

Essa janela poderia ser interpretada como uma oportunidade de investimentos.

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

Gráfico preço da SAPR11 vs. LPA da Sanepar. Fonte: GuiaInvest PRO.

A empresa possui bons índices de rentabilidade, com um ROIC superior a 12%, e está sendo negociada a um preço muito atrativo com um P/L de 5X e um P/VP de 0,7x.

Parte do desconto que encontramos na empresa tem a ver com o risco regulatório, o investidor deve decidir se esse risco compensa o desconto no papel.

Os marcos regulatórios devem ser levados em consideração neste tipo de empresas, pois podem interferir nas operações das companhias.

Na hora de investir, a relação risco-retorno sempre deve ser avaliada.

Os bons resultados apresentados e o sólido histórico de alocação de capital, permitem vislumbrar um pagamento de dividendos interessantes no futuro.

É por essas e outras que temos uma posição em SAPR11 na carteira do Canal Seleção de Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.